Carregando...

Rugas na testa: o que são e como se livrar delas

Você já parou para pensar nas histórias que as linhas traçadas em nossa testa contam? Cada ruga pode ser vista como um capítulo da nossa jornada, um registro das expressões, sorrisos, preocupações e experiências que acumulamos ao longo dos anos. 

No entanto, embora sejam naturais, para muitas pessoas as rugas na testa são um sinal de envelhecimento que se deseja adiar ou suavizar. Saiba a seguir por que elas surgem e como eliminar rugas na testa.

Principais causas de rugas na testa

As rugas de expressão na testa podem ser causadas por um conjunto de diferentes fatores, que geralmente combinam entre si e se potencializam. Alguns dos principais deles incluem:

  • envelhecimento natural e perda de elasticidade na pele;
  • exposição ao sol sem proteção;
  • expressões faciais repetitivas, como franzir a testa ou piscar;
  • tabagismo, má alimentação e desidratação;
  • predisposição genética a rugas na testa;
  • poluição ambiental;
  • estresse crônico;
  • falta de cuidados com a pele.

Como evitar rugas na testa?

Prevenir rugas profundas na testa requer um cuidado constante com a pele e a adoção de hábitos saudáveis. Aqui estão algumas dicas bem importantes que podem ajudar a evitar o surgimento prematuro de rugas na testa:

  • use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV;
  • mantenha a pele bem hidratada usando um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele;
  • estabeleça uma rotina de cuidados com a pele que inclua limpeza, tonificação e hidratação regularmente;
  • consuma uma dieta rica em antioxidantes, como frutas, vegetais, e alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3;
  • mantenha-se hidratado bebendo água suficiente ao longo do dia;
  • remova a maquiagem completamente antes de dormir;
  • Evite fumar e beber excessivamente;
  • Se você estiver preocupado com rugas na testa ou estiver buscando opções de tratamento preventivo, consulte um dermatologista. Eles podem recomendar produtos ou procedimentos específicos para a sua pele.

Formas de tratamento

O tratamento das rugas na testa pode variar de opções simples de cuidados com a pele a procedimentos mais avançados, dependendo da gravidade das rugas e das particularidades de cada pessoa.

Para quem está em busca de uma forma simples de como diminuir rugas na testa, a resposta pode estar em produtos que possuem ingredientes como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes. Eles podem ajudar a suavizar as rugas e melhorar a textura da pele. 

Além disso, suplementos como o colágeno também são um ótimo apoio. Pesquisas apontam que, em 12 semanas, ele ajudou a recuperar a elasticidade e aparência mais lisa da pele. Exercícios para rugas na testa, como yoga facial, são outro complemento interessante.

Aproveite e veja também

É possível eliminar as rugas na testa?

Além de seguir os tratamentos menos invasivos indicados acima, existem outras alternativas de como acabar com rugas na testa. Por exemplo:

  • toxina botulínica (Botox): injeções de Botox são um tratamento comum para rugas na testa. A toxina paralisa temporariamente os músculos responsáveis pelas rugas, suavizando as linhas de expressão;
  • preenchimento dérmico: injeções de preenchedores dérmicos, como ácido hialurônico, podem preencher as rugas na testa, proporcionando uma aparência mais lisa;
  • peelings químicos: eles envolvem a aplicação de ácidos na pele para remover a camada superficial danificada, estimulando o crescimento de uma pele mais jovem e saudável;
  • microagulhamento: esse procedimento usa pequenas agulhas para estimular a produção de colágeno, melhorando a textura e suavizando as rugas.

No mais, as rugas na testa são um fenômeno natural da pele em resposta ao processo de envelhecimento, exposição solar, e a uma série de fatores. Mas é fato que essas marcas podem aparecer mais cedo do que gostaríamos. Por isso, foco na prevenção! É sempre mais fácil resolver um problema antes que ele se agrave. A chave é informar-se bem e escolher a abordagem que melhor se alinhe às suas expectativas e particularidades de saúde.

Melhora da sensibilidade à insulina

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.