Carregando...

Metilcobalamina: descubra para que serve e seus benefícios

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na vitamina b12, também conhecida como cobalamina. Mas e a metilcobalamina? A metilcobalamina é apenas uma forma ativa da vitamina b12, que ajuda na síntese de metionina.

Essa forma de cobalamina é necessária principalmente para função neuronal e formação de glóbulos vermelhos no sangue, além de oferecer alguns benefícios específicos à saúde. Ficou curioso (a)? Descubra a seguir o que é metilcobalamina, para que serve e seus benefícios. 

O que é metilcobalamina?

A vitamina b12 (cobalamina) incorpora 4 formas ativas diferentes, mas que atuam de forma semelhantes:

  • cianocobalamina;
  • metilcobalamina;
  • hidroxocobalamina;
  • adenosilcobalamina.

A metilcobalamina é uma das formas ativas da vitamina b12 que participa diretamente do metabolismo da homocisteína e pode ser encontrada em suplementos vitamínicos e alimentos de origem animal como peixe, ovos e leite, mas ela também pode ser obtida de fontes vegetais, como a chlorella. Uma alga considerada um superalimento devido ao seu alto teor de nutrientes, incluindo a vitamina B12. 

Essa forma de cobalamina possui um grupo metil em sua composição química e por isso participa necessariamente da metilação de DNA e de certas proteínas.

Para que serve metilcobalamina

De acordo com estudos, a metilcobalamina é de vital importância para diversos órgãos e processos do corpo, como:

Funções do sistema nervoso

No sistema nervoso a metilcobalamina participa da síntese de mielina, regeneração de nervos axonais e síntese de lipídios neuronais. Conforme mostram alguns estudos, essa vitamina ajuda a promover o funcionamento adequado dos neurônios. 

Inclusive, alguns estudos afirmam que em comparação às outras formas de cobalamina, a metilcobalamina é a mais eficiente na captação por organelas de neurônios. Isso indica que essa forma de b12 pode fornecer melhores benefícios para distúrbios nervosos.

Hematopoiese

Estudos revelam que a metilcobalamina exerce uma importante função na síntese de células sanguíneas (hematopoiese) junto com o folato (B9). Por isso, a deficiência de vitamina b12 comumente se manifesta através da anemia megaloblástica ou perniciosa. Entre os principais sintomas da anemia causada pela falta de cobalamina destacam-se:

Regulação de processos metabólicos

A metilcobalamina também atua como coenzima. Como tal, a metilcobalamina serve para que os ácidos graxos, carboidratos e ácidos nucleicos sejam metabolizados corretamente, pois essa vitamina é um componente protagonista desse processo. 

Entre todas as principais funções da metilcobalamina, os distúrbios hematopoiéticos e as repercussões neurológicas têm uma relevância clínica especial, pois estão associadas a doenças graves. Nesse contexto, a metilcobalamina pode fornecer alguns benefícios específicos.

7 benefícios da metilcobalamina

Como recurso auxiliar, a metilcobalamina já foi usada para tratar diversas doenças que têm a deficiência de vitamina b12 como parte do problema. Entretanto, há 7 benefícios específicos da metilcobalamina que merecem destaque:

1. Melhora o funcionamento do cérebro

Tanto idosos, quanto indivíduos com distúrbios neurológicos/psiquiátricos, podem se beneficiar da administração adjuvante de vitamina B12. 

De acordo com estudos, a suplementação com metilcobalamina, folato e NAC melhoraram a memória, as funções emocionais e a comunicação de pacientes com a doença de Alzheimer. Nesse contexto, um outro estudo também verificou que o desempenho cognitivo pode ser melhorado e o risco de atrofia cerebral reduzido pela metilcobalamina.

2. Melhora a neuropatia diabética

Com prevalência de 30 a 50% em pacientes diabéticos, a neuropatia periférica diabética é uma das complicações mais comuns do diabetes mellitus. Nesse contexto, a metilcobalamina tem sido sugerida em estudos como benéfica no alívio dos sintomas de dor neuropática bem como na melhora da condução nervosa. Os sintomas clínicos melhorados pela metilcobalamina incluem o formigamento nas mãos e pés, sensação de queimação e dor espontânea.

Confira na íntegra as vitaminas para diabetes!

3. Ajuda amenizar a dor

A dor nas costas está entre as queixas de saúde mais comuns e, a dor na região da lombar é geralmente a mais prevalente entre os adultos. As causas para isso são extensas, pois a dor pode ser resultado de distúrbios inflamatórios, distúrbios estruturais da própria coluna e até mesmo hérnia de disco. Nesse sentido, alguns estudos apontam que a metilcobalamina é uma alternativa para a terapia da dor lombar crônica.

4. Previne a anemia por deficiência de b12

Nem sempre a anemia é resultado da deficiência de ferro. Em casos de anemia perniciosa ou megaloblástica, o problema se dá devido à falta de vitamina b12. De acordo com estudos, a suplementação oral com essa vitamina é eficaz para aumentar e/ou manter uma concentração sérica adequada de b12, prevenindo a anemia por deficiência de cobalamina. Essa é uma das principais explicações de para que serve a metilcobalamina.

5. Combate o estresse oxidativo

Algumas doenças têm o estresse oxidativo como determinante, como é o caso de certas doenças autoimunes tal qual é o vitiligo. Essa é uma doença de origem genética em que os melanócitos (células especializadas na produção de melanina), são destruídos pelos linfócitos T. Nesse contexto, um estudo verificou que a metilcobalamina pode regular fatores inflamatórios e combater o estresse oxidativo, sendo um recurso eficaz para o vitiligo.

6. Evita defeitos no tubo neural do bebê

Na gestação, a etapa de formação do tubo neural do feto é crucial, pois defeitos como espinha bífida, anencefalia e encefalocele podem ocorrer. Se sabe que um dos fatores de risco para que tais defeitos ocorram são a deficiência de folato, baixo status de vitamina b12, fatores genéticos e ambientais. 

Sendo assim, estudos indicam que adequar a oferta de metilcobalamina durante a gestação é importante para os resultados da gravidez e principalmente para evitar defeitos no tubo neural do bebê. 

7. Diminui fator de risco para doenças cardiovasculares

O aumento dos níveis de homocisteína no plasma sanguíneo é considerado um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Nesse cenário, vários estudos indicam que o ácido fólico (B9) em combinação com a metilcobalamina (b12) promove uma redução dos níveis de homocisteína. 

A suplementação com ambas vitaminas do complexo B representa uma forma relativamente acessível de diminuir as chances de doenças cardiovasculares por meio da diminuição de um fator de risco potencial (a homocisteína).

A creatina é um elemento chave na contração do coração e no metabolismo energético e estudos sugerem que a creatina pode contribuir para mecanismos que poderiam beneficiar a saúde vascular. Esse achado é especialmente relevante no contexto das doenças cardiovasculares.

Diferenças entre metilcobalamina e vitamina b12

A metilcobalamina é apenas a forma ativa da vitamina b12. Isso significa que a metilcobalamina é uma conformação mais biodisponível de b12, pois já está em sua forma de ação, pronta para atuar no organismo.

Bioquímicamente falando, na forma de metilcobalamina a b12 recebe um grupo metil. Nessa conformação, a metilcobalamina age como uma coenzima da metionina sintase, que é necessária para a formação de metionina a partir de homocisteína no ciclo de metilação de DNA e proteínas. Mesmo assim, a metilcobalamina e a b12 são análogas, isto é, têm ações semelhantes no organismo, mas agem em velocidades distintas. 

Como existem diferentes formas de B12 (cobalamina), a escolha mais acertada é evitar as versões sintéticas e escolher as formas naturais, como a metilcobalamina. De fato, a maioria dos bons suplementos de vitamina b12 contém essa vitamina na forma de metilcobalamina. O suplemento de vitamina B12 da Ocean Drop, por exemplo, possui 9,64 mcg do nutriente no formato de metilcobalamina. A forma natural, mais biodisponível e que pode suprir as necessidades diárias de vitamina b12.

Agora que você sabe sobre a metilcobalamina, para que serve e seus benefícios, que tal conferir se já não está na hora de verificar como está o seu status de B12 no sangue? Procure um médico ou nutricionista para avaliar isso.

Referências

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.