Olho e pálpebra tremendo: o que pode ser e como tratar
Você já se encontrou em uma situação em que, de repente, ficou com a sua pálpebra tremendo sem motivo aparente? Esses tremores, também conhecidos como mioquimias, são muito comuns e costumam ser inofensivos, mas podem ser incômodos e até mesmo afetar a sua qualidade de vida!
Embora as causas exatas do tremor das pálpebras ainda não sejam totalmente compreendidas, existem várias teorias que explicam por que isso acontece. Algumas causas possíveis para a pálpebra do olho tremendo incluem estresse, fadiga ocular, falta de sono, cafeína em excesso e até mesmo condições médicas mais complexas.
Neste post, vamos explorar com mais detalhes porque a pálpebra tremendo e como lidar com esses tremores. Então, continue com a gente para descobrir mais sobre este assunto fascinante e aprender algumas dicas úteis para evitar esses tremores irritantes.
O que significa quando a pálpebra treme?
O tremor nas pálpebras acontece por conta da mioquimia, que é um espasmo repetitivo e involuntário dos músculos da região. Muitos sentem o olho tremendo na pálpebra superior, mas também é comum ficar com a pálpebra inferior tremendo.
Para a maioria das pessoas, o tremor nas pálpebras são leves – parecem um leve puxão. Já em outros casos, é possível sentir um espasmo forte o suficiente para forçar ambas as pálpebras a se fecharem completamente. Esses espasmos geralmente ocorrem a cada poucos segundos por um minuto ou dois.
Os episódios em que temos a pálpebra do olho tremendo são imprevisíveis, normalmente indolores e inofensivas. Mas isso não significa que elas não sejam incômodas! No entanto, a maioria dos espasmos se resolve por conta própria, sem a necessidade de intervenções.
Em casos raros, a pálpebra tremendo pode ser um sinal de alerta precoce para certos distúrbios crônicos, especialmente se forem acompanhados por outros espasmos faciais ou movimentos incontroláveis.
Saiba mais sobre
CALMARIA
O Calmaria é um blend que combina 10 ingredientes que atuam no funcionamento neuromuscular, metabolismo energético e equilíbrio dos eletrólitos. Na sua formulação temos o resveratrol, ácido pantotênico, vitaminas do complexo B, fenilalanina, manganês, triptofano, niacina, colina, magnésio.
Principais causas da pálpebra tremendo
Pesquisas mostram que a pálpebra tremendo pode ter as mais diversas causas. Elas podem envolver:
- irritação ocular, tensão ou abrasão da córnea;
- irritantes ambientais, como vento, luzes brilhantes, sol ou poluição do ar;
- fadiga ou falta de sono;
- esforço físico ou estresse;
- uso de álcool, tabaco ou cafeína;
- olhos secos;
- sensibilidade à luz;
- inflamações e infecções na pálpebra ou nos olhos;
- enxaqueca.
Outros estudos também apontam que o estresse, uma das principais causas da pálpebra tremendo, pode ser causado por dietas específicas com baixa concentração de micronutrientes específicos no organismo.
Quando é um sinal de alerta a pálpebra tremendo?
A pálpebra tremendo raramente é grave o suficiente para exigir tratamento médico de emergência. No entanto, quando isso se torna um problema crônico, pode ser um sintoma de um distúrbio mais grave do cérebro ou do sistema nervoso.
Pode ser uma boa ideia falar com seu médico se você sente sua pálpebra tremendo com frequência e os seguintes sintomas:
- olho vermelho, inchado ou com secreção incomum.
- pálpebra superior caída.
- pálpebra que se fecha completamente a cada tremor.
- contração que se segue por várias semanas e/ou afeta outras partes do seu rosto.
Se você acha que tem uma lesão ocular, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente. Arranhões na córnea, infecções e outros problemas podem causar danos permanentes para a sua visão!
Aproveite e veja também
O que fazer quando estamos com a pálpebra tremendo?
Geralmente, a pálpebra costuma parar de tremer sem tratamento em alguns dias ou semanas. Caso a condição não vá embora, você pode tentar eliminar ou diminuir as causas potenciais.
- ingerir menos cafeína e álcool, ou parar de fumar, se for o caso;
- dormir o suficiente;
- manter as superfícies dos olhos lubrificadas com colírios de limpeza;
- aplicar uma compressa quente nos olhos quando um espasmo começar;
- manter uma boa alimentação e, se necessário, contar com suplemento para estresse e ansiedade ou um remédio natural para ansiedade que podem ajudar a promover o relaxamento.
Se o seu médico determinar que a intervenção é necessária, ele pode recomendar antibióticos, cirurgia ou uma variedade de outras opções de tratamento, dependendo do que está provocando sua pálpebra tremendo.
Conseguiu compreender o que é e quais as possíveis causas da mioquimia, a famosa pálpebra tremendo? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!
Melhora da microbiota intestinal
Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.