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Conheça os benefícios de tomar sol para sua saúde

O sol é um elemento-chave para toda a vida na Terra, inclusive a nossa. Entretanto, a relação entre exposição excessiva à radiação ultravioleta e o câncer de pele levou as pessoas a serem bem mais cautelosas ao redor do Astro Rei, no entanto, há muitos benefícios de tomar sol.

É importante encontrar o equilíbrio certo! Isso pode ajudar as pessoas a manter níveis ideais de vitamina D e aproveitar os benefícios de um dia ensolarado para a saúde mental sem se colocar em risco.

Continue lendo para saber mais sobre os benefícios de tomar sol e como adotar esse hábito de forma segura!

Principais benefícios de tomar sol

De todos os benefícios de tomar sol para a saúde, iniciar o processo de síntese de vitamina D é o mais conhecido. Isso porque, quando os raios UVB atingem a pele, eles interagem com a proteína 7-DHC para produzir vitamina D3. Inclusive, existem algumas diferenças entre vitamina D e vitamina D3 que são importantes de saber. Ambas compartilham semelhanças em sua estrutura química e desempenham um papel importante na absorção de cálcio e na imunidade.

De acordo com pesquisas, os benefícios de tomar sol incluem:

  • suporte à saúde dos ossos;
  • gerenciamento dos níveis de cálcio;
  • redução de inflamações;
  • apoio ao sistema imunológico e ao metabolismo da glicose.

Além disso, estudos sugerem que a exposição diária ao sol faz com que a pele libere estoques de óxidos de nitrogênio, que dilatam as artérias e reduzem a pressão.

Também não podemos esquecer que, segundo estudos, a luz solar ajuda a definir o ritmo circadiano, regulando os níveis de serotonina e melatonina. Isso pode contribuir positivamente para o sono, disposição, saúde mental e humor de diferentes maneiras!

Dito isso, a maioria concorda que o sol é fundamental para a sensação de energia e motivação, mas quando nem o sol consegue proporcionar isso, talvez seja hora de buscar saber qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental.

Uma outra substância essencial para disposição é a Coenzima Q10. Depois de descobrir como tomar Coenzima Q10 algumas pessoas podem sentir uma melhora da energia e disposição. O melhor "remédio" para falta de energia às vezes é um banho de sol ou nutrientes específicos.

Qual o melhor horário para tomar sol?

Ter um cuidado especial com o horário garante que você aproveite os benefícios de tomar banho de sol. Normalmente, não é recomendado se expor diretamente aos raios ultravioleta entre 10h e 16h. Nesses horários, a incidência é direta e mais intensa, podendo provocar queimaduras em quem tem a pele mais clara.

Portanto, aproveite os benefícios de tomar banho de sol antes das 10h da manhã e após as 16h. Caminhadas pela manhã ou ao fim da tarde podem ser perfeitas para isso!

Além disso, de acordo com a OMS, obter de 5 a 15 minutos de luz solar em seus braços, mãos e rosto 2 a 3 vezes por semana é suficiente para aproveitar os benefícios de quem toma sol que aumentam a vitamina D. Observe que o sol deve penetrar na pele. Portanto, usar protetor solar ou roupas compridas não permitirá que você tenha todos os benefícios de tomar sol.

Pode tomar sol todos os dias?

Sim, há benefícios de tomar sol diariamente, desde que nos horários adequados. Respeite sempre o tempo-limite indicado e não esqueça de observar o seu corpo. Caso sua pele seja mais sensível e apresente queimaduras, reduza seu tempo de exposição ou tome os cuidados a seguir! Assim, é possível aproveitar osbenefícios de quem toma sol.

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Quais os principais cuidados ao tomar sol?

Os benefícios de tomar sol são muitos, mas precisamos nos atentar aos riscos. Se você planeja ficar no sol por mais de 15 minutos, é essencial proteger a pele. Você pode fazer isso aplicando protetor solar com fator de proteção solar (SPF) de pelo menos 30. Usar chapéu e camisas com proteção UVA/UVB, bem como óculos de sol, também pode ajudar.

Lembre-se de que, como em vários outros casos, o problema de tomar sol está nos excessos. Portanto, tome os devidos cuidados e aproveite todos os benéficios de tomar sol para a sua saúde!

Melhora da sensibilidade à insulina

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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