Conheça 7 incríveis benefícios da uva para a sua saúde
Os benefícios da uva são diversos e, embora ela esteja entre as frutas mais populares, amplamente cultivadas e consumidas do mundo, nem todos sabem quais são eles. Entretanto, o auxílio para a melhora da saúde cardiovascular, controle da pressão arterial, administração do estresse e sintomas de ansiedade e depressão são ótimos exemplos.
Apesar do tamanho relativamente pequeno, a uva é extremamente poderosa em qualidade nutricional e consumi-la é muito importante para manter a saúde do organismo em dia. Para continuar sabendo mais sobre o assunto, não deixe de seguir lendo o artigo!
Qual a composição da uva?
Sobre os compostos bioativos e nutrientes da uva, é possível afirmar que há uma grande variedade. A fruta contém diversos fitoquímicos com ação antioxidante, como polifenois, estilbenos, antocianinas e proantocianidinas. Além disso, apresenta ação anti-inflamatória.
O composto mais conhecido da uva é o resveratrol. Caso você já tenha ouvido falar que o vinho tinto faz bem à saúde, é provável que já tenha escutado sobre ele. Existe também uma significativa quantidade de fibras essenciais para o sistema digestivo funcionar.
As vitaminas e os minerais encontrados em abundância nas uvas são:
- vitamina A;
- vitaminas do complexo B;
- vitamina C;
- vitamina E;
- vitamina K;
- cálcio;
- ferro;
- potássio.
Saiba mais sobre
CALMARIA
O Calmaria é um blend que combina 10 ingredientes que atuam no funcionamento neuromuscular, metabolismo energético e equilíbrio dos eletrólitos. Na sua formulação temos o resveratrol, ácido pantotênico, vitaminas do complexo B, fenilalanina, manganês, triptofano, niacina, colina, magnésio.
Quais os benefícios de comer uva?
1. Saúde cardiovascular
Se você pegar um cacho de uvas, vai ver que ele lembra o formato de um coração humano. Coincidência ou não, a uva é conhecida por proteger esse órgão. Um dos motivos desse benefício é a presença de potássio, um mineral que atua no controle da pressão arterial. Além disso, o resveratrol ajuda a baixar o colesterol ruim.
2. Melhora da visão
Muitos brasileiros têm problemas nos olhos, assim como doenças do coração. Um estudo realizado pelo Departamento de Biotecnologia da Universidade de Konkuk relatou que “os fitoquímicos da uva envolvem a minimização de defeitos oculares, como degradação macular, formação de catarata, olho vermelho, retinopatia diabética, entre outros.
3. Controle da pressão arterial
Sabe-se que um dos alimentos com maior efeito hipotensor é a uva. Um estudo clínico demonstrou que o consumo de suco de uva, aliado à prática de exercícios físicos, promoveu redução da pressão arterial sistólica de repouso e aumento da hipotensão pós-exercício em hipertensos. Uma boa combinação para colocar em prática, não é mesmo?
4. Regulação intestinal
Para quem possui dúvidas sobre quais são os benefícios da casca da uva, eles estão relacionados, principalmente, com a regulação intestinal. Isso porque essa parte da fruta é a que contém maior quantidade de fibras alimentares. Uma ótima opção para soltar o intestino preso com o auxílio da uva, é consumir a fruta desidratada também.
5. Prevenção e tratamento do câncer
Diversas pesquisam relatam que os polifenois possuem propriedades anti-câncer, incluindo o resveratrol, presente na fruta. Um estudo que avaliou o extrato de semente de uva observou uma função antiproliferativa diferencial contra células de câncer oral por meio de apoptose diferencial, estresse oxidativo e dano ao DNA.
6. Estresse
Segundo uma pesquisa da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, dentre as propriedades farmacológicas do potente antioxidante das uvas roxas, inclui-se o efeito anti-estresse. Isso ocorre porque o composto é capaz de bloquear a produção de enzimas que interferem no controle do estresse no cérebro.
7. Ansiedade e depressão
O benefícios da uva para os transtornos mentais, incluindo ansiedade e depressão, estão relacionados aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Inclusive, um estudo sugeriu que a ação antidepressiva e ansiolítica induzida pelo resveratrol, especificamente, são mediadas pelo gene PDE4D.
Aproveite e veja também
Qual a uva mais saudável?
No Brasil, existem 6 espécies de uva para o consumo: Itália, Thompson, Crimson, Rubi, Benitaka e Niagara Rosada. Aparentemente e de forma simplificada, elas se diferenciam por uvas roxas e verdes. Todas são ricas em fitoquímicos, embora os tipos mudem.
As uvas roxas apresentam quantidades de resveratrol muito maiores que as uvas verdes. Por sua vez, as uvas verdes contêm menores valores de açúcar. A verdade é, que todas as uvas são saudáveis e, assim como qualquer alimento, devem ser consumidas moderadamente e dentro de uma dieta balanceada.
Cada variedade da fruta possui propriedades específicas, podendo obter-se maiores benefícios da uva quando são consumidas uvas verdes e roxas.
Qual o jeito certo de comer uva?
Da uva, podem ser produzidos doces, geleias e vinhos, por exemplo. Entretanto, a melhor forma para consumi-la é in natura, com casca e semente, visto que nessas partes também há riqueza nutricional. Se for possível optar por uvas orgânicas, melhor ainda, pois elas não apresentarão agrotóxicos e terão mais nutrientes e compostos bioativos.
A forma in natura da uva pode ser consumida pura ou acrescentada em iogurtes ou saladas. Ainda, uma boa opção é ingerir a uva em suco concentrado, extrato ou cápsulas.
Referências
- Ocular promoting activity of grape polyphenols—A review
- Grape Phytochemicals and Associated Health Benefits
- Efeito do suco de uva tinto integral na pressão arterial de repouso e na capacidade hipotensora em resposta a uma sessão de exercício físico
- Concentration effects of grape seed extracts in anti-oral cancer cells involving differential apoptosis, oxidative stress, and DNA damage