Carregando...

Dieta DASH: o que é, benefícios, como fazer e cardápio

Elaborada para auxiliar pacientes com pressão alta, a dieta DASH ficou muito conhecida por ser totalmente voltada ao tratamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS), devido às suas regras na seleção e exclusão de grupos alimentares. 

Conheça tudo sobre a dieta DASH para hipertensos: o que comer, o que evitar, quais os benefícios de adotá-la e tenha acesso a um cardápio completo.

O que é a dieta DASH?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma patologia caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea  nas  artérias,  que faz  com  que  o  coração  exerça  uma  força maior para transportar o sangue para o corpo, elevando os batimentos cardíacos. Como consequência a longo prazo, o não controle da HAS pode levar a sérios problemas cardiovasculares, renais e sistêmicos. 

Atualmente, a pressão alta  é  definida  como  valores pressóricos  iguais ou superiores a 140/90 mmHg, identificados em duas ou mais verificações da pressão arterial, diagnosticando a doença.

Para auxiliar no controle da pressão alta, foram criadas diversas diretrizes nutricionais, compiladas no que foi denominado dieta DASH.

A dieta DASH, abreviatura em inglês de Dietary Approaches to Stop Hypertension, é um conjunto de normas e orientações alimentares, cujo objetivo é auxiliar no controle da hipertensão arterial, especialmente para aqueles pacientes predispostos a desenvolverem ou já portadores da condição.

Por meio da priorização de uma alimentação in natura, rica em folhosos, legumes e fibras, ao mesmo tempo que pobre em ultraprocessados com excesso de sódio e gordura saturada, a dieta DASH pode beneficiar não apenas hipertensos, mas pode auxiliar na prevenção da hipertensão. 

Benefícios da dieta DASH

Diversos estudos * * *  já apontam que a dieta DASH beneficia pacientes hipertensos por meio do auxílio do controle da pressão arterial, por esse motivo ela se tornou tão conhecida e eficaz como uma dieta para hipertensão.

Outro ponto importante é que a dieta DASH, além de reduzir a pressão em indivíduos hipertensos, também auxilia na saúde global, pois sua base é extremamente saudável e benéfica a todos os outros sistemas do organismo.

Apesar de não ser uma dieta voltada ao emagrecimento, a dieta DASH também pode contribuir para a perda de gordura, pois se baseia em alimentos naturalmente priorizados no processo de perda de peso. Em indivíduos obesos ou com sobrepeso, a perda de peso também auxilia no controle da pressão arterial.

Para quem é indicada

A dieta DASH é recomendada para aqueles que necessitam tratar ou prevenir o desenvolvimento de pressão alta. O diagnóstico de HAS deve ser feito por um médico, que também irá propor o tratamento necessário.

Para casos de histórico familiar de hipertensão, também é recomendado redobrar os cuidados com o controle da pressão arterial. 

Aproveite e veja também

Alimentos permitidos na dieta DASH

A dieta DASH oferece aos indivíduos uma alternativa de tratamento não medicamentosa. Uma das grandes sacadas dessa organização dietética não é apenas a redução de sódio e gordura saturada, mas o correto consumo de cálcio, potássio, fibras e magnésio, responsáveis pela diminuição da pressão arterial.

Acompanhe qual a base alimentar da dieta DASH:

  • frutas diversas (4 a 5 porções ao dia);
  • legumes e verduras (4 a 5 porções ao dia);
  • grãos integrais (recomenda 6 a 8 porções por dia - como arroz integral, quinoa, aveia, linhaça)
  • carnes magras (cortes de gado como patinho e coxão mole, peito de frango, peixes brancos, leite desnatado e queijos brancos);
  • gordura insaturada (óleo  de  oliva,  óleo  de  canola, azeitona, abacate e oleaginosas).

Muitos dos alimentos permitidos nessa dieta são fonte de quercetina, um flavonoide que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Estudos sugerem que a quercetina pode contribuir para a saúde cardiovascular e a regulação da pressão arterial, o que a torna complementar aos objetivos da dieta DASH.

Os alimentos ricos em quercetina incluem: maçãs; cebolas, uvas; tomates; brócolis e chá verde. Incluir esses alimentos como parte de uma dieta DASH pode ajudar a aumentar a ingestão de quercetina, potencialmente ampliando os benefícios para a saúde cardiovascular. 

Melhora da sensibilidade à insulina

Alimentos a evitar na dieta DASH

Para o efetivo controle da pressão, os alimentos que precisam ser EVITADOS na dieta DASH são:

  • carne vermelha;
  • carnes gordurosas (cortes de gado como costela e alcatra, coxa e sobrecoxa de frango, peixes gordurosos como salmão);
  • sal (não mais que 2300 mg por dia);
  • gordura saturada (leite integral, queijos amarelos, óleo de coco, banha de porco, manteiga, embutidos);
  • fast foods (pizza, hambúrguer, empanados);
  • ultraprocessados (refrigerante, salgadinhos, bolachas);
  • doces açucarados.

Modelo de cardápio da dieta DASH

Acompanhe um cardápio completo para uma semana de dieta DASH:

CSS Selectors
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Café da manhã 6h ovos mexidos com queijo minas frescal e linhaça panqueca de banana (banana, canela, aveia e ovo) pão 100% integral com queijo cottage e geleia sem açúcar tapioca com ovos e temperinho ovos mexidos e mamão com aveia
Colação 10h morangos maçã com canela laranja manga uvas
Almoço 12h vegetais cozidos, arroz, feijão e peito de frango grelhado salada de alface e tomate, batata inglesa e peixe branco cozidos legumes cozidos, macarrão integral com cubos de frango e molho pesto caseiro arroz integral, peixe branco assado e legumes assados salada de repolho roxo, verde e maçã, batata sauté e patinho moído
Lanche 1 14h30 panqueca de maçã (maçã, canela, aveia e ovo) vitamina de morango com whey protein e leite desnatado bolo de banana integral sem açúcar iogurte desnatado com aveia e banana salada de frutas com oleaginosas picadinhas
Jantar 20h salada, batata inglesa cozida e peixe branco grelhado omelete de atum com milho e ervilha e legumes cozidos sanduíche de atum com queijo branco e tomate salada, purê de abóbora, merluza assada sanduíche de frango desfiado, alface, tomate e cottage.

Como diminuir o consumo de sal?

O primeiro passo para reduzir o consumo de sal é por meio da tomada de consciência que seu excesso é prejudicial e eleva a pressão. Portanto, o manejo no dia a dia é fundamental.

Aqui vão algumas dicas práticas para reduzir o sal no dia a dia:

  • apostar em temperos naturais, como orégano, cebolinha, açafrão;
  • fazer uma misturinha de sal com ervas para temperar a comida;
  • não deixar o saleiro exposto, especialmente na mesa no momento das refeições;
  • evitar acrescentar sal à comida já previamente salgada;
  • evitar o consumo de produtos industrializados ricos em sódio.

Atenção à leitura da embalagem, produtos com alto teor de sódio deverão ter essa sinalização:

Adaptável e acessível, a dieta DASH pode ser uma escolha excelente para quem sofre com hipertensão, ou para aqueles que buscam uma alimentação mais saudável que ajude a evitar o desenvolvimento de doenças como a hipertensão.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.