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Falta de vitamina K: Conheça as causas e sintomas

O que você sabe sobre a vitamina K? Apesar de pouco falarem sobre ela, essa vitamina é importante para o organismo, especialmente para a coagulação sanguínea e saúde dos ossos. De acordo com um artigo publicado na Harvard Health, a vitamina K ajuda a produzir várias proteínas necessárias para a coagulação do sangue e a construção dos ossos. Por isso, a falta de vitamina K pode levar a problemas de coagulação, aumentando o risco de hemorragias, além de comprometer a absorção do cálcio pelo organismo e prejudicar a saúde dos ossos.

Há alguns sintomas da falta de vitamina K que podem se confundir com outros problemas de saúde como desenvolver hematomas com facilidade, sangramento nas gengivas e nariz e coagulação sanguínea lenta. Portanto é muito importante não esquecer de fornecer essa vitamina para o corpo através de alimentos ou suplementos. Aprenda mais sobre as funções dessa vitamina a seguir!

Qual a principal função da vitamina K?

A vitamina K está presente em todo o corpo, incluindo fígado, cérebro, coração, pâncreas e ossos. Essa vitamina desempenha funções bem importantes no organismo, especialmente no processo de coagulação sanguínea e na saúde dos ossos.

Coagulação sanguínea

Em relação à coagulação sanguínea, estudos indicam que a vitamina K é essencial para a produção de protrombina e outros fatores de coagulação. Sem essa vitamina, o processo de coagulação seria muito lento e um sangramento seria mais difícil de controlar. Por isso, não é à toa que as recomendações atuais para a ingestão dietética de vitamina K são baseadas na dose diária necessária para prevenir um sangramento.

Saúde dos ossos

Além disso, a vitamina K também é necessária para a formação de proteínas que ajudam a manter a saúde dos ossos e dos tecidos moles do corpo. Estudos mostram que a deficiência de vitamina K pode estar associada a um risco aumentado de fraturas ósseas. Além disso, há evidências científicas consistentes de que a vitamina D com K2, podem aumentar a densidade mineral óssea em pessoas com osteoporose reduzindo as taxas de fratura.

Saúde cardiovascular

Essa vitamina também é importante para a função cardíaca. Segundo estudos, a vitamina K pode reduzir o risco de dano vascular, já que ela inibe o acúmulo de cálcio nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso permite que o cálcio seja utilizado em outras funções no organismo, o que mantém as artérias saudáveis e flexíveis

Causas da falta de vitamina K

Apesar de rara, existem algumas causas que podem levar à deficiência de vitamina K no organismo, como:

Dieta pobre em vitamina K

Essa vitamina é encontrada em vegetais verdes escuros, legumes, óleos vegetais e alimentos de origem animal. Uma dieta que não inclua esses alimentos, pode provocar deficiência de vitamina K.

Problemas de absorção

Doenças que comprometem o intestino geralmente promovem deficiência de vitaminas. A doença inflamatória intestinal, doença celíaca ou doenças hepáticas, podem interferir na absorção de nutrientes, incluindo a vitamina K. Isso significa que por mais que haja consumo da vitamina, ela não é absorvida totalmente pelo organismo.

Uso de antibióticos

Além das fontes alimentares, a vitamina K também é sintetizada por bactérias intestinais. Ocorre que alguns antibióticos podem matar as bactérias intestinais que produzem vitamina K, o que pode levar à falta de vitamina K.

Doenças hepáticas

Como a vitamina K é armazenada no fígado, algumas doenças hepáticas podem interferir na sua capacidade de armazenar e usar a vitamina.

Uso de anticoagulantes

O uso de medicamentos com ação anticoagulante interferem no processo de coagulação sanguínea, e a vitamina K é necessária para produzir os fatores de coagulação. Por isso, o uso prolongado de anticoagulantes pode levar à deficiência de vitamina K.

Sintomas da falta de vitamina K

A falta de vitamina K pode causar sintomas variados, que por vezes se confundem com outros problemas de saúde. Os principais sinais da falta dessa vitamina incluem:

  • sangramento excessivo ou prolongado após uma lesão ou cirurgia;
  • hematomas frequentes;
  • sangramento nas gengivas ou nariz;
  • sangramento no trato digestivo, que pode ser visto nas fezes;
  • menor resistência óssea, o que pode levar a fraturas;

Então como saber se a vitamina K está baixa? Observando os sintomas em conjunto com um exame de sangue. Um médico ou nutricionista poderá avaliar e fazer a requisição do exame sanguíneo para detectar a deficiência.

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Alimentos fonte de vitamina K

Algumas bactérias do intestino sintetizam certa quantidade de vitamina K que é utilizada pelo organismo. No entanto, existem diversos alimentos fonte de vitamina K, como:

  • vegetais folhosos verdes, como couve, espinafre, acelga, alface, brócolis, rúcula e agrião;
  • vegetais crucíferos, como couve-flor, repolho e couve de bruxelas;
  • óleos vegetais, como óleo de soja, óleo de canola e óleo de oliva;
  • frutas, como kiwi, mirtilos e figos;
  • carnes, como fígado e frango;
  • laticínios, como queijo e iogurte.

Além das fontes alimentares, há também suplementos de vitamina K que podem suprir os requerimentos do corpo, caso haja falta de vitamina K no organismo.

O importante é não deixar que a falta de vitamina K prejudique sua coagulação e saúde óssea. Procure garantir a ingestão adequada dessa vitamina através de uma dieta saudável e variada ou, se necessário, pela suplementação adequada prescrita por um profissional de saúde.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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