Carregando...

O que acontece se tomar creatina e não malhar

É como colocar um combustível de ótima qualidade no carro, mas nunca tirá-lo da garagem. É mais ou menos isso o que acontece se tomar creatina e não malhar. É fato que a melhora do desempenho físico é um dos efeitos mais conhecidos da Creatina, no entanto, ela pode oferecer outras vantagens que vão além dos músculos. Por isso, pessoas que não treinam mas tomam creatina, têm se tornado algo cada vez mais comum diante das descobertas sobre os outros benefícios que essa substância pode oferecer. 

Mecanismo de ação da creatina

Compreender como a creatina age no corpo é essencial para reconhecer seus benefícios,  limitações e saber como consumir creatina. Ao ser ingerida, ela é convertida em fosfocreatina e armazenada nos músculos. É durante o exercício físico que a creatina entra em cena! A fosfocreatina doa seu fosfato para regenerar rapidamente o ATP, que é a principal moeda energética das células. Esse mecanismo fornece uma reserva de energia rápida, permitindo que os músculos trabalhem por um período maior e de forma mais eficaz.

O que acontece se tomar creatina e não malhar?

A creatina é um suplemento associado à potencialização do desempenho físico, portanto, quem toma creatina geralmente pratica algum tipo de treinamento físico. No entanto, quando a creatina é consumida sem a prática de exercícios físicos, ela é simplesmente excretada através da urina, já que o corpo não encontra demanda para seu uso. 

Embora não seja prejudicial tomar creatina sem treino, consumi-la pode ser apenas desnecessário em casos como este.

É importante saber também que consumir creatina por si só não faz ninguém ganhar músculos. Para desenvolver massa muscular é necessário malhar com constância por vários meses. 

Posso tomar creatina mesmo sem a prática de exercícios físicos?

Para todo profissional que prescreve creatina, sempre surge a seguinte dúvida do paciente: posso tomar creatina sem malhar? A resposta é sim! Quem toma creatina precisa consumir mesmo em dias de descanso, já que o seu efeito é crônico e não agudo. Assim, a substância é armazenada nos músculos para ser usada quando necessária. 

A suplementação consistente de creatina garante que os músculos tenham acesso constante à substância, otimizando os resultados desejados. E não faz mal tomar creatina todos os dias, no entanto, é crucial não exceder a quantidade diária sugerida pelo profissional de saúde ou rótulo do fabricante. 

Benefícios da creatina para quem não treina

Mesmo sendo mais reconhecida por seus benefícios para atletas e praticantes de exercícios físicos, a creatina também pode oferecer vantagens para quem não treina. Os principais benefícios incluem:

1. Densidade óssea

Estudos indicam que a creatina pode ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, particularmente em mulheres na pós-menopausa. Em conjunto com a prática regular de treinamento de força, os resultados costumam ser ainda melhores. Isso é especialmente relevante já que na menopausa as mulheres costumam perder tecido ósseo com facilidade. 

2. Melhora do humor

A creatina também demonstra ser eficiente na melhora do humor em mulheres no climatério. Conforme os resultados de um estudo, o humor também é um aspecto comumente afetado na menopausa e que pode ser amenizado com a suplementação de creatina.  

3. Cognição

Conforme estudos, existe um potencial para a suplementação de creatina melhorar o processamento cognitivo. Isso é particularmente relevante em situações onde há uma redução de creatina no cérebro, seja por fatores agudos, como exercícios intensos ou falta de sono, ou por condições crônicas, como problemas enzimáticos, envelhecimento, doença de Alzheimer ou depressão.

4. Memória

O cérebro também possui certa quantidade de creatina e, a suplementação faz aumentar o conteúdo de creatina no cérebro e a proporção de fosfocreatina para ATP. Nesse contexto, um estudo observou que a suplementação de creatina melhorou as medidas de desempenho da memória em indivíduos saudáveis, especialmente em adultos com idades entre 66 e 76 anos.

Em resumo, o que acontece se tomar creatina sem malhar é que o corpo apenas irá excretar a substância pela urina ou utilizar para suprir déficits de creatina em outros órgãos como no cérebro por exemplo. Faz sentido então avaliar os benefícios da creatina para quem não treina junto com um profissional de saúde. 

Texto escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.