Atualizado em Dezembro de 2024

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

Suor excessivo: o que é, causas e como controlar

Muitas pessoas sofrem com o excesso de produção de suor, especialmente na palma das mãos, sola dos pés e nas axilas - sintoma característico de uma condição chamada hiperidrose. 

Além do desconforto físico, o suor excessivo traz riscos importantes para a saúde, devido à desidratação e perda de sais minerais.

Se você sofre com esse quadro, leia abaixo e descubra mais sobre o suor excessivo: o que pode ser e como tratar.

O que é o suor excessivo?

O suor é uma resposta fisiológica do organismo para regular a temperatura corporal, promovendo a eliminação de água e minerais por meio das glândulas sudoríparas. Já o suor excessivo é uma condição em que o corpo aumenta essa produção em quantidade maior do que o necessário.

Conhecido como hiperidrose, pode acometer diferentes regiões, como suor excessivo no rosto ou partes específicas do corpo, como mãos, pés e axila. Existem dois tipos principais de hiperidrose:

  • hiperidrose primária: o tipo mais comum de suor excessivo no corpo, costuma afetar extremidades como mãos e pés, mas também pode aparecer na axila, por ser um local naturalmente úmido e pouco ventilado, e na região do rosto;
  • hiperidrose secundária: causa secundária de outra condição clínica, como hipertireoidismo e menopausa, ou um efeito colateral do uso de medicamentos. 

Descobrir qual o tipo de hiperidrose auxilia no tratamento, pois mostra a origem desse distúrbio fisiológico e permite atuar na causa.

Causas

As causas do suor excessivo são inúmeras. Existem aquelas que caracterizam um excesso de suor esperado, como durante uma prática esportiva ou em um dia muito quente, mas existem aquelas que apontam para uma condição de hiperidrose.

Veja a seguir quais as principais causas do suor excessivo:

  • altas temperaturas: em dias muito quentes, o organismo usa o suor para eliminar água e sais minerais, na tentativa de regular sua temperatura interna;
  • durante exercícios físicos: seja em um jogo de futebol, em uma prova de corrida ou em um treino de musculação, o suor é uma resposta do corpo ao esforço físico e sua forma de manejar a temperatura corporal;
  • momentos de medo e nervosismo: nesses casos, o suor é uma resposta do organismo à ativação do Sistema Nervoso Simpático, responsável pelos instintos de “luta e fuga”. Nesse contexto, as glândulas sudoríparas são incentivadas a aumentar a produção de suor como uma forma de preparar-se para o perigo ou a situação estressora;
  • distúrbios hormonais: tais como diabetes, hipertireoidismo e menopausa, podem provocar suor excessivo como efeito secundário ao desequilíbrio hormonal;
  • uso de medicamentos: como alguns antidepressivos e analgésicos, podem levar ao excesso de produção de suor enquanto são utilizados.

Impactos do suor excessivo no dia a dia

Embora o suor seja uma resposta natural do organismo e uma experiência vivida por todos, como em dias quentes de verão ou durante uma atividade física intensa, ele ainda pode ser causa de desconforto, especialmente quando causa mau odor ou deixa marcas nas roupas, como nas axilas. 

Além disso, quando o suor excessivo ocorre com frequência e sem uma causa aparente, em condições clínicas de hiperidrose, pode gerar ainda mais constrangimento, impactando aspectos sociais e emocionais.

Outro ponto relevante é o impacto do suor excessivo na saúde. Grandes perdas de água e sais minerais podem levar à desidratação e ao desequilíbrio de eletrólitos essenciais, como sódio, potássio, magnésio e cloro. 

A falta desses minerais pode resultar em cãibras musculares, fadiga, queda de pressão, dores de cabeça, náuseas e até arritmias cardíacas.

Nesses casos, uma ótima dica é utilizar repositores hidroeletrolíticos, que combinam em sua fórmula uma boa quantidade de água, capaz de recuperar a hidratação, com uma boa quantidade de eletrólitos, nome dado aos sais minerais eliminados pelo suor, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto e bicarbonato. * *

Aproveite e veja também

É bom ou ruim suar em excesso?

Existem situações em que o suor é benéfico e importante para a saúde, como quando ele é usado para regular a temperatura do corpo em dias de muito calor, ou quando é estimulado por meio de exercícios de alta intensidade ou idas à sauna a fim de eliminar toxinas do corpo.

Entretanto, há momentos em que o suor excessivo pode ser ruim. É o caso de aparecer em situações sociais, onde ele pode levar ao constrangimento e levar ao desconforto emocional. 

O suor excessivo também pode afetar a saúde física, pois a intensa perda de água e sais minerais desequilibra o funcionamento do corpo.

O que fazer para controlar o suor excessivo?

Existem algumas formas de acabar com o suor excessivo, que variam de soluções simples a tratamentos mais invasivos, indicados para casos de hiperidrose.

Entre as soluções mais simples está o controle da temperatura, que pode ser feito por meio do uso de ar condicionado, antitranspirantes e roupas leves feitas de fibras naturais, como algodão e linho. 

Essas dicas contribuem muito para amenizar o suor excessivo, mas podem não ser o suficiente para tratar hiperidrose.

Nesses casos de pessoas com hiperidrose, o tratamento para suor excessivo envolve técnicas como a aplicação de toxina botulínica, que bloqueia temporariamente a produção de suor nas glândulas sudoríparas, até a iontoforese, que utiliza uma leve corrente elétrica para reduzir a atividade das glândulas sudoríparas. *

Nos casos de insucesso das técnicas anteriores, é indicado a simpatectomia, uma cirurgia onde interrompe-se a atividade de certos nervos responsáveis pelo suor excessivo. É sempre recomendado procurar auxílio médico para descobrir a melhor forma de amenizar o suor excessivo para cada caso.

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Criado em 16 de Dezembro de 2024

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.