Carregando...

Suplemento para melhorar a qualidade dos óvulos

​A fertilidade é um fator chave para o sucesso da concepção e, nesse contexto, a qualidade dos óvulos é crucial! A saúde dos óvulos é influenciada por múltiplos fatores que interferem na capacidade e facilidade de uma mulher engravidar, além de influenciar no risco de doenças genéticas do bebê. Há várias formas de manter ou melhorar a qualidade dos óvulos para aumentar as chances de gravidez e, a suplementação é uma delas. De acordo com estudos científicos, suplementos como a melatonina podem ser benéficos para melhorar a qualidade dos óvulos. Saiba mais sobre isso a seguir!

O que afeta a qualidade dos óvulos?

Há diversos fatores que podem afetar a qualidade dos óvulos, como: 

Idade

A qualidade dos óvulos diminui com a idade, especialmente após os 35 anos.

Estilo de vida

Hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas excessivamente, obesidade, estresse crônico e pouca atividade física podem abalar a qualidade dos óvulos.

Doenças

Algumas doenças como síndrome dos ovários policísticos (SOP), diabetes e doenças autoimunes, podem impactar na qualidade dos óvulos.

Exposição a substâncias tóxicas

A exposição a pesticidas, metais pesados, radiação e outras substâncias tóxicas podem afetar a qualidade dos óvulos e interferir na fertilidade.

Nutrição

Uma alimentação desequilibrada pobre em nutrientes, interfere na qualidade dos óvulos e na fertilidade da mulher.  

Desequilíbrios hormanais

Desequilíbrios hormonais podem interferir diretamente na qualidade dos óvulos.

Em geral, a qualidade dos óvulos é influenciada por múltiplos fatores, alguns dos quais podem ser tratados ou evitados. Uma vez que a qualidade dos óvulos interfere nas chances de gravidez, é importante consultar um médico especialista em fertilidade para verificar a condição ovariana.

O que aumenta a qualidade dos óvulos?

Alguns fatores podem modular a saúde como um todo, incluindo a saúde e função dos óvulos. Estudos revelam que os fatores que podem ajudar a aumentar a qualidade dos óvulos, incluem: 

Alimentação adequada

Ter hábitos alimentares saudáveis com uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis, assim como a suplementação de certos nutrientes, pode ajudar a melhorar a qualidade dos óvulos.

Exercício físico regular

Praticar atividade física regular pode ajudar a aumentar a qualidade dos óvulos, especialmente para as mulheres com sobrepeso ou obesidade.

Redução do estresse

O estresse crônico pode afetar negativamente a fertilidade e a qualidade dos óvulos. Por isso, é essencial encontrar meneiras de como aliviar o estresse com práticas como yoga e meditação. 

Suplementação com melatonina

Estudos recentes sugerem que a suplementação com melatonina pode melhorar a qualidade dos óvulos, melhorando a maturação dos óvulos e aumentando as chances de concepção. 

Evitar a exposição a substâncias tóxicas

Evitar a exposição a pesticidas, produtos químicos e metais pesados, pode ajudar a proteger a qualidade dos óvulos.

Aproveite e veja também

Vitaminas para melhorar a qualidade dos óvulos

Existem alguns suplementos comumente indicados pelos médicos ​​para reforçar e melhorar a qualidade dos óvulos das mulheres tentantes. Estudos relatam que alguns dos suplementos mais comuns incluem:

  • ácido fólico;
  • coenzima Q10;
  • ômega 3;
  • antioxidantes como vitamina E, vitamina C, selênio, zinco e glutationa;
  • melatonina.

A melatonina é um hormônio produzido no cérebro, especificamente pela glândula pineal. Conhecida principalmente por sua função na regulação do ciclo sono-vigília, a melatonina também desempenha papéis importantes em outros processos corporais, como o ciclo menstrual, a reprodução, e a proteção contra danos celulares. Por isso, não é a toa que a suplementação de melatonina vem demonstrando utilidade no âmbito da fertilidade feminina, melhorando parâmetros como:

Melhora da qualidade dos óvulos e taxas de gravidez

O estudo "Impact of Melatonin Supplementation in Women with Unexplained Infertility Undergoing Fertility Treatment" investigou os efeitos da suplementação com melatonina em mulheres com infertilidade inexplicada. A investigação constatou que a suplementação melhorou significativamente a qualidade dos óvulos e a taxa de gravidez entre as mulheres. Além disso, a suplementação com melatonina também foi associada a uma redução nos níveis de estresse oxidativo e uma melhora na função ovariana.

Melhora da fertilidade

O estudo "Melatonin: shedding light on infertility? - a review of the recent literature" é uma revisão da literatura recente sobre o papel da melatonina na infertilidade. A revisão descreve como a melatonina pode afetar a fertilidade através de mecanismos como a regulação do ciclo menstrual, a proteção contra danos celulares e o efeito no sistema imunológico.

O estudo também discute como a exposição à luz artificial e a insônia podem interferir na produção de melatonina e, consequentemente, afetar a fertilidade. O estudo menciona vários outros estudos prévios que relacionam a suplementação de melatonina com melhorias na qualidade dos óvulos e na taxa de gravidez.

Ação antioxidante com efeitos diretos na função ovariana

O artigo "Melatonin and the ovary: physiological and pathophysiological implications", relata que a melatonina é uma substância essencial para o funcionamento adequado dos processos reprodutivos. Esse estudo mostrou que a melatonina tem efeitos diretos na função ovariana, incluindo a foliculogênese, ovulação, maturação do oócito e formação do corpo lúteo. Além disso, a melatonina e seus metabólitos são poderosos antioxidantes que desempenham um papel importante na proteção e regulação dos processos reprodutivos humanos.

A fertilidade feminina depende de uma lista de fatores e, parece que o suplemento de melatonina para melhorar a qualidade dos óvulos está nessa lista! Você já sabia que a melatonina poderia ajudar nisso?

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.