Carregando...

Magnésio para pressão alta: benefícios e recomendações

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Além de seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, o uso de suplementos como o magnésio pode ser benéfico para controlar a condição. Neste artigo, vamos explorar os potenciais benefícios do magnésio para pressão alta e quais tipos de magnésio são mais recomendados para quem sofre com a hipertensão.

Benefícios do magnésio para pressão alta

O magnésio desempenha um papel fundamental na regulação da pressão arterial. Estudos têm demonstrado que a sua suplementação pode ajudar a reduzir a pressão em pessoas com hipertensão. Isso ocorre, provavelmente, porque o magnésio relaxa os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue e diminuindo a pressão nas artérias, entre outras funções.

De acordo com uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados, publicada em uma edição do American Journal of Clinical Nutrition em 2017, a suplementação de magnésio foi associada a uma redução significativa na pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) em indivíduos com doenças pré-clínicas ou não transmissíveis, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares.

Os estudos incluídos na análise mostraram que a suplementação de magnésio resultou em uma diminuição média de 4,18 mm Hg na PAS e 2,27 mm Hg na PAD. Esses resultados sugerem que o uso de suplemento de magnésio pode ser eficaz na redução da pressão arterial em pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes ou outras doenças crônicas não transmissíveis. É importante lembrar que pressão alta acontece quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 mmHg por 90 mmHg ou como se costuma falar: 14 por 9.

Benefícios do magnésio além da menor pressão arterial

O magnésio pode ter efeitos benéficos na hipertensão, atuando na regulação do tônus vascular e prevenindo disfunção endotelial, espessamento da íntima carótida e aterosclerose. Estudos também sugerem que o magnésio tem efeitos sinérgicos com medicamentos anti-hipertensivos, sendo assim, quem tem pressão alta pode tomar magnésio. 

A meta-análise também destacou que “de certa forma, a suplementação de magnésio pode reduzir diretamente a PA, enquanto, em contraste, também pode melhorar as condições pré-clínicas e doenças crônicas que comumente predispõem os indivíduos à hipertensão. “Isso porque, a suplementação de magnésio melhorou o controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Em resumo, a suplementação de magnésio pode desempenhar um papel na redução da pressão arterial e quebrar o ciclo entre condições pré-clínicas, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Tipos de magnésio recomendados para pressão alta

Agora que você já sabe os potenciais benefícios do magnésio na pressão alta, vamos explorar os tipos de magnésio recomendados para indivíduos com hipertensão, analisando suas propriedades específicas:

  • magnésio dimalato: o magnésio dimalato é uma forma de magnésio altamente biodisponível, o que significa que é facilmente absorvido pelo organismo;
  • magnésio quelato: o magnésio quelato é outra forma de magnésio recomendada para pessoas com pressão alta. Ele é ligado a um aminoácido, o que facilita sua absorção pelo organismo;
  • magnésio citrato: o magnésio citrato é conhecido por sua capacidade de relaxar os músculos e aliviar a tensão. Além disso, estudos têm mostrado que o magnésio citrato pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

Aproveite e veja também

Recomendações de uso

Antes de iniciar a suplementação de magnésio, é importante consultar um médico ou nutricionista. Eles poderão avaliar sua condição de saúde e recomendar a dose adequada de magnésio para você. Além disso, é importante lembrar que o magnésio não é uma cura para a pressão alta, mas sim um complemento ao tratamento adequado.

Afinal, magnésio serve para a pressão alta?

O magnésio pode ser um aliado importante no controle da pressão alta. Ao escolher um suplemento de magnésio, opte por formas altamente biodisponíveis, como o magnésio dimalato, quelato ou citrato. Lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação. Combinado com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, o magnésio pode ajudar a controlar a pressão arterial e melhorar sua saúde cardiovascular.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.