Atividade física e saúde mental: 5 benefícios
Veja abaixo alguns dos principais benefícios gerados pela relação entre atividade física e saúde mental:
Desempenho cognitivo
Praticar atividade física contribui para a cognição através da regulação de importantes neurotransmissores, mudanças estruturais no Sistema Nervoso Central e outros mecanismos que agem aumentando a velocidade do processamento cognitivo. Isso envolve a melhora na circulação cerebral, diminuição da pressão arterial, decréscimo dos níveis de triglicérides no plasma sanguíneo e inibição da agregação plaquetária.
Segundo um estudo, a suplementação de coenzima Q10 para desempenho físico e saúde mental, pode complementar a prática de atividade física e saúde mental, protegendo as estruturas celulares contra a oxidação, auxiliando na manutenção do desempenho cognitivo.
Além de pessoas saudáveis, a relação entre saúde mental e exercício físico também ocorre em quem apresenta diagnóstico de doenças psiquiátricas, através da melhora cognitiva desses indivíduos. Ademais, essa melhora cognitiva também é percebida na população idosa praticante de atividade física.
Controle de estresse
Esse é um grande benefício que demonstra a importância da atividade física para saúde mental no dia a dia.
A atividade física e saúde mental são itens importantes para o controle do estresse. É evidente que não há como fugir 100% dos eventos estressantes do dia a dia, seja no trânsito, no trabalho ou nas relações familiares, o estresse é inevitável e faz parte da vida de todos.
Portanto, a regulação das respostas emocionais diante do estresse é um fator importante a ser trabalhado. Há muitas formas de lidar com o estresse e a prática de atividade física é uma delas. O exercício físico aumenta a liberação de diversos neurotransmissores como a norepinefrina e seus precursores, e esse aumento nas concentrações de serotonina e endorfinas traz sensação de bem-estar durante e pós prática da atividade.
Nesse contexto, um estudo encontrou que a prática física aliada à suplementação de magnésio pode auxiliar no manejo do estresse psicológico. Junto com isso, é importante observar que os sintomas de deficiência de magnésio e estresse são muito semelhantes, sendo os mais comuns fadiga, irritabilidade e ansiedade leve.
Interações sociais
Outro fator pouco comentado, mas extremamente benéfico na relação atividade física e saúde mental é a socialização que a prática de exercícios físicos promove. Um bom exemplo desse benefício está nos esportes coletivos, como basquete, futebol e vôlei, onde há uma seção de pertencimento à equipe e apoio mútuo entre os os indivíduos envolvidos no exercício.
O isolamento, reclusão e falta de contato social estão fortemente associados a problemas de ordem psicológica e afetam fortemente o estado mental. Portanto, essas interações sociais positivas promovidas pelo exercício auxiliam muito na manutenção e melhora do ânimo e bem-estar mental, evidenciando, mais uma vez, o papel benéfico da atividade física e saúde mental.
Melhora da saúde física
As doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade, são algumas das condições de saúde vinculadas à falta da prática de atividade física.
Como consequência a um problema de saúde física, a saúde mental também passa a ser comprometida - pela frustração do diagnóstico, limitações do tratamento ou receio das complicações.
Se sabe que a prática de atividade física auxilia na prevenção e tratamento dessas e outras doenças, portanto, a atividade física e saúde mental se relacionam por meio da melhora da saúde física através da prática de exercícios.
Autoeficácia
O termo autoeficácia diz respeito à concepção que cada pessoa tem em relação à própria capacidade de execução de determinadas atividades. O exercício físico propõe desafios ao praticante, lhe dando a capacidade de progredir à medida que treina e se dedica à ele.
Diante desse cenário, a atividade física e a saúde mental se ligam quando há uma melhora do humor e autoestima associadas à sensação de autoeficácia proporcionada pelo exercício.