Glucosamina e condroitina: efeitos, benefícios e indicações
Dores nas articulações, popularmente conhecidas como dores nas “juntas”, são bastante comuns em praticantes de atividade física e costumam aparecer conforme o desgaste articular acontece. Diversos tratamentos, desde o uso de medicamentos à fisioterapia, apareceram nos últimos anos para amenizar os sintomas. Entre as soluções, está o uso de suplemento de glucosamina e condroitina que tem feito sucesso no tratamento de artrite e artrose.
Confira a seguir mais informações sobre glucosamina e condroitina: para que serve, benefícios e como consumir.
O que é glucosamina e condroitina?
A glucosamina e condroitina, formam uma poderosa dupla capaz de atuar na saúde articular. Chamamos de articulação o elo que liga um osso ao outro, que estão protegidos por uma cartilagem. Há vários tipos de articulações no corpo, mas são as articulações móveis, como as do joelho, quadril e ombro, que geralmente dão algum problema pelo desgaste da cartilagem dos ossos.
Dos problemas articulares mais comuns, existem a artrite e a artrose. Mas qual a diferença entre artrite e artrose? Enquanto a artrite é a inflamação das articulações, a artrose é a degeneração delas. Esses problemas podem ocorrer por diversos fatores, como doença autoimune ou desgaste natural pela idade e impacto intenso constante.
É nesse contexto que entra o suplemento de glucosamina e condroitina. Trata-se de duas substâncias nutricionais naturalmente encontradas no organismo que atuam na estrutura, formação e fortalecimento do tecido das cartilagens e articulações.
Enquanto a glucosamina é a junção de um aminoácido (menor parte formadora da proteína) e um carboidrato, a condroitina é formada apenas por carboidratos. Ambas atuam diretamente na cartilagem articular, ou seja, no revestimento externo dos ossos que se encontram, formando a articulação.
Como a glucosamina e condroitina atuam no corpo
A suplementação da glucosamina e condroitina, segundo um estudo, performam no corpo por meio de diversos mecanismos, relacionados desde seu potencial anti inflamatório, que protege a degeneração articular, até a melhora na elasticidade e lubrificação das cartilagens articulares por meio do líquido sinovial.
A junção desses dois compostos, a glucosamina e condroitina, atua no aumento da síntese e renovação da cartilagem, da produção de ácido hialurônico - que trabalha como lubrificante e amortecedor - e inibe a degradação cartilaginosa, melhorando a hidratação e elasticidade articular.
Benefícios da glucosamina e condroitina e funções principais
1. Combate danos nas articulações
Os danos nas articulações podem apresentar diversas causas, como desgaste por uso excessivo ou pela própria idade, até fatores genéticos ou doença autoimune.
Um estudo analisou os diversos tratamentos existentes para osteoartrite, uma doença cujo dano articular está presente junto ao dano do próprio osso. Esse estudo aponta eficácia no uso de glucosamina e condroitina como protetor articular, devido sua atuação em retardar a evolução da doença, trazendo alívio aos pacientes.
2. Lubrificação das cartilagens articulares
A lubrificação da cartilagem é fundamental na proteção das células e tecidos articulares. Desse modo, uma das causas da dor e diminuição da mobilidade articular pode ser a diminuição do efeito protetor desse líquido sinovial. Segundo estudo, um dos fatores de atuação da glucosamina e condroitina, combinadas ao ácido hialurônico, é estimular a lubrificação por meio do líquido sinovial.
3. Dores e degenerações articulares
O tratamento das lesões de cartilagem é um grande desafio no meio médico, principalmente porque a cartilagem apresenta um baixo potencial de regeneração. Um estudo realizado com pacientes portadores de lesões articulares nos joelhos, analisou que o uso de glucosamina e condroitina, comumente prescrita para esses casos, foi capaz de mostrar uma relevância clínica no alívio dos sintomas e na recuperação da estrutura articular.
4. Ação anti inflamatória
A glucosamina e condroitina são dois compostos usados na prevenção e tratamento de doenças que comprometem as articulações. A sua principal atuação é direcionada à cartilagem articular, especificamente aos chamados condrócitos, as células da cartilagem, concebendo a eles propriedades anti-inflamatórias, anti-catabólicas e anabólicas, às quais se associa o seu efeito protetor, assim como afirma o estudo.
Saiba mais sobre
Creatina: Compre 2, leve 3
A creatina é um suplemento amplamente estudado nos dias de hoje, e é importante destacar que seus benefícios não ficam apenas na prática esportiva, mas também apresentam potencial para melhorar a saúde de forma geral. Essa molécula é naturalmente produzida pelo corpo humano a partir de três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Aproximadamente 95% da creatina presente no organismo está localizada nos músculos esqueléticos, enquanto o restante pode ser encontrado no cérebro, rins e fígado. A creatina Ocean Drop atende aos critérios mais rigorosos de pureza, se igualando às melhores creatinas monohidratadas do mundo.
Glucosamina e condroitina provocam efeitos no peso: verdades e mitos
Mito. Não há evidências que apontem que o uso de glucosamina e condroitina engorda ou emagrece, visto que não há relação entre os mecanismos de ação dessas substâncias e o ganho ou perda de gordura corporal.
Alimentos ricos em glucosamina e condroitina
Por serem derivados de aminoácidos, a glucosamina e condroitina são encontradas em proteínas de origem animal, como:
- carne de gado;
- aves;
- carne de porco;
- carne de ovelha;
- carne de búfalo;
- peixe e frutos do mar.
A glucosamina e condroitina também podem ser encontradas na forma de suplemento alimentar.
Como escolher a melhor glucosamina e condroitina
A escolha da melhor glucosamina e condroitina pode levar em conta vários fatores, como dosagem, forma de administração, qualidade dos produtos disponíveis no mercado e recomendação médica.
Enquanto a glucosamina pode ser encontrada na forma de sulfato de glucosamina ou cloridrato de glucosamina, a condroitina sulfato é a forma mais eficaz e conhecida de encontrar a condroitina.
As formas disponíveis de administrar a glucosamina e condroitina são: comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. É importante conversar com o médico para entender qual a melhor forma de absorção e levar em consideração as preferências individuais na hora da escolha.
A qualidade do produto é indispensável na tomada de decisão. Procurar comprar a glucosamina e condroitina de marca de confiança, preferencialmente com recomendação médica, é a decisão mais acertada e segura.
Para quem é indicado o consumo de glucosamina e condroitina
O uso de glucosamina e condroitina é indicado para quem sofre com problemas articulares, assim como para quem apresenta maiores riscos de desenvolver desgastes cartilaginosos, como idosos, atletas ou praticantes de atividade física com alto grau de impacto ou intensidade.
Recomendações de uso e dosagem: como tomar glucosamina e condroitina
A dose de uso de glucosamina e condroitina deve ser aquela recomendada pelo seu médico - geralmente fica em torno de 1.200 a 1.500 mg por dia.
O suplemento de glucosamina e condroitina pode ser encontrado em forma de cápsula ou em pó. Ambos deverão ser consumidos juntamente a um copo de água.
Qual o melhor horário para tomar condroitina e glucosamina? Não há um horário específico de maior aproveitamento do suplemento, portanto, ele poderá ser consumido em qualquer horário do dia. Para evitar desconforto gástrico, evite apenas tomar em jejum.
Glucosamina e condroitina: efeitos colaterais e contraindicações
Há contraindicação de uso da glucosamina e condroitina para menores de 18 anos, grávidas, lactantes, portadores de fenilcetonúria, portadores de doenças renais ou pessoas alérgicas a glucosamina, condroitina ou quaisquer componentes dos suplementos.
Os efeitos colaterais envolvem sintomas gastrointestinais e dores fortes de cabeça. Caso persistam, interrompa o tratamento e procure seu médico para reavaliar a continuação.
Referências
- TOFFOLETTO, Odaly et al. Farmacocinética da associação de glucosamina e sulfato de condroitina em humanos sadios do sexo masculino. Acta Ortopédica Brasileira, v. 13, p. 235-237, 2005.
- LEITE, Cláudia Batista Siqueira. Nanoemulsão de glucosamina e condroitina para o tratamento tópico das condropatias do joelho, avaliadas em ensaio clínico randomizado. 2018. xiv, 148 f., il. Tese (Doutorado em Nanociência e Nanobiotecnologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
- LEITE, Cláudia Batista Siqueira. Nanoemulsão de glucosamina e condroitina para o tratamento tópico das condropatias do joelho, avaliadas em ensaio clínico randomizado. 2018.
- REZENDE, Márcia Uchôa de; GOBBI, Riccardo Gomes. Tratamento medicamentoso da osteoartrose do joelho. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 44, p. 14-19, 2009.
- SILVA JÚNIOR, Francisco Saraiva da. Osteoartrite experimental em ratos: efeito de sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina sobre a incapacitação articular e a lesão de cartilagem articular. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.