Carregando...

7 dicas de como fortalecer as unhas e mantê-las saudáveis

Seja para exibir uma manicure bem feita, mostrar seu estilo pessoal ou simplesmente sentir-se mais confiante: as unhas desempenham um papel importante na aparência e bem-estar. No entanto, por diversos motivos as unhas podem ficar frágeis, quebradiças e desgastadas.

Cuidar das unhas não apenas resultará em unhas mais bonitas, mas também refletirá positivamente na sua autoestima. Além disso, unhas fortes e saudáveis não são apenas um indicador de beleza, mas também de saúde.  

Dito isso, aqui neste artigo você encontrará um guia completo com as melhores dicas de como fortalecer as unhas e mantê-las saudáveis.

Por que as unhas ficam fracas e quebradiças?

As unhas podem ficar fracas e quebradiças devido a uma variedade de fatores, e entender esses motivos é fundamental, pois assim, você saberá como fortalecer as unhas adequadamente e mantê-las saudáveis. Aqui estão algumas das principais causas para isso:

  • contato frequente com produtos químicos agressivos, como removedores de esmalte, detergentes e produtos de limpeza;
  • roer as unhas, usar as unhas como ferramentas para tarefas como abrir embalagens ou coçar, ou até mesmo aplicar esmaltes em excesso sem dar intervalos para a unha respirar;
  • dieta pobre em nutrientes como biotina, ferro e proteínas;
  • idade avançada e propensão genética;
  • exposição excessiva à água e a flutuações frequentes entre um ambiente úmido e seco;
  • certas condições de saúde, como deficiências de tireoide, psoríase e fungos;
  • exposição a temperaturas extremas, vento e poluição ambiental.

7 dicas de como fortalecer as unhas

Para quem está buscando maneiras de como deixar a unha forte, criamos uma lista com 7 principais dicas para ter unhas fortes e bonitas:

  • mantenha uma dieta balanceada: consuma alimentos ricos em nutrientes essenciais, como biotina, ferro, proteínas, cálcio e ácidos graxos ômega-3;
  • suplemente, se necessário: hoje em dia é possível encontrar vitaminas como, gomas para cabelo, pele e unha que pussem ingredientes como vitamina A, zinco, biotina entre outros que dão auxilio para unhas mais fortes e saudáveis;
  • hidratação adequada: beba bastante água para manter suas unhas e cutículas hidratadas;
  • use luvas de proteção: ao lidar com produtos químicos ou realizar tarefas domésticas que envolvam contato com água, detergentes ou produtos de limpeza, use luvas;
  • cuide bem das suas unhas: corte-as e lixe-as regularmente, e evite roer as unhas. Se for passar esmaltes, escolha produtos de qualidade e evite deixá-los por muito tempo;
  • não use unhas como ferramentas: evite usar suas unhas para abrir embalagens, arranhar superfícies ou realizar tarefas que exijam pressão excessiva;
  • produtos de fortalecimento: considere o uso de esmaltes fortalecedores ou endurecedores de unhas, que podem ajudar a fortalecê-las ao longo do tempo.

Hábitos a evitar para manter as unhas fortes

Tão importante quanto saber o que fazer para fortalecer as unhas, é preciso lembrar daquilo que é necessário evitar.

Como já mencionado, uma das principais atitudes a se evitar para quem está fortalecendo as unhas é roê-las, usar esmaltes e unhas postiças por muito tempo, ou lixá-las demasiadamente. Esquecer de protegê-las ao usar produtos químicos fortes ou detergentes também pode causar problemas. 

Outros grandes inimigos das unhas fortes são a má alimentação e a falta de hidratação adequada, que podem gerar essa e outras respostas negativas no organismo.

Aproveite e veja também

Como a alimentação pode contribuir em como fortalecer as unhas

Uma dieta equilibrada desempenha um papel fundamental na saúde das unhas, fornecendo os nutrientes essenciais necessários para o seu crescimento e manutenção. Mas o que comer para fortalecer as unhas? 

Proteínas, encontradas em alimentos como carne magra, frango, peixe, ovos e leguminosas, desempenham um papel crucial, bem como a biotina, encontrada em ovos, nozes, sementes, abacates, peixes e espinafre. 

O ferro, o cálcio, o zinco e a vitamina A também são importantes para evitar unhas frágeis. É possível consumir esses nutrientes nos seguintes alimentos: carne vermelha magra, fígado, lentilhas, espinafre, laticínios, salmão, sementes como chia e linhaça, nozes, grãos integrais e ovos.

Por fim, não subestime a importância da hidratação adequada. Beber água suficiente ao longo do dia é essencial para manter as unhas e a pele bem hidratadas. 

Combinar uma dieta rica nesses nutrientes com práticas adequadas de cuidado das unhas é a chave para manter unhas fortes e saudáveis! Se você tiver dúvidas sobre a sua dieta ou saúde das unhas, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista, ok?

Melhora da microbiota intestinal

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.