Carregando...

Aminoácidos essenciais: funções e benefícios para o corpo

Algo muito importante e que precisa ser levado em consideração em um estilo de vida saudável é a ingestão correta de aminoácidos.

Esses nutrientes, principalmente os classificados como essenciais, são muito importantes para o funcionamento adequado do organismo.

Uma alimentação de qualidade aliada à prática constante de atividades físicas, independente da modalidade esportiva, é um requisito para viver bem.

Tipos de aminoácidos

Os aminoácidos nada mais são do que monômeros, ou seja, compostos de moléculas capazes de se combinarem entre si para formarem polímeros – que constituem proteínas.

De forma mais simplificada, podemos defini-los como pequenos pedaços de proteínas que, quando unidos, formam uma proteína completa que desempenha funções específicas.

Existem diferentes tipos de aminoácidos que desempenham distintas funções no corpo, como construção de tecido muscular e atuação no funcionamento do sistema imune. Além disso:

  • Participam da construção de outros tecidos, ajudando no fortalecimento e renovação das unhas, por exemplo;
  • Agem evitando o catabolismo e prevenindo o uso de massa magra como fonte de energia;
  • Atuam na regulação da síntese hormonal e de processos metabólicos corporais;

Ao total são 20 aminoácidos principais que são classificados em duas classes: aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais. Confira mais sobre eles no próximo tópico.

Aminoácidos essenciais e não essenciais

A diferença básica entre os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais está na capacidade do nosso organismo sintetizá-los, ou seja, produzi-los.

Os essenciais não são sintetizados pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos por meio da alimentação ou suplementação.

Já os não essenciais são aqueles que nós somos capazes de produzir e não precisam, necessariamente, serem obtidos por alimentação ou suplementos.

Você sabia que existe um superalimento que contém a maioria dos aminoácidos principais, incluindo todos os essenciais? É a spirulina – e você pode encontrá-la em nossa loja aqui!

Como visto, no leite de coco é encontrado grandes quantidades de ácido láurico – e esse é considerado o segredo por trás dos benefícios do coco. Quando esse ácido é digerido, forma-se um agente poderoso, capaz de contribuir no combate de vírus e infecções bacterianas, como mostrou um estudo.

Aproveite e veja também

Benefícios dos aminoácidos essenciais e não essenciais

Como mencionado, uma ingestão adequada de aminoácidos oferece muitas vantagens para quem quer ter uma vida saudável! Entre seus principais benefícios estão:

  • Contribuição para o fortalecimento de unhas, cabelos e pele;
  • Auxílio na regeneração de tecidos;
  • Atuação na manutenção de funções corpóreas básicas;
  • Participação no crescimento e desenvolvimento tecidual;
  • Ajuda no alívio de estresse.

Veja detalhes a seguir sobre esses benefícios:

Fortalecimento de unhas, cabelos e pele

A metionina, um dos aminoácidos essenciais, contribui para fortalecer o cabelo, unha e pele.

Além disso, esse aminoácido é benéfico para a degradação de gorduras, evitando acúmulo em fígado, veias e artérias.

 

Isso atua na prevenção de graves doenças e proporcionamento de um melhor funcionamento do coração, rins e cérebro.

 

Regeneração de tecidos

Muitos praticantes de atividades físicas se submetem a grandes esforços que acabam por lesionar tecidos corporais, como musculatura e tendões.

 

A valina é um aminoácido com grande potencial de reconstrução muscular, capaz de regenerar esse tipo de tecido e deixá-lo ainda mais resistente.

 

Manutenção de funções corporais básicas

A fenilalanina, por exemplo, auxilia no funcionamento da tireoide, glândula secretora de hormônios que contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo.

 

Além disso, ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos. É importante ressaltar que glândulas, vasos e órgãos precisam trabalhar em harmonia.

 

Crescimento e desenvolvimento tecidual

Durante a fase de crescimento são formados diversos tecidos, incluindo tecidos ósseos, musculares e cartilaginosos.

 

Os aminoácidos treonina, histidina e argininina são responsáveis por essa formação, que tem início ainda quando somos bebês.

Na vida adulta, precisamos buscar sempre renovar e manter os tecidos em perfeito estado para evitar problemas posteriores, ou seja, essa preocupação nos acompanha pela vida toda!

Alívio do estresse

A ingestão adequada de triptofano é capaz de proporcionar uma sensação de tranquilidade e calma, aliviando o estresse.

Isso porque ele auxilia na produção da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

Um adequado consumo de triptofano pode, inclusive, ajudar no tratamento da depressão e da ansiedade!

Alimentação adequada gera saúde

Manter uma alimentação saudável é fundamental para um bom funcionamento de todo o organismo! Diferentemente do que muita gente pensa, não basta apenas ingerir doses corretas de carboidratos, proteínas e lipídios. É necessário que haja, também, uma ingestão correta de todos os aminoácidos essenciais.

Se você quer dar um gás nas suas atividades físicas ou então ajudar no funcionamento do seu sistema imunológico, você pode ainda contar com a Super Spirulina. A Spirulina nada mais é do que uma cianobactéria considerada um superalimento. Ela contém em sua composição alto teor de aminoácidos, incluindo todos os essenciais.

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.