Carregando...

Conheça 5 potentes remédios caseiros para resfriado

Uma crescente parcela da população tem optado por escapar dos remédios farmacêuticos, buscando alternativas naturais para contornar os possíveis efeitos colaterais decorrentes do uso frequente de remédios para resfriado. 

Nessa busca por opções naturais, os remédios caseiros para resfriado assumem um papel de destaque, não apenas proporcionando alívio aos sintomas, mas também adotando uma abordagem holística para fortalecer o sistema imunológico. 

Veja a seguir o que é bom para resfriado e conheça remédios caseiros potentes, eficazes e naturais.

Sintomas do resfriado

Existe uma importante diferença entre gripe e resfriado, apesar das semelhanças, ambos possuem distintos níveis de gravidade e são causados por diferentes vírus. Além disso, os sintomas de gripe e resfriado apresentam disparidades, sendo o segundo mais ameno que o primeiro.

Os resfriados são condições resultantes de infecções virais, apresentando um padrão menos severo quando comparados à gripe. Os sintomas tendem a manifestar-se gradualmente e persistem por cerca de 2 a 4 dias, muitas vezes desaparecendo sem a necessidade de intervenção médica.

Os resfriados costumam ser manifestados especialmente durante períodos de baixas temperaturas ou abruptas variações climáticas. Geralmente, não acarretam grandes inconvenientes ou motivo de preocupação.

Sintomas comuns de resfriado:

  • coriza;
  • espirro;
  • dor de garganta;
  • tosse seca;
  • tosse com muco.

É incomum que haja evolução dos sintomas em casos de resfriado, porém é sempre importante atentar-se aos sintomas e, se necessário, procurar auxílio médico para saber o que tomar para resfriado: caseiro ou farmacêutico. 

Como os remédios caseiros funcionam?

O termo “remédio caseiro” para gripe e resfriado, refere-se ao uso de ervas, especiarias e alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes para o sistema imunológico, que visam fortalecer a imunidade no alívio dos sintomas e combate à essas doenças.

Compostos como vitamina C, vitamina D, zinco e especiarias com propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, são exemplos de substâncias que formam a gama de remédios caseiros para resfriados.

Esses nutrientes irão atuar no organismo para promover um aumento no sistema de defesa e contribuir para acabar com o resfriado, assim como prevenir sua evolução ou um novo episódio.

O uso de remédio caseiro para resfriado tem como intuito auxiliar no tratamento proposto pelo profissional da saúde, não substituí-lo. Portanto, é recomendado conversar com o médico a respeito.

5 remédios caseiros para resfriado

Confira abaixo os melhores remédios caseiros para resfriado.

1. Exposição solar - vitamina D

Há uma crença difundida de que a exposição ao sol é prejudicial devido aos danos à saúde da pele e ao risco de desenvolver melanoma. No entanto, vários estudos * já confirmaram que a vitamina D, obtida por meio da exposição adequada à luz solar, não só é benéfica, mas também essencial para a saúde.

A vitamina D desempenha diversas funções, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico e a capacidade de combater várias patologias, transformando a luz solar em um eficaz remédio caseiro para resfriado e outras doenças, assim como afirmam as pesquisas *.

A recomendação de 10 a 15 minutos diários de exposição ao sol, sem protetor solar, é uma orientação geral para muitas pessoas. No entanto, a necessidade individual pode variar dependendo de fatores como a latitude geográfica, a estação do ano, a cor da pele e a idade.

Ainda, é necessário acompanhar os níveis de vitamina D ao longo do tempo, para que eventuais carências possam ser corrigidas por meio da suplementação. 

É crucial destacar que a exposição prolongada sem proteção pode tornar-se prejudicial, exigindo a adoção de medidas de proteção adequadas.

2. Frutas cítricas - vitamina C

O uso de frutas cítricas, como limão, laranja e acerola, é muito interessante na formulação de um remédio caseiro para resfriado, devido aos altos níveis de vitamina C na sua composição.

A vitamina C é regularmente associada à melhora da imunidade, por ser um potente antioxidante e contribuinte da defesa imunológica, apoiando várias funções do sistema imunológico. 

Segundo o estudo, a vitamina C atua na função de barreira contra patógenos e promove a atividade de eliminação de oxidantes e radicais livres, protegendo o organismo contra o estresse oxidativo gerado pelo resfriado.

Por sua vez, as infecções virais têm um impacto significativo nos níveis de vitamina C, aumentando as necessidades do corpo. Além disso, a suplementação com vitamina C é capaz de prevenir e tratar infecções respiratórias comuns nos resfriados.

As frutas cítricas ricas em vitamina C podem ser usadas para fazer chás, como chá de limão com própolis, ou suco, como suco de laranja, gengibre e mel. 

3. Mel e própolis

Tanto o mel quanto o própolis são ingredientes bastante usados nos preparos de remédios caseiros para resfriado, como chás, shots e sucos. 

Um dos benefícios do seu uso é auxiliar na melhora do sabor para quem não consegue consumir as bebidas sem adoçar, trazendo de uma forma mais palatável, sem deixar de ser saudável.

Ademais, o mel - por meio da sua ação anti inflamatória, antioxidante e antibactericida - assim como o própolis (muitas vezes comercializado junto ao mel), por meio das suas propriedades imunomoduladoras - atuam na melhora da resposta imunológica e amenizam sintomas de resfriado. 

4. Gengibre

Amplamente utilizado como remédio caseiro para resfriados e outras condições inflamatórias, devido às suas variadas características medicinais, incluindo anti inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e efeitos antitumorais, conforme afirma a pesquisa de revisão.

Outro estudo avaliou as atividades imunomoduladoras da combinação de limão e gengibre, uma dupla muito usada no preparo de remédio caseiro para resfriado. Seus resultados imunológicos foram muito significativos e chegaram a demonstrar serem uma combinação promissora para incorporar no tratamento de neoplasias.

5. Cúrcuma

Assim como o gengibre, a cúrcuma é um poderoso ingrediente culinário com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias benéficas ao sistema imunológico. 

Ela pode ser consumida in natura, como tempero de uma preparação culinária ou adicionada em um suco, ou por meio da suplementação.

De acordo com estudo, a curcumina atua modulando o sistema imunológico e a libertação de mediadores inflamatórios, eliminando os radicais livres de oxigênio e auxiliando no fortalecimento da imunidade.

Outro artigo procura explicar o potencial imunomodulador da cúrcuma, enfocando seu impacto na expressão e produção de IL-10, um componente do sistema imunológico reconhecido por sua poderosa ação anti-inflamatória e imunossupressora. Esta característica é apontada como uma dos principais benefícios da cúrcuma para saúde.

Aproveite e veja também

Benefícios do uso de remédio caseiro para resfriado

Ao contrário do emprego de medicamentos farmacológicos, suscetíveis a provocar efeitos colaterais, a utilização de remédios caseiros para resfriado demonstra uma baixa incidência de complicações. Além disso, essas soluções caseiras são de fácil preparo, mais econômicas, respaldadas por boas evidências e oferecem suporte eficaz ao tratamento. 

Recomenda-se que a escolha de como tratar resfriado com remédios caseiros seja discutida com o médico durante o período de tratamento. 

Precauções

Apesar de possuírem boas evidências e serem seguros, é importante trazer o uso de remédios caseiros para resfriado ao conhecimento do médico responsável.

Ademais, é importante ressaltar que o uso exclusivo de remédios caseiros para resfriado pode não ser suficiente no tratamento. Nestas circunstâncias, a administração de medicamentos farmacológicos torna-se necessária, sempre sob prescrição médica.

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Artigo revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.