Carregando...

Metabolismo lento? Saiba as causas e como acelerar

Ele é geralmente o primeiro culpado quando se tem dificuldades para emagrecer. Estamos falando do metabolismo! Muitas pessoas pensam ter um metabolismo lento e, por isso, enfrentam maior dificuldade para se manter em um peso adequado, como também maior facilidade em ganhar gordura. Porém, será que o metabolismo lento é realmente o culpado disso?  Entenda melhor a seguir!

O que é metabolismo lento?

Para entender melhor o que é o metabolismo lento, é preciso primeiro compreender o que é o metabolismo. De forma simplificada, metabolismo é o conjunto de processos realizados pelo organismo para transformar "uma coisa em outra coisa".

Por exemplo, ao consumir uma maçã, o organismo precisa digeri-la em pequenas partículas, absorvê-la para a corrente sanguínea, levar para dentro das células para que, lá, ela possa ser utilizada como fonte de energia para as funções do corpo. Quando isso ocorre, significa que a maçã foi metabolizada pelo organismo – portanto, todo o processo que ela passou desde que entrou na boca até a produção de energia final, é chamado de metabolismo.

Mas não é apenas ao consumir algo que o processo de metabolismo acontece. Também há metabolismo no respirar, caminhar, no bater do coração, ao levantar um peso, falar, tomar sol. Uma vez entendido que o metabolismo envolve todos os processos de conversão que acontecem no corpo, compreende-se que a expressão “metabolismo lento” faz referência à lentificação desses processos.

Por que o metabolismo fica lento?

O metabolismo lento pode estar associado a diversos fatores, como genética, idade, perfil hormonal e composição corporal. Vamos avaliar um pouco cada um deles.

Genética

Apesar de não ditar uma regra imutável, a genética predispõe diversos fatores no organismo, incluindo a taxa metabólica e podendo ter grande influência na causa do metabolismo lento. 

Idade

A idade é outro fator incontrolável e inerente ao ser humano. O envelhecimento torna o metabolismo lento com o avançar da idade.

Hormônios

Outra causa do metabolismo lento é o perfil hormonal. Os hormônios têm papel fundamental no metabolismo, especialmente aqueles produzidos na glândula tireóide. Uma desregulação hormonal causada por uma condição de saúde pode levar ao metabolismo lento.

Composição corporal

A composição corporal também pode interferir no funcionamento metabólico. Um maior percentual de gordura e menor percentual de massa muscular, pode tornar o metabolismo lento. Essa composição corporal é resultado dos hábitos de vida, como má alimentação, sedentarismo, excesso de álcool, sono ruim e estresse.

Metabolismo lento e perda de peso

Um dos sintomas do metabolismo lento é a dificuldade de perda de peso. Porém, é preciso ter um olhar crítico para esse quadro. O metabolismo lento traz maiores desafios na perda de gordura corporal, mas não a torna impossível.

Por lentificar os processos do corpo, o metabolismo lento também lentifica o gasto calórico e reduz a taxa metabólica basal, tornando o processo de emagrecimento mais lento e dificultoso. Porém, são poucos os casos em que o metabolismo realmente tem influência na dificuldade de perda de peso. O que ocorre, na maior parte das vezes, é um conjunto de outros fatores, como: inconsistência na dieta, sono de má qualidade, falta de atividade física, excesso de álcool - que passam despercebidos pela falta de consciência no padrão de vida e levam à pessoa a questionar seu metabolismo lento.

Aproveite e veja também

Como saber se meu metabolismo é acelerado ou lento?

Fazer dieta e exercícios com disciplina e mesmo assim não perder peso, pode ser um sinal de metabolismo lento. Entretanto, para se ter certeza desse diagnóstico, é necessário consultar um médico especialista, geralmente um endocrinologista. O médico vai investigar, por meio de exames, se o metabolismo está lento, quais as causas e tratamento.

5 dicas para acelerar o metabolismo lento

​​Embora não seja possível mudar completamente a genética ou a idade, existem estratégias que podem ser adotadas para acelerar o metabolismo lento:

  1. Consulte um médico especialista para saber se há desregulação hormonal que pode estar levando ao metabolismo lento, para que se possa agir na causa raiz do problema;
  2. Uma vez tendo o diagnóstico, procure um nutricionista para realizar uma dieta focada em como acelerar o metabolismo lento: com maior quantidade de proteína, consumo de água adequado, inclusão de alimentos termogênicos, fibras e nutrientes;
  3. Aumente a atividade física diária e inclua treinos de força, juntamente com uma dieta para ganhar massa muscular. O aumento do percentual de músculos, auxiliado por uma dieta adequada, melhora o quadro de metabolismo lento;
  4. Converse com seu nutricionista sobre a possibilidade de incluir suplementos para auxiliar no ganho de massa magra, como a creatina que, segundo estudos *, auxilia no ganho de músculos, que por sua vez leva à melhora do metabolismo lento.
  5. Melhore a qualidade do seu sono: ajuste um horário fixo para estar na cama, reduza tempo de telas antes de dormir, invista em uma rotina noturna relaxante e no uso de chás calmantes.

Apesar de dificultar, um metabolismo lento não torna o processo de regulação de peso impossível. Com o tempo, a implementação de um estilo de vida saudável, equilibrado e ativo pode ajudar a otimizar o metabolismo, melhorando a saúde geral e facilitando o controle de peso.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.