![Carregando...](https://www.oceandrop.com.br/static/version1736878292/frontend/OceanDrop/theme-frontend-oceandrop-2/pt_BR/images/loader-1.gif)
15 Benefícios da caminhada para o corpo feminino
![](https://www.oceandrop.com.br/media/pdp-seo/blog-ocean/beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-feminino.jpg)
![](https://www.oceandrop.com.br/media/pdp-seo/blog-ocean/beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-feminino.jpg)
Estar constantemente cansado e sem disposição pode privar você de praticar um dos exercícios mais benéficos para a saúde: a caminhada. Muitas pessoas subestimam o poder que uma simples caminhada diária tem sobre a qualidade de vida e o bem-estar. A ciência aponta que, para as mulheres, essa modalidade física proporciona vantagens singulares que vão desde ajudar no emagrecimento até reduzir a ansiedade. A verdade é que existem dezenas de benefícios da caminhada para o corpo feminino e para a saúde mental.
Mas sabemos que às vezes a falta de energia toma conta e para isso, muito além de poder contar com um suplemento Pré-treino para dar ânimo e disposição, também é essencial manter hábitos saudáveis como a própria caminhada que pode contribuir para maior sensação de bem-estar entre outros benefícios.
Logo, se você quer saber quais são os principais benefícios da caminhada para o corpo e porque caminhar faz bem para a saúde mental, continue acompanhando o artigo a seguir.
Quais os benefícios de caminhar?
Caminhar é "de graça", não exige habilidades complexas ou equipamentos caros e, ainda, é uma prática fácil de encaixar na rotina. Seja na rua, na praia, no parque, na esteira ou até no shopping, caminhar pode trazer diversos benefícios para a saúde de homens e mulheres.
Apesar de beneficiar ambos os sexos, os benefícios da caminhada para o corpo feminino merecem destaque! O organismo feminino sofre de maneira mais intensa com as alterações hormonais no decorrer do envelhecimento e, por isso, as mulheres estão mais propensas a perder massa muscular e massa óssea, além de serem mais acometidas por problemas, como depressão e ansiedade.
A prática desse exercício simples pode beneficiar a saúde física e mental de modo significativo.
10 benefícios da caminhada para o corpo
1. Reduz o risco de doenças cardíacas
Não é preciso frequentar uma academia para evitar as doenças que são a causa número um de mortes no planeta. Na verdade, qualquer tipo de exercício físico contribui diretamente para a saúde cardiovascular, inclusive a caminhada.
Uma meta-análise indicou que caminhar por 30 minutos adicionais diariamente pode reduzir 19% do risco de doenças cardiovasculares. Em outras palavras, caminhar mais e diariamente pode evitar as graves doenças do coração.
2. Ajuda a diminuir a retenção de líquidos
Qual mulher não se sente inchada durante o período pré-menstrual? Há muitas dicas para acabar com a retenção de líquidos e caminhar é uma delas. Caminhar pode ajudar a reduzir esse sintoma, pois o exercício físico ajuda a diminuir o peso em água no curto prazo. Apenas 30 minutos de exercício aeróbico por dia já podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de líquido por meio do suor e da melhora da circulação.
Durante um exercício físico, como a caminhada, o corpo também transfere uma boa quantidade de água para os músculos, ajudando a diminuir a sensação de inchaço.
3. Ajuda a emagrecer e manter um peso saudável
Quem diria que um exercício tão simples pode ajudar não só a emagrecer, mas também a manter o peso perdido? Um estudo mostrou que mulheres com obesidade que caminharam por 50 a 70 minutos, três vezes por semana, durante 4 meses, reduziram a gordura corporal e a circunferência da cintura. Esse achado confirma que a caminhada associada a uma dieta de déficit calórico contribui diretamente para o emagrecimento.
Quando falamos em emagrecimento, os benefícios de caminhar vão além! Manter o peso perdido na maioria dos casos é mais difícil do que o próprio emagrecimento. Nesse sentido, uma revisão estimou que para manter o emagrecimento após uma grande perda de peso, basta caminhar cerca de 300 minutos por semana, além de, claro, manter uma alimentação saudável.
4. Melhora a eficiência pulmonar
Os exercícios aeróbicos são muito conhecidos por melhorarem a eficiência e função pulmonar, pois esse tipo de exercício usa o oxigênio no processo de geração de energia. A caminhada é um tipo de exercício aeróbico que pode ajudar os pulmões a serem mais resistentes e eficientes.
Há evidências de que a caminhada é uma modalidade física muito apropriada, inclusive, para reabilitação pulmonar de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
5. Ajuda a dormir melhor
Atualmente, há milhares de pessoas em todo o mundo com problemas para dormir buscando respostas sobre como ter mais energia. O que poucos sabem, é que a solução pode estar em práticas simples como caminhar.
Um estudo sugeriu que a atividade física de baixo impacto, como caminhar, está positivamente relacionada à melhora da qualidade do sono, mais em mulheres do que em homens. Portanto, um bom conselho para se dar a uma mulher que tem problemas para dormir é: tente caminhar mais.
6. Pode melhorar o perfil lipídico
O perfil lipídico é um dos principais indicadores do risco de infarto ou AVC causados pelo bloqueio de artérias e vasos sanguíneos. Sendo assim, melhorar os fatores que compõem o perfil lipídico é muito importante - e o exercício físico regular tem um papel especial nisso!
Um estudo mostrou que 1 hora de caminhada, 5 vezes por semana, pode melhorar o perfil lipídico de pessoas portadoras de síndrome metabólica. No estudo, o colesterol total e os triglicerídeos dos participantes diminuíram e o colesterol "bom" (HDL) aumentou com a prática da caminhada. Portanto, se você está buscando formas de como baixar o colesterol rapidamente, talvez caminhar mais seja a resposta.
7. Fortalece os ossos
Sim, caminhar faz bem até para os ossos! A densidade mineral óssea das mulheres tende a diminuir expressivamente após a menopausa e isso aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose.
Felizmente, alguns estudos mostram que mulheres que caminham aproximadamente 1,6 km por dia têm maior densidade óssea do que mulheres que caminham menos. A caminhada também demonstra ser eficaz para diminuir a taxa de perda óssea das pernas e manter a integridade esquelética ao longo do envelhecimento.
8. Preserva a massa muscular
Não é só a musculação que ajuda a preservar a massa muscular, caminhar pode ajudar nesse quesito também! Qualquer adulto perde de 1 a 2% de músculos por ano ao longo do envelhecimento, no entanto, as mulheres podem perder mais do que isso após a menopausa.
Evidências apontam que exercícios aeróbios, como uma simples caminhada, podem ajudar a atenuar a perda de massa muscular causada pelo envelhecimento e também pela restrição energética em dietas de emagrecimento. Isso acontece porque, durante a caminhada, especialmente em caminhadas mais extenuantes, são recrutados diversos grupos musculares.
9. Fortalece a imunidade
O sistema imunológico é uma rede complexa que envolve diversas células e órgãos do corpo, portanto, vários elementos da imunidade sofrem influência do exercício físico. Enquanto práticas muito intensas podem baixar a imunidade, práticas físicas moderadas podem ajudar a fortalecer a imunidade no longo prazo. Estudos mostram que a caminhada pode causar mudanças positivas nos parâmetros imunológicos, principalmente nas contagens de neutrófilos e células sanguíneas natural killer.
10. Melhora a pressão arterial
Segundo um estudo, apenas 30 minutos de caminhada todos os dias pela manhã já é o suficiente para melhorar a pressão arterial de pessoas com pressão alta. Esse efeito foi observado especialmente na pressão arterial sistólica, que é o preditor mais significativo de problemas cardíacos.
O estudo também descobriu que as mulheres experimentaram benefícios extras ao acrescentarem caminhadas curtas de 3 minutos ao longo do dia além dos 30 minutos de caminhada pela manhã. Sendo assim, um dos grandes benefícios da caminhada para o corpo feminino é, sem dúvida, a melhora da pressão arterial.
Saiba mais sobre
PRÉ TREINO
Já foi o tempo em que pré-treino era um suplemento exclusivo para atletas de alto desempenho. O nosso é perfeito para todos, incluindo você! Formulado sem altas doses de estimulantes, ele oferece a energia certa para o dia a dia. Dê um "up" nos seus exercícios com a confiança de um produto de qualidade e com o melhor custo-benefício!
5 benefícios da caminhada para a mente
Os benefícios da caminhada não se resumem apenas ao físico. A seguir, conheça 5 impactos positivos da caminhada para a função cerebral e saúde psicológica.
1. Reduz a tensão e o estresse
Quem nunca foi aconselhado a "dar uma volta" para espairecer num momento de tensão? Estudos mostram que caminhar pode ajudar a acalmar os nervos instantaneamente.
Como prática regular, a caminhada pode contribuir para a redução do estresse sob o qual todos somos submetidos em algum nível no dia a dia, incluindo enfrentar o trânsito ou encarar problemas de trabalho. Isso acontece porque o exercício físico influencia positivamente no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que é o responsável pela resposta ao estresse.
2. Melhora cognição
Pode não parecer, mas caminhar é um processo complexo que envolve a interação de diversas funções neuromusculares, sensoriais e cognitivas. Não à toa, numerosos estudos mostram que exercícios de caminhada podem ajudar a prevenir o declínio cognitivo e diminuir o risco de demência no decorrer do envelhecimento.
Segundo um estudo realizado com mulheres idosas, a caminhada regular não só ajudou a melhorar a função cognitiva, como também reduziu o declínio cognitivo no longo prazo.
3. Ajuda a melhorar a memória
A memória é uma das competências cerebrais mais afetadas pelo envelhecimento mesmo em idosos sem diagnóstico de Alzheimer. Alguns estudos já demonstraram que a caminhada regular pode ser muito eficaz para melhorar a função cognitiva e a memória à medida que se envelhece.
Um estudo sugere que bastam algumas caminhadas rápidas por semana para ajudar a manter a massa branca cerebral saudável e a memória afiada ao longo do tempo.
4. Reduz a ansiedade
A ansiedade é um dos principais transtornos de saúde mental da atualidade, que, felizmente, em alguns casos pode ser gerenciada por meio de práticas físicas e hábitos saudáveis.
Um estudo de revisão confirmou um efeito agudo de qualquer tipo de exercício físico, incluindo a caminhada, na redução da ansiedade. As alterações nos estados de ansiedade após o exercício são explicadas principalmente pela liberação de endorfinas e outros hormônios de relaxamento e bem-estar. Caminhar regularmente na rua ou na esteira, pode ajudar muito a manter a ansiedade sob controle.
5. Melhora o humor
Caminhar regularmente pode ser uma excelente estratégia não medicamentosa para melhorar o humor. Um estudo verificou que 30 minutos de caminhada em intensidade leve a moderada pode melhorar o estado de humor e a saúde geral de idosos fisicamente ativos. Esse efeito da caminhada sobre o humor é justificado pela liberação hormonal desencadeada pelo exercício físico.
Agora que você já conhece os benefícios da caminhada para o corpo, não faltam motivos para incluir essa prática física no dia a dia.
Entretanto, vale apontar que, por vezes, a falta de energia pode minar essa prática tão benéfica para a saúde. Por isso, poder contar com hábitos saudáveis, como dormir o suficiente, e também com uma vitamina para dar ânimo e disposição pode ser importante para manter o hábito de caminhar e fazer exercícios físicos todos os dias.
Referências
- Common questions and misconceptions about creatine supplementation: what does the scientific evidence really show?
- Potential of Creatine in Glucose Management and Diabetes
- Creatine in type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial
- Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials
- Timing of Creatine Supplementation around Exercise: A Real Concern?
- Effects of Creatine Supplementation on Brain Function and Health
- Kreider, R. B., et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr, 2017
- Lanhers, C., et al. Creatine Supplementation and Lower Limb Strength Performance: A Systematic Review and Meta-Analyses. Sports Med, 2015
- Lanhers, C., et al. Creatine Supplementation and Upper Limb Strength Performance: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Med, 2017
- Mancini de Sousa, M., et al. Creatine Supplementation in Type 2 Diabetic Patients: A Systematic Review of Randomized Clinical Trials. Curr Diabetes Rev, 2022
- Gualano, B., et al. Creatine in type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Med Sci Sports Exerc, 2011
- Dalbo, V. J., et al. The effects of age on skeletal muscle and the phosphocreatine energy system: can creatine supplementation help older adults. Dyn Med, 2009
- Candow, D. G., et al. Creatine supplementation for older adults: Focus on sarcopenia, osteoporosis, frailty and Cachexia. Bone, 2022
- Rae, C., et al. Oral creatine monohydrate supplementation improves brain performance: a double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. Proc Biol Sci. 2003
- Forbes, S. C., et al. Effects of Creatine Supplementation on Brain Function and Health. Nutrients, 2022
- Bakian, A. V., et al. Dietary creatine intake and depression risk among U.S. adults. Transl Psychiatry, 2020
- Clarke, H., et al. The Evolving Applications of Creatine Supplementation: Could Creatine Improve Vascular Health? Nutrients, 2020
Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.