Atualizado em 11 de Abril de 2025

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

O que são linhas de expressão na testa e como reduzir

o que são linhas de expressão na testa e como reduzir

Com o passar do tempo, é natural que surjam linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos e boca, resultado dos movimentos faciais repetidos ao longo da vida, como sorrisos, franzidos de testa e expressões de tensão.Essas marcas são comuns e esperadas, pois carregam consigo histórias repletas de sentimentos e emoções expressas no rosto.

Entretanto, é compreensível que as linhas de expressão na testa causem desconforto, especialmente à medida que o tempo passa, uma vez que tendem a se tornar mais proeminentes com a redução do colágeno e da elasticidade da pele.

Aqui estão algumas dicas importantes de como suavizar linhas de expressão na testa e prevenir que elas apareçam.

O que são linhas de expressão?

As rugas e linhas de expressão na testa e rosto, apesar de causarem confusão e aparentarem ser sinônimos, são coisas distintas.

Enquanto linhas de expressão são marcas finas que surgem nos locais onde há repetição de movimentos faciais, como ao entorno da boca ou na lateral externa dos olhos, devido a replicação de expressões ao longo do tempo. As rugas são sulcos ou dobras profundas causadas pelo envelhecimento da pele e perda da elasticidade.

É possível compreender que linhas de expressão na testa e rosto são mais sutis e tendem a aparecer durante expressões faciais comumente usadas, como sorriso e franzir da testa. Assim como as rugas, elas também se tornam mais visíveis com o passar da idade, da perda do colágeno, da elastina e da gordura facial.  

Causas das linhas de expressão na testa

Entenda melhor quais as causas do aparecimento de linhas de expressão na testa.

1. Expressões faciais

Como observado, as linhas de expressão na testa são traços comuns, que se manifestam no rosto ao longo dos anos, resultado do movimento dos músculos faciais. Indivíduos altamente expressivos, que frequentemente utilizam os músculos faciais para comunicar emoções e sentimentos, tendem a apresentar linhas de expressão mais proeminentes na testa, ao redor da boca e nos cantos dos olhos, em comparação com aqueles menos expressivos.

Além disso, pessoas envolvidas em atividades físicas, como musculação e crossfit, nas quais o levantamento de pesos pode levar à contração dos músculos faciais, também têm maior propensão a desenvolver linhas de expressão na testa. Este é mais um fator que contribui para a sua formação.

2. Envelhecimento

O próprio processo de envelhecimento contribui para o aumento das linhas de expressão na testa, devido a dois fatores distintos. Primeiramente, há o simples transcorrer do tempo. Quanto mais tempo se passa utilizando os músculos faciais e repetindo movimentos como sorrisos e choros, mais essas expressões se fixam no rosto na forma de linhas de expressão.

Além disso, a segunda razão está associada à perda de elasticidade da pele. Com o envelhecimento, a pele tende a perder sua elasticidade natural, o que resulta no surgimento mais evidente das linhas de expressão.

3. Perda da elasticidade da pele

Uma das características mais importantes da pele, é sua capacidade elástica. É devido a essa propriedade que a pele consegue se moldar de acordo com os movimentos do rosto, sem se romper e causar danos à saúde.

Porém, o constante movimento da musculatura facial leva ao repetido processo de contração e relaxamento da estrutura da pele, o qual, somado a perda dessa elasticidade com o passar dos anos, acaba resultando em finas marcas, as chamadas linhas de expressão.

4. Perda do colágeno e elastina

A elasticidade da pele é mantida por dois componentes principais: o colágeno e as fibras elásticas. O colágeno, uma proteína estrutural fundamental, constitui aproximadamente 75% do conteúdo da pele e é responsável pela sua resistência à tensão. 

Por outro lado, as fibras elásticas, longos filamentos de proteína também conhecidos como elastina, conferem à pele sua elasticidade e resistência, representando cerca de 2 a 3% de sua estrutura total.

Fatores como envelhecimento, desidratação e o hábito de fumar, levam, há uma redução gradual na produção de colágeno e fibras elásticas, ambas responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

Prevenção e tratamento: cuidados diários com a pele

Existem diversos meios de prevenção e tratamento para linhas de expressão na testa. Confira abaixo alguns:

1. Protetor solar

A falta de hidratação pode agravar as linhas de expressão da testa, portanto, beber a quantidade correta de água por dia é um hábito simples, porém fundamental, para os cuidados com a pele.

2. Água

Proteger-se contra os raios solares é uma das estratégias mais eficazes para prevenir a degradação da elasticidade da pele e evitar o surgimento de manchas e linhas de expressão na testa. Investir em protetores solares de qualidade, especialmente nas áreas expostas diariamente, é fundamental para manter a saúde e a firmeza da pele.

Para determinar a quantidade adequada de água necessária para cada indivíduo, é possível calcular 35  ml de água para cada 1 kg de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 kg precisa consumir aproximadamente 2,1 litros de água diariamente.

3. Hidratante facial e outros cosméticos de uso tópico

Existem inúmeros hidratantes e cosméticos formulados para melhorar a hidratação, nutrição e elasticidade da pele, auxiliando a prevenir e suavizar linhas de expressão.

É recomendado consultar um dermatologista de confiança para avaliar a necessidade de utilizar produtos dermatológicos e para obter orientações sobre cuidados específicos com a pele, personalizados para cada pessoa.

4. Procedimentos dermatológicos

Devido a alta demanda por peles lisinhas e com aspecto jovial, há diversos procedimentos estéticos dermatológicos sendo utilizados na prevenção e no tratamento das linhas de expressão na testa. 

O mais conhecido é o bom e velho botox, ou toxina botulínica, cujo objetivo é paralisar o músculo para atenuar e prevenir o aparecimento das linhas de expressão e rugas. Porém, existem outros tratamentos, como aplicação de laser e microagulhamento, preenchimento e peeling.

Novamente, recomenda-se procurar um profissional dermatologista de confiança para a orientação de tais procedimentos. 

5. Colágeno

Uma das proteínas mais abundantes no organismo, o colágeno desempenha um papel crucial na formação de diversos tecidos do corpo, constituindo uma parte significativa da estrutura dos cabelos, unhas, órgãos e pele.

Com o avanço da idade, a síntese de colágeno diminui e as fibras elásticas tornam-se menos flexíveis, o que compromete a firmeza e a elasticidade da pele, levando à formação de linhas de expressão na testa e rosto e, em maior grau, a formação de rugas. Para mitigar essa perda e prevenir a formação das linhas de expressão, estudos têm destacado a influência positiva do uso de suplementos de colágeno. 

Em um estudo realizado em 2021, dados demonstraram que o uso de suplemento de colágeno resultou na melhora da hidratação e elasticidade, menor aparência de linhas de expressão e rugas, redução no grau de celulite, bem como diminuição de poros.

Já  uma pesquisa randomizada mostrou resultados positivos do suplemento de colágeno na melhoria da hidratação, elasticidade, rugosidade e densidade da pele. Além disso, duas revisões * sistemáticas de estudos revelaram que quase todos os estudos analisados relataram os efeitos benéficos da suplementação de colágeno.

Apesar de serem um sinal comum do envelhecimento da pele, as linhas de expressão na testa podem ser amenizadas com alguns hábitos, procedimentos estéticos e em alguns casos a suplementação de colágeno. 

Referências

Foto de Joana Mazzochi Aguiar

Conteúdo criado por especialista:

Joana Mazzochi Aguiar

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Joana Mazzochi Aguiar, nutricionista (CRN 10 – 10934), formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É especialista em Atendimento Nutricional para Cirurgia Bariátrica e atualmente cursa pós-graduação em Saúde da Mulher e Estética pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional e do cuidado integral à saúde feminina.

Saiba mais sobre Joana Mazzochi Aguiar

Aproveite e veja também