Carregando...

Como a falta de vitamina B6 afeta a sua saúde

Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 desempenha um papel importante em várias funções do corpo, como a produção de hemoglobina, o metabolismo de aminoácidos e a manutenção da saúde do sistema nervoso. Segundo informações da Harvard Health,  o suplemento de vitamina B6 é um dos recursos terapêuticos mais promissores das náuseas induzidas pela gravidez. 

Devido à sua importância, a falta de vitamina B6 pode levar a uma série de condições de saúde. Desde um simples problema de pele até problemas neurológicos, é essencial garantir uma ingestão adequada de vitamina B6 através da alimentação ou suplementos do complexo B. Saiba como a falta dessa vitamina pode afetar a sua saúde a seguir!

Qual a função da vitamina B6 no corpo?

Conforme estudos, a vitamina B6 está envolvida como cofator em mais de 100 reações enzimáticas, incluindo:

Metabolismo de aminoácidos

A vitamina B6 é necessária para a conversão de aminoácidos em proteínas, bem como para a produção de neurotransmissores envolvidos na regulação do humor.

Produção de hemoglobina

Essa vitamina é essencial para a produção de hemoglobina, que é a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos.

Sistema nervoso

A síntese de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina e serotonina, necessita da presença de vitamina B6.

Regulação do açúcar no sangue

A vitamina B6 se envolve na conversão de glicogênio em glicose e na regulação da liberação de insulina.

Sistema imunológico

A vitamina B6 é necessária para a produção de anticorpos, que ajudam o corpo a combater infecções.

Sistema cardiovascular

A B6 é necessária para o metabolismo de homocisteína, um aminoácido que está relacionado ao risco de doenças cardiovasculares.

Saúde da pele

A vitamina B6 ajuda a regular a produção de sebo na derme e a prevenir problemas de pele como dermatite seborreica e acne.

Dá para perceber que garantir a ingestão diária de vitamina B6 é importante para manter o bom funcionamento do corpo, não é?

O que causa vitamina B6 baixa?

Há várias causas para a deficiência de vitamina B6, como:

Dieta inadequada

Uma dieta pobre em alimentos ricos em vitamina B6, como cereais integrais, legumes, nozes, sementes, carnes e peixes pode levar à falta dessa vitamina no corpo.

Problemas de absorção

Algumas condições como a doença celíaca, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável, podem afetar a absorção de nutrientes, incluindo a vitamina B6.

Uso de certos medicamentos

Alguns medicamentos, como anticonvulsivantes, anti tuberculose e contraceptivos orais, podem interferir na absorção e na utilização da vitamina B6.

Etilismo

O consumo excessivo de álcool pode levar à falta de vitamina B6, pois o álcool interfere na absorção e no metabolismo desta vitamina.

Gravidez e lactação

As necessidades de vitamina B6 aumentam durante a gestação e lactação. Se a ingestão dessa vitamina não for ajustada, pode ocorrer a falta de vitamina B6 na gravidez.

Problemas renais

Algumas disfunções renais podem afetar a capacidade do corpo de converter a forma inativa de vitamina B6 em sua forma ativa, o que pode levar à falta de vitamina B6 no organismo.

Aproveite e veja também

Sintomas da falta de vitamina B6

A falta de vitamina B6 pode provocar uma variedade de sintomas e problemas de saúde, incluindo:

  • anemia;
  • dermatite seborreica;
  • erupções cutâneas;
  • problemas neurológicos;
  • fraqueza muscular;
  • distúrbios do sono; 
  • problemas no sistema imunológico.

Como repor a vitamina B6

Existem diversas maneiras de repor a vitamina B6 no organismo, como:

  • Comer alimentos com vitamina B6: cereais integrais, legumes, nozes, sementes, carnes e peixes são exemplos de fontes de vitamina B6.
  • Usar suplementos de vitamina B6: os suplementos de vitamina do complexo B podem ser uma alternativa para manter e repor os níveis de vitamina B6. 
  • Injeções de vitamina B6: Em alguns casos, quando a deficiência é grave, o médico pode recomendar injeções dessa vitamina para repor os níveis rapidamente.

Em resumo, não é difícil resolver a falta de vitamina B6 no organismo ou manter bons níveis dessa vitamina. Para evitar os sintomas e problemas causados pela falta de B6, é preciso garantir o consumo diário de alimentos fonte ou incluir suplementos do complexo B na rotina.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.