Carregando...

Como escolher o suplemento para crianças ideal: Um guia completo

Durante a infância, a nutrição desempenha um papel vital para garantir um crescimento saudável e o desenvolvimento adequado de todos os sistemas do corpo. Mas, em alguns casos, obter todos os nutrientes necessários apenas por meio da alimentação é desafiador, especialmente para crianças em fase de seletividade alimentar. É aqui que os suplementos para crianças entram em cena.

Ao fornecer as vitaminas e minerais que podem estar faltando, os suplementos garantem que as crianças recebam tudo que precisam para se desenvolverem. Mas como escolher um suplemento para crianças? Este texto guiará você sobre como selecionar o suplemento certo!

A importância da suplementação na infância

Para aqueles que se perguntam para que serve o suplemento infantil, a resposta é simples: durante a infância o corpo está em um ritmo acelerado de crescimento em que cada célula do organismo demanda uma ampla gama de nutrientes. Garantir uma alimentação equilibrada e variada é o ideal para fornecer esses nutrientes, no entanto, isso nem sempre é viável em se falando de crianças.

Dificilmente as crianças conseguem obter todas as vitaminas e minerais necessários apenas por meio dos alimentos. Algumas podem ter restrições dietéticas, alta seletividade alimentar, enfrentar desafios de absorção nutricional ou simplesmente não ter acesso a uma alimentação variada. Nesses casos, a suplementação torna-se uma ferramenta valiosa.

Através de um suplemento vitamínico para crianças, é possível preencher lacunas nutricionais e garantir que o organismo infantil receba o suporte necessário. Um estudo controlado revelou que os suplementos nutricionais orais diários podem ser usados ​​como uma forma eficaz de promover a recuperação do crescimento em crianças em risco de desnutrição, incluindo aquelas que também têm comportamentos alimentares exigentes.

Assim, a suplementação na infância pode ser um complemento essencial para promover uma base de saúde sólida.

Diferenciais dos suplementos vitamínicos infantis

O organismo infantil possui necessidades bem diferentes do adulto, portanto, em primeiro lugar um suplemento vitamínico infantil contém dosagens mais baixas de nutrientes. Além disso, os suplementos para crianças muitas vezes incluem nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento, como cálcio e vitamina D, em proporções que apoiam a formação óssea e o desenvolvimento cognitivo.

Outra característica distinta é a formulação dos suplementos vitamínicos infantis: muitos suplementos pediátricos são projetados para serem palatáveis, com sabores e formatos atrativos, como vitamina infantil em gomas ou líquidos, facilitando sua ingestão.

Já os suplementos para adultos, por outro lado, focam em necessidades específicas dessa fase da vida e não tanto no formato. Por isso, é essencial saber como escolher um suplemento apropriado para crianças, garantindo que as necessidades nutricionais sejam atendidas de maneira segura, eficaz e divertida.

Quais são os suplementos mais indicados para crianças?

Embora a alimentação deva ser a fonte primária e mais importante de nutrientes, há casos em que os suplementos podem ser úteis para garantir que a criança receba tudo o que precisa. Então, qual o melhor suplemento alimentar Kids? Aqui estão alguns nutrientes que, conforme estudos, são relevantes para a saúde infantil:

Vitamina C

Essencial para a formação de colágeno e reparação de tecidos. Essa vitamina também contribui para a absorção de ferro, ajudando a manter gengivas, dentes e ossos saudáveis.

Ferro

Fundamental para a produção da proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para todo o corpo. A deficiência de ferro pode levar à anemia, que causa fadiga e fraqueza em crianças.

Vitamina D

Auxilia na absorção de cálcio e por isso é fundamental para o desenvolvimento e manutenção dos ossos. Muitas crianças não recebem vitamina D suficiente, especialmente durante os meses de inverno.

Vitamina A

A suplementação de vitamina A em crianças diminui a gravidade e a incidência de mortes relacionadas à diarreia e ao sarampo nos países em desenvolvimento, onde a deficiência de vitamina A é comum.

Ácido fólico

A ingestão adequada desse nutriente durante a infância pode ajudar na prevenção de doenças futuras e garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Zinco

Esse mineral auxilia no crescimento, na função imunológica e na cicatrização de feridas. Também é essencial para o paladar, olfato e visão.

Antes de introduzir qualquer suplemento na dieta de uma criança, é crucial consultar um pediatra ou nutricionista para garantir que a suplementação seja apropriada e segura.

Aproveite e veja também

Como escolher o melhor suplemento vitamínico para crianças?

O primeiro fator de escolha é priorizar produtos de marcas conhecidas e confiáveis, que possuam certificações de qualidade e transparência em relação aos ingredientes utilizados.

Outro ponto essencial na escolha de um suplemento vitamínico para crianças é a leitura atenta do rótulo. Opte por produtos sem aditivos, corantes ou conservantes artificiais e evite aqueles com altos teores de açúcar. A vitamina infantil em gomas da Ocean Drop é 100% vegana, feita com tapioca orgânica, pectina, açúcar de cana natural, aromas e corantes naturais.

A escolha também deve levar em conta aqueles suplementos que estão alinhados com as necessidades específicas da criança, evitando fórmulas que possam fornecer dosagens excessivas. Por fim, é importante considerar também as preferências da criança em termos de sabor e formato (líquido, goma, comprimido) para garantir que ela esteja disposta a tomar o suplemento regularmente.

Quando é recomendado utilizar suplemento vitamínico infantil?

Um médico pediatra ou um nutricionista infantil saberá avaliar a necessidade e recomendar um suplemento para crianças. A decisão de introduzir suplementos na rotina de uma criança deve ser cuidadosamente considerada, por isso a avaliação de um profissional da saúde é essencial.

Idealmente, as crianças devem obter todos os nutrientes por meio de alimentos variados, mas há situações específicas que podem justificar a suplementação, como:

  • restrições alimentares (como veganismo ou intolerâncias alimentares);
  • condições médicas que afetam a absorção de nutrientes;
  • períodos de rápido crescimento;
  • alta seletividade alimentar (comum do comportamento infantil);
  • casos de sintomas de deficiências nutricionais (fadiga constante, dificuldade de concentração ou atraso no crescimento).

Cada fase da infância tem requisitos nutricionais diferentes, e a suplementação deve ser inserida para complementar as lacunas. A saúde dos pequenos é preciosa, e uma abordagem informada e criteriosa garantirá que eles recebam o melhor apoio nutricional para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Escolher conscientemente é investir no futuro da saúde deles.

Texto escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.