Carregando...

Óleo de borragem: o que é, para que serve e quais seus benefícios

Extraído de sementes nativas do Mediterrâneo, o óleo de borragem já é utilizado há séculos. Ele é muito valorizado por suas propriedades terapêuticas, e é frequentemente usado como adjuvante para tratar uma variedade de condições de saúde. Com sua alta concentração de ácido gama-linolênico (GLA) e outros nutrientes benéficos, o óleo de borragem, segundo estudos, pode ajudar a melhorar a saúde da pele, reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Neste artigo, vamos explorar o que é óleo de borragem, seus benefícios e como ele pode ser usado para melhorar a sua saúde e bem-estar geral. Vem entender!

O que é óleo de borragem e para que serve?

O óleo de borragem é extraído das sementes da planta Borago officinalis, que é rica em ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6. Essa substância é bastante importante, pois ajuda nosso organismo a produzir prostaglandinas. Esses hormônios auxiliam na regulação de processos fisiológicos, como inflamações, coagulação do sangue e até contrações musculares.

Devido às suas propriedades, o óleo de borragem é frequentemente usado para tratar uma variedade de condições, incluindo:

  • eczema e acne;
  • inflamações em geral; 
  • sintomas da TPM e menopausa.

Alguns estudos ainda sugerem que o óleo de borragem proporciona benefícios para a pele, aumentando a hidratação e reduzindo a perda de água transepidérmica. Além disso, por auxiliar na redução da inflamação, pode ajudar quem possui doenças inflamatórias crônicas.

Qual a relação entre o óleo de borragem e o óleo de prímula?

Tanto o óleo de borragem quanto o óleo de prímula são óleos vegetais que contêm ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 importante para a saúde. A principal diferença entre esses dois óleos é a fonte de onde são extraídos. Além disso, embora ambas as plantas sejam ricas em GLA, o óleo de prímula contém um pouco mais de GLA do que o óleo de borragem.

Principais benefícios do óleo de borragem encontrados em estudos

Vamos explorar um pouco mais os benefícios do óleo de borragem?

  • Saúde da pele: o óleo de borragem é frequentemente usado para melhorar a saúde da pele. Ele pode ajudar a reduzir a vermelhidão, a coceira e a inflamação em condições de pele como eczema, dermatite e acne.
  • Inflamação: esse óleo possui propriedades que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Isso pode ser útil para pessoas que sofrem de condições inflamatórias crônicas, como artrite e doença inflamatória do intestino.
  • Sintomas da TPM e menopausa: assim como o óleo de prímula, o óleo de borragem para menopausa e TPM, pode ajudar a aliviar sintomas como dor nos seios, cólicas menstruais, sudorese noturna e ondas de calor.
  • Saúde cardiovascular: esse óleo pode ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e triglicerídeos, e prevenir coágulos sanguíneos, o que, segundo estudos, pode contribuir para redução do risco de doenças cardiovasculares.

Efeitos adversos e contraindicações

Apesar de natural, o óleo de borragem pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas. Aqui, listamos as principais contraindicações do óleo de borragem:

  • Gravidez e amamentação: não existem pesquisas suficientes sobre a segurança do óleo de borragem para gestantes ou lactantes.
  • Epilepsia: algumas pesquisas sugerem que o óleo de borragem pode aumentar o risco de convulsões em pessoas com epilepsia. Portanto, se você tem essa condição, é melhor evitá-lo!
  • Distúrbios hemorrágicos: o óleo de borragem pode aumentar o risco de sangramento em pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos ou que tomam medicamentos que afetam a coagulação sanguínea.
  • Alergias: pessoas com alergia à plantas da família Boraginaceae, que inclui borragem, podem desenvolver reações ao óleo de borragem

Além disso, em doses elevadas, o óleo de borragem pode causar efeitos colaterais como dor abdominal, náusea, diarreia e erupções cutâneas. Portanto, é importante seguir as instruções de dosagem e evitar tomar doses excessivas.

Em resumo, o óleo de borragem pode ser um valioso aliado natural para a saúde que, de modo geral, é considerado seguro para a maioria das pessoas — quando tomado nas doses recomendadas. Ao incorporar o óleo de borragem em sua rotina, é importante buscar um produto de qualidade, de procedência confiável.

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, acadêmica do 8˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.