Ingredientes comuns e seus benefícios para saúde
Confira as propriedades dos principais ingredientes utilizados no suco verde para imunidade:
1. Folhas verde escuras
A base do suco verde para a imunidade é formada pelas folhas, que dão a característica coloração tão famosa dessa bebida. Vegetais folhosos como agrião, couve, rúcula e alface, compõem o primeiro grupo de ingredientes do suco.
A ingestão de vegetais verdes é considerada um hábito saudável e vem sendo incorporada cada vez mais ao estilo de vida moderna, visando o bem-estar e a promoção da saúde. Segundo o estudo, os vegetais folhosos são caracterizados por diferentes níveis de nutrientes e podem se tornar uma fonte significativa de vitaminas, minerais e compostos bioativos na dieta.
Esse mesmo estudo ainda afirma que os efeitos desse importante componente do suco verde para a imunidade, tem sido relacionados aos seus fitoquímicos:
- previnem o estresse oxidativo;
- induzem enzimas de desintoxicação;
- estimulam o sistema imunitário;
- reduzem a proliferação de células cancerígenas.
O estudo ainda traz o enfoque para a presença de vitamina C, vitamina E e carotenóides presentes nesses vegetais, que tornam o suco verde para imunidade fonte considerável de antioxidantes.
2. Frutas diversas
O segundo ingrediente que não pode faltar no suco verde para imunidade é a fruta. Abacaxi, laranja, morango, maçã, melão, ameixa…não há limite nas combinações que se pode fazer. Além do sabor adocicado, as frutas complementam o suco verde com sua composição riquíssima em vitaminas, minerais e fibras.
De acordo com o estudo, frutas, assim como vegetais, apresentam uma elevada quantidade de fitoquímicos, componentes anti inflamatórios capazes de auxiliar no aumento da imunidade e no combate a radicais livres.
Aqui também temos uma atenção especial às frutas cítricas na composição do suco verde para imunidade, como a laranja, tangerina e acerola. Segundo o estudo, as frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, folato e polifenóis bioativos, que desempenham importantes papéis na manutenção da integridade das barreiras imunes e no apoio à função de muitos tipos de células imunológicas.
3. Gengibre
Além de atuar como termogênico, o gengibre possui um importante papel como ingrediente do suco verde para imunidade. Segundo o estudo publicado pela editora Metabolism, o gengibre apresenta efeitos antiinflamatórios, anti-hipertensivos, auxilia no controle da glicose e no sistema imunológico.
Outro estudo avaliou as atividades anticancerígenas e imunomoduladoras da combinação de limão e gengibre, uma dupla muito usada no preparo do suco para imunidade. Seus resultados imunológicos foram muito significativos e chegaram a demonstrar serem uma combinação promissora para incorporar no tratamento de neoplasias.
4. Própolis
Apesar de não ser tão comum ver o própolis adicionado à mistura, ele pode ser um ingrediente de grande importância na preparação do suco verde para imunidade. O própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir de flores e árvores, comumente utilizada por elas como uma membrana de proteção da colmeia.
Desde que o ser humano identificou que também poderia se beneficiar do uso do própolis, diversos estudos vêm sendo realizados para definir as propriedades deste composto. Um artigo que revisou diversos desses estudos apontou a descoberta de propriedades antimicrobiana, imunomoduladora, antitumoral e antiviral no própolis, considerando seus efeitos na produção de anticorpos e em diferentes células do sistema imunológico.
5. Cúrcuma
Outro ingrediente não tão comum, mas igualmente poderoso na composição do suco verde para imunidade, é a cúrcuma, que apresenta um composto bioativo chamado curcumina. De acordo com o estudo que avaliou o potencial antiobesogênico da curcuma, a curcumina possui efeito protetor celular, sendo um potencial agente anticancerígeno, antiviral, que auxilia no controle glicêmico e no equilíbrio da microbiota intestinal.
Outro estudo corrobora com a ideia, demonstrando que a curcumina atua modulando o sistema imunológico e a libertação de mediadores inflamatórios, eliminando os radicais livres de oxigênio e auxiliando no fortalecimento da imunidade.