Carregando...

Tosse alérgica: conheça as causas, sintomas e tratamento

A tosse é um mecanismo natural do corpo para eliminar irritantes e secreções das vias respiratórias. No entanto, quando a tosse persiste por longos períodos ou é acompanhada de sintomas específicos, como coceira nos olhos, nariz entupido e espirros frequentes, pode ser um indicativo de uma tosse alérgica.

Neste post, vamos falar mais sobre o universo da tosse alérgica, para compreender suas principais causas, identificar seus sintomas característicos e explorar as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida dos afetados. Afinal, o conhecimento sobre essa condição é fundamental para uma abordagem efetiva e bem informada.

Principais causas da tosse alérgica

A tosse alérgica é uma condição respiratória que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e é considerada uma das manifestações mais comuns de reações alérgicas do sistema respiratório. Ela é desencadeada por uma resposta inadequada do sistema imunológico a substâncias inofensivas presentes no ambiente.

Em indivíduos suscetíveis a alergias, esse sistema pode reagir de forma exagerada a partículas inofensivas. Quando exposto a elementos alérgenos, o sistema imunológico produz uma proteína chamada imunoglobulina E (IgE), que desencadeia a liberação de histamina e outras substâncias químicas inflamatórias. 

As principais causas da tosse alérgica incluem:

  • ácaros;
  • pólen;
  • faringite alérgica com tosse;
  • mofo;
  • pelos de animais;
  • poluentes ambientais.

Embora a tosse alérgica não seja contagiosa no sentido tradicional, é importante mencionar que a predisposição genética pode aumentar a probabilidade de desenvolver alergias! Se pais têm histórico de alergias respiratórias, como rinite alérgica, asma ou tosse alérgica, seus filhos têm maior risco de herdar essa suscetibilidade.

Contudo, a exposição aos alérgenos é o fator desencadeante. Ou seja: não basta ter a predisposição genética, é preciso ter contato com as substâncias alergênicas para desenvolver a tosse alérgica infantil.

Sintomas de tosse alérgica

Alguns dos principais sintomas da tosse alérgica com catarro ou tosse seca alérgica são:

  • tosse persistente;
  • coceira na garganta;
  • coceira nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • espirros frequentes;
  • irritação na garganta;
  • dificuldade respiratória;
  • ruídos respiratórios agudos ou chiados no peito;
  • cansaço e fadiga;
  • dor de cabeça, mal-estar geral e dores musculares;
  • olhos podem ficar inchados, avermelhados e sensíveis à luz.

É importante lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e também depender do tipo de alérgeno envolvido. Alguns podem apresentar apenas sintomas respiratórios, enquanto outros podem ter uma combinação de sintomas respiratórios e oculares.

Caso você ou alguém próximo apresente esses sintomas de forma persistente, é fundamental buscar a avaliação de um profissional de saúde. O controle das alergias pode melhorar significativamente a qualidade de vida e prevenir complicações a longo prazo.

Como saber se a tosse é alérgica ou não?

Normalmente, as pessoas têm dificuldade em saber como é a tosse alérgica. Ela é desencadeada pela exposição a alérgenos, como ácaros, pólen, mofo, pelos de animais e partículas presentes no ambiente. 

Além da tosse persistente, os acometidos podem apresentar coceira na garganta, nariz escorrendo, espirros e congestão nasal. Coceira, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos são comuns na tosse alérgica — e pessoas com histórico familiar de alergias respiratórias têm maior probabilidade de desenvolvê-la.

Outros tipos de tosse, como a ocasionada por infecções respiratórias, geralmente são acompanhadas por outros sintomas, como febre, dores no corpo e sensação de mal-estar.

Aproveite e veja também

Como aliviar a tosse alérgica?

Se você está buscando como acabar com tosse alérgica, nós temos algumas dicas. Aqui, preparamos uma lista com o que é bom para tosse alérgica:

  • antialérgicos: medicamentos que bloqueiam a ação da histamina, uma substância liberada pelo sistema imunológico em resposta aos alérgenos;
  • corticosteroides intranasais: ajudam a reduzir a inflamação das vias nasais, aliviando a congestão e a coriza;
  • xaropes para tosse alérgica e pastilhas: alguns xaropes e pastilhas para tosse contêm ingredientes naturais, como mentol ou eucalipto, que podem ajudar a acalmar a garganta;
  • NAC (N-acetilcisteína): o NAC é um suplemento que tem sido estudado por suas propriedades mucolíticas, ajudando a diluir o muco, e antioxidantes. Pode ser útil para pessoas com tosse alérgica, principalmente aquelas que sofrem com acúmulo excessivo de muco. Contudo, é importante consultar um médico antes de iniciar o uso, para garantir que seja adequado ao seu caso específico;
  • mel: o mel possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e tem sido usado tradicionalmente como um remédio para tosse alérgica mais natural;
  • própolis: possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Alguns estudos sugerem que o própolis verde pode ajudar a aliviar a tosse e melhorar a saúde das vias respiratórias;
  • chá para tosse alérgica: gengibre, camomila, eucalipto, hortelã e malva são usados para aliviar a condição.

Melhora da sensibilidade à insulina

Tratamento para tosse alérgica

O tratamento da tosse alérgica envolve uma abordagem multifacetada, que visa aliviar os sintomas, controlar as reações alérgicas e minimizar a exposição aos alérgenos. Se você quer saber como tratar tosse alérgica, irá encontrar tratamentos que vão desde os medicamentos anti-histamínicos e remédios naturais até a imunoterapia, uma espécie de "vacina de alergia".

Essa é uma abordagem de tratamento de longo prazo que envolve a administração controlada de alérgenos para aumentar a tolerância do corpo a essas substâncias e, consequentemente, reduzir os sintomas alérgicos.

É fundamental ressaltar que o tratamento da tosse alérgica deve ser orientado por um profissional qualificado, como um médico alergologista ou pneumologista. Somente um especialista poderá fazer uma avaliação completa do quadro clínico, identificar os alérgenos desencadeantes e recomendar o tratamento mais adequado para cada caso específico, ok?

Em suma, a tosse alérgica pode ser um sintoma desconfortável e irritante, mas é importante lembrar que geralmente é uma reação do corpo a substâncias presentes no ambiente. Ao adotar uma abordagem pró-ativa em relação à saúde respiratória e alergias, é possível minimizar os sintomas da tosse alérgica e desfrutar de uma vida mais confortável e plena.

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.