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Como melhorar a concentração em 9 passos

Para render no trabalho, na faculdade e nas atividades do dia a dia, saber como melhorar a concentração é fundamental! O trabalho cognitivo exercido pelo cérebro passa por muitos processos ao longo do dia. Além das inúmeras distrações existentes - como as redes sociais, barulhos externos ou até nosso próprio cansaço - que podem nos tirar do foco e reduzir nossa capacidade produtiva.

Ao entender como melhorar a concentração, nos tornamos mais aptos a encarar as tarefas rotineiras, desde as mais simples às mais complexas, tornando o processo mais eficiente e otimizado. Se você quer saber como melhorar a concentração nos estudos, trabalho ou em qualquer área da vida, incorpore à sua vida os 9 passos a seguir!

A importância de saber como melhorar a concentração

Aprender como melhorar a concentração é como aprender um esporte novo: exige treino e comprometimento diário. O cérebro também precisa ser estimulado a adaptar-se a novas situações, rotinas e desafios, assim como precisa ser trabalhado para aprimorar a forma com que lida com essas situações.

Não é da noite para o dia que você atinge seus melhores resultados, eles também exigem treino, comprometimento e dedicação. Outro ponto muito importante é respeitar sua individualidade. Assim como nos esportes, sua evolução e seus resultados dependem das suas características individuais - há pessoas com maior e menor facilidade de seguir os passos de como melhorar a concentração. Por isso, respeite seu processo individual.

Como melhorar o foco e concentração em 9 passos

1. Sono de qualidade

Você já reparou que, por algum motivo, quando não consegue ter uma boa noite de sono ou quando não dorme o tempo suficiente, sua capacidade de lidar com as situações do dia seguinte ficam mais limitadas? Eleito o primeiro passo de como melhorar a concentração, o sono é um fator fundamental para preparar seu cérebro para as atividades do dia seguinte.

É praticamente impossível contar com uma boa concentração e capacidade cognitiva, sem que haja uma boa noite de sono. Por isso, esqueça o “trabalhe enquanto eles dormem” e programe sua rotina para incluir um sono de qualidade nela, você terá um dia muito mais produtivo!

Para saber se você tem um sono de qualidade, responda às seguintes perguntas: “Quando deito na cama, demoro a pegar no sono ou durmo rápido?”, “Durmo a noite toda ou acordo durante a noite?”, “Quando me levanto no dia seguinte, tenho a sensação de que quase não dormi ou me sinto bem descansado?”.

2. Prática de exercícios físicos

A segunda etapa de como melhorar a concentração envolve a prática de exercícios físicos. Já é reconhecido que a falta de exercícios físicos contribui para o desenvolvimento de diversas doenças, inclusive de cunho mental. A prática de atividade física é considerada como uma das formas de tratamento de doenças cognitivas, distúrbios do sono e psicológicos.

Portanto, é possível entender o quanto incorporar a atividade física na rotina melhora a capacidade mental e contribui para melhorar a concentração no dia a dia. Ela funciona dentro das práticas de como melhorar a concentração de diversas formas: aprimorando a capacidade cognitiva, treinando a concentração e foco, melhorando aspectos hormonais, trazendo lazer e descanso das atividades como trabalho e estudo, entre outras.

3. Alimentação de qualidade

Ter uma alimentação de qualidade no dia a dia está no "top 3" do passo a passo para melhorar a concentração. Uma dieta a base de vegetais, legumes, grãos integrais, ovos, frutas, oleaginosas, dentre outros alimentos saudáveis, contribui muito para a melhora do funcionamento do organismo, especialmente do cérebro.

4. Suplementação alimentar

Outro aspecto importante é saber o que tomar para melhorar a concentração. Dentro dessa categoria, entram os suplementos alimentares, que podem contribuir para a função cerebral. Suplementos alimentares que melhoram a concentração no longo prazo e trazem benefícios para o sistema nervoso central, podem ser úteis para melhorar a concentração. Dentre eles, está a Vitamina D3.

De acordo com estudo, a baixa concentração de vitamina D está associada diretamente com o aumento significativo do risco de declínio cognitivo e piora na concentração, ou seja, menor desempenho da função cognitiva quando comparado a indivíduos com concentrações saudáveis de vitamina D no organismo. Ou seja, a Vitamina D demonstra ação favorável a função cognitiva e melhora da concentração.

5. Pausas entre tarefas

As práticas para melhorar a concentração também envolvem pausas. Dar o devido descanso entre as tarefas é muito importante para descansar o cérebro e “recarregá-lo” para a próxima atividade. Um método bastante conhecido para ajudar a manejar essas pausas é o “Pomodoro Time”, no qual se programa em média 20 minutos de foco para 5 minutos de descanso.

6. Exercite sua mente

Ganhar massa muscular na academia é como melhorar a concentração e memória, precisa de treino! Portanto, use e abuse do que puder para treinar a mente a ter maior concentração. Algumas dicas simples e eficientes são: leitura, escrita, jogos de memória, jogos de concentração, prática de esportes, etc.

7. Prepare o ambiente e deixe de lado distrações

Antes de iniciar qualquer atividade, preparar o ambiente é um passo muito importante de como melhorar o foco e a concentração. A seguir estão algumas formas de preparar o ambiente:

  • limpe e organize o local;
  • deixe-o bem iluminado;
  • aplique um aroma agradável no ambiente;
  • elimine quaisquer distrações (celular, ruídos, redes sociais…).

8. Organize-se

Ter uma lista de atividades bem definidas, com horários bem definidos para cada compromisso do dia, com certeza irá otimizar o tempo e pode auxiliar em como melhorar a concentração. Isso porque, quando temos compromissos registrados apenas na mente, é como se estivéssemos ocupando um espaço precioso da capacidade mental. Uma vez que essas tarefas são transferidas para uma lista, seja em papel físico ou digital, fica mais fácil "relaxar" a mente para dar espaço a outras tarefas.

9. Conheça seus limites e potenciais

Por fim, o último passo de como melhorar a concentração, é o autoconhecimento. O processo de como melhorar a concentração também leva em conta as individualidades. Dentre tudo que aqui foi citado, o mais importante é conhecer aquilo que melhor se encaixa dentro da dinâmica do próprio dia a dia.

Em resumo, a chave para melhorar a concentração reside na combinação de estratégias eficazes. Lembre-se de que a melhoria da concentração é um processo contínuo que requer paciência e autodisciplina.

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Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

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