Carregando...

Inchaço no corpo: entenda o que pode ser e como eliminar

A sensação de inchaço no corpo todo pode ser bastante incômoda para quem sofre com ela. Além de trazer desconforto físico, o inchaço no corpo também pode causar insegurança e abalar a autoestima.

Seja ele esporádico ou crônico, o inchaço no corpo apresenta diversas causas possíveis de serem tratadas. Para melhor compreender o que você precisa fazer para acabar com seu inchaço no corpo, é importante identificar o que está por trás dele.

Leia abaixo e entenda melhor o que o inchaço no corpo pode ser e como se livrar dele.

O que causa o inchaço no corpo?

O inchaço no corpo e rosto, também conhecido como edema, é uma resposta do organismo a algum fator estressor. Ou seja, o inchaço não é a causa em si, mas a consequência desencadeada pelo corpo para lidar com algo que ocorreu e alterou o seu funcionamento normal.

O inchaço no corpo é caracterizado pelo excesso de líquido. Esse líquido, formado principalmente por água, fica acumulado entre os tecidos, podendo se espalhar pelo corpo todo ou se concentrar em algum local, como pernas, pés, braços e mãos.

Alguns são os aspectos que orientam o diagnóstico da causa do inchaço no corpo, como a frequência e local do edema. 

Confira quais as principais causas do inchaço no corpo:

1. Consumo excessivo de calorias e sódio.

Essa é a causa mais comum do aparecimento do inchaço no corpo. O consumo elevado de alimentos ricos em sódio e carboidrato refinado, leva a um aumento do conteúdo de água no corpo. Isso ocorre porque, além de fazer com que o organismo absorva mais água, também dificulta sua eliminação pela urina.

Se esse consumo for esporádico, o inchaço aparecerá apenas nesses momentos. Caso essa seja a alimentação rotineira, a tendência é que o inchaço se torne crônico, até a mudança na alimentação acontecer. 

Nesses casos, ter a uma alimentação saudável, ingerir bastante água e investir em alimentos diuréticos resolverá o inchaço no corpo.

2. Uso de certos medicamentos

Existem medicamentos cujo inchaço no corpo faz parte da lista de efeitos colaterais. Por exemplo: 

  • remédios para o coração, chamados bloqueadores dos canais de cálcio;
  • anti-hipertensivos;
  • antiinflamatórios não-esteróides;
  • hormônios.

Esses medicamentos agem em funções específicas do organismo, que levam ao acúmulo de líquido entre as células, causando o inchaço no corpo. Nesses casos, o inchaço no corpo irá durar o tempo que o tratamento levar, podendo, inclusive, ser crônico, se assim for o uso do medicamento.

Caso você tenha dúvidas sobre seus medicamentos e os efeitos colaterais, converse com seu médico.

3. Variação hormonal feminina

Outra causa bastante comum do inchaço no corpo, especialmente na região do ventre, é a variação hormonal ocasionada pelo ciclo menstrual da mulher. Esse inchaço tem causa hormonal, devido às variações da progesterona e do estrogênio, além da dilatação do útero, que também causa sensação de maior volume e inchaço.

4. Hipertensão e insuficiência cardíaca

O aumento da pressão arterial se dá quando a força que o sangue exerce na parede dos vasos sanguíneos é muito grande, causando maior pressão lá dentro. Isso irá exigir maior atividade do coração para bombear o sangue, o que poderá resultar em insuficiência cardíaca - quando o coração não dá conta de fazer o trabalho necessário para levar sangue à todo o corpo.

Como consequência, um dos sinais é o inchaço no corpo, especialmente nas extremidades como pernas, pés, braços e mãos.

5. Insuficiência renal

Outra possível causa do inchaço no corpo é o comprometimento da atividade renal. Os rins têm um importante papel no controle de água do organismo, através da filtração do que fica no corpo e do que será eliminado na urina. Problemas renais tendem a reduzir sua atividade de filtragem, fazendo com que o organismo tenha mais dificuldade de expelir líquidos, causando o inchaço no corpo.

Como eliminar o inchaço no corpo?

Para compreender o que é bom para inchaço no corpo todo, primeiro é necessário identificar a causa. Se ela estiver relacionada a alguma condição de saúde, como hipertensão ou problemas renais, um médico deverá ser consultado para indicar o melhor tratamento.

Aqui vão algumas dicas do que fazer para eliminar o inchaço no corpo:

  • beba bastante água;
  • inclua chás diuréticos na sua rotina, como chá de cavalinha e hibisco;
  • consuma alimentos diuréticos
  • se movimente! Suar é uma ótima maneira de eliminar o inchaço no corpo;
  • marque uma sessão de drenagem! Essa técnica tem como objetivo estimular o sistema linfático e reduzir o excesso de líquidos, melhorando a sensação de inchaço no corpo.

Alimentos e suplementos que auxiliam no inchaço no corpo

A seguir, veja o que fazer para o inchaço no corpo:

1. Chá para inchaço no corpo

Pode parecer contraditório, mas o consumo de líquidos auxilia o corpo a eliminar os fluidos em excesso. Isso ocorre porque o organismo precisa entender que está sendo bem hidratado, para poder eliminar os líquidos que possui. Se falta hidratação vinda da alimentação, o corpo irá reter água para poupar.

Além da água, chás diuréticos têm um ótimo papel em reduzir o inchaço do corpo. Alguns chás interessantes: cavalinha, hibisco, chá verde, gengibre e sálvia.

2. Frutas e vegetais ricos em água

Uma ótima forma de estimular o organismo a eliminar os líquidos em excesso que causam o inchaço no corpo, é por meio do consumo de alimentos ricos em água. Frutas e vegetais, além das suas propriedades benéficas à saúde do corpo, apresentam uma boa quantidade de água. Algumas frutas e vegetais que auxiliam no inchaço no corpo, são: melancia, melão, limão, folhas verdes, cenoura, chuchu e abobrinha.

3. Suplementação

Além de incluir chás e alimentos diuréticos no dia a dia, o uso de suplementos pode ser muito interessante para eliminar o inchaço no corpo. Um dos suplementos que se destaca na melhora da sensação de inchaço no corpo é o Magnésio. Ele desempenha um papel muito importante nos tecidos, sua concentração dentro e fora da célula influência na retenção hídrica e acúmulo de líquidos no corpo, além de outras diversas funções celulares, assim como indicam um estudo.

Dentre suas funções, um estudo aponta que o Magnésio pode ajudar a melhorar a integridade da parede dos vasos sanguíneos, o que contribui para evitar o inchaço no corpo. Outro estudo também sugere que o uso da suplementação de Magnésio contribui para a integridade da parede dos vasos sanguíneos, indicando o efeito do Magnésio na saúde vascular, controle da pressão arterial e, consequentemente, melhora dos riscos de inchaço no corpo.

Aproveite e veja também

Quando o inchaço no corpo se torna preocupante?

O inchaço no corpo pode ser um sinal de que algo não está bem. Condições de saúde que afetam os rins, fígado e coração têm como característica causar inchaço no corpo, especialmente nas extremidades como pernas e braços.

Caso o inchaço no corpo esteja se prolongando e aumentando a cada dia, além de estar associado a outros sintomas como dor e dormência na região, procure um profissional da saúde para realizar o diagnóstico e entender qual a causa.

O inchaço no corpo requer atenção, pois sua persistência e piora podem indicar alguma complicação de saúde. Caso você apresente esse sintoma, procure ajuda profissional o quanto antes.

Em conclusão, o inchaço no corpo pode ser uma experiência desconfortável e preocupante para muitas pessoas. No entanto, compreender suas causas e adotar medidas adequadas pode ajudar a aliviar esse problema e melhorar a qualidade de vida. Com as medidas adequadas, é possível reduzir o inchaço e recuperar o conforto e a vitalidade que merecemos.

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.