Qual o melhor suplemento para nervo ciático
Você sabia que o nervo ciático é o nervo mais longo do corpo humano? É por isso que a dor nesse nervo causa tanto sofrimento. Trata-se de uma dor intensa causada por pressão ou inflamação que pode ser sentida desde a parte inferior das costas até a parte inferior da perna. Há uma variedade de fatores que podem causá-la e, a ciática tem o potencial de piorar com o tempo, se tornando debilitante. Mas felizmente existem bons recursos terapêuticos para amenizá-la. Desde fisioterapia, medicamentos, suplementos como as vitaminas do complexo B e até mesmo cirurgia, cada pessoa terá uma combinação de recursos mais adequados para lidar com a ciática.
O que comprime o nervo ciático
O nervo ciático pode ser comprimido por várias razões, incluindo:
- hérnia de disco;
- estenose espinhal (estreitamento do canal vertebral);
- tumores;
- lesões nas costas ou na perna;
- artrite;
- degeneração do disco intervertebral;
- gestação (na fase final da gravidez).
Além de dor, a compressão do nervo ciático pode causar formigamento, dormência ou fraqueza na perna.
Como tratar nervo ciático
Há diversos tratamentos disponíveis para a ciática e a escolha do melhor recurso terapêutico depende da causa subjacente da compressão. Algumas opções de tratamento incluem:
- Medicação: analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor.
- Fisioterapia: exercícios específicos e terapia manual podem ajudar a aliviar a pressão sobre o nervo, melhorando a força e a flexibilidade.
- Injeções: esteróides injetáveis podem ser administrados para aliviar a inflamação e a dor.
- Cirurgia: em casos graves, pode ser necessário cirurgia para corrigir a condição que está comprimindo o nervo.
- Modificações no estilo de vida: manter-se ativo regularmente é muito importante, assim como evitar atividades que possam piorar a dor.
- Suplementos: em combinação com outros recursos, alguns suplementos podem ser úteis para amenizar a inflamação e aliviar a dor ciática.
Saiba mais sobre
COMPLEXO B
A Ocean Drop oferece um complexo B de alta qualidade e preço acessível para ajudá-lo a suprir as necessidades nutricionais e auxiliar na melhora da sua saúde e bem-estar. O complexo B é uma combinação das vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (l-metilfolato de cálcio) e B12 (metilcobalamina), relacionadas, principalmente, ao metabolismo energético.
Melhor vitamina para nervo ciático
Não existe uma única vitamina específica que seja considerada a "melhor" para ciática. O tratamento vai incluir uma combinação de recursos que devem ser definidos pelo médico de acordo com as particularidades de saúde de cada paciente.
No entanto, um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais, pode ser benéfico para a saúde geral e isso pode ajudar a aliviar os sintomas da ciática também. Se sabe que há algumas vitaminas e minerais importantes para a saúde da coluna vertebral e do sistema nervoso. Nesse contexto, o melhor suplemento para nervo ciático deve incluir:
Vitaminas do complexo B
Estudos revelam que vitaminas do complexo B podem ser úteis para melhorar a função nervosa e ajudar a reduzir a dor. As vitaminas do complexo B têm sido empregadas em combinação com outras medicações, como anti-inflamatórios, para tratar uma ampla gama de condições clínicas, incluindo doenças degenerativas da coluna vertebral, doenças reumáticas, polineuropatias e pós-operatórios.
Magnésio
De acordo com estudos, o magnésio pode ser benéfico para a saúde da coluna vertebral e pode ajudar no alívio da dor no nervo ciático. Esse mineral é importante para a função nervosa saudável, além de auxiliar na manutenção da saúde muscular, incluindo os músculos da coluna vertebral. Ademais, o magnésio também pode ajudar a reduzir a inflamação e a tensão muscular, que podem agravar a dor no nervo ciático. No entanto, é importante reforçar que o magnésio sozinho não é uma solução para a ciática.
Ômega 3
Os ácidos graxos ômega 3 encontrados em peixes como salmão e sardinha, podem ajudar a reduzir a inflamação, que é uma das causas de dor na ciática. A inflamação é um aspecto bastante característico da dor no ciático e, conforme estudos, o potencial antiinflamatório do suplemento de ômega 3 pode ajudar muito nesse contexto.
Ninguém precisa conviver com uma dor tão intensa e debilitante como a ciática. Por meio de uma avaliação médica, é possível obter os recursos mais adequados para amenizar a dor.
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.
Referências
- Efficacy and Safety of Magnesium for the Management of Chronic Pain in Adults: A Systematic Review
- Effect of Combined Diclofenac and B Vitamins (Thiamine, Pyridoxine, and Cyanocobalamin) for Low Back Pain Management: Systematic Review and Meta-analysis
- Mendelian Randomization Study on the Putative Causal Effects of Omega-3 Fatty Acids on Low Back Pain
- O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica