Carregando...

O que acontece se tomar creatina e não malhar?

Tomar creatina sem praticar exercícios é como abastecer um carro com combustível de qualidade e deixá-lo na garagem, pelo menos quando se fala em desenvolvimento muscular. Isso porque, embora seja amplamente reconhecido que a creatina impacta positivamente nos músculos, se você não malhar, não aproveitará ao máximo seus benefícios nesse aspecto.

A boa notícia é, que a creatina também pode oferecer vantagens além dos ganhos musculares, mesmo para quem não treina. Por isso, não é comum encontrar pessoas que não se exercitam, mas optam por tomar creatina devido aos outros benefícios que essa substância pode proporcionar.

Como a creatina age no corpo?

Ao ser ingerida, a creatina é convertida em fosfocreatina e armazenada principalmente nos músculos, mas também no cérebro. A fosfocreatina doa fosfatos para regenerar o ATP, que é a principal fonte de energia celular. Com exercício, esse processo fornece energia rápida, aumentando o desempenho e a resistência muscular. Sem exercício, ainda fornece energia para o cérebro.

Mas diante disso, qual a função da creatina para quem malha? A principal função da creatina para quem faz academia é oferecer energia instantânea aos músculos, especialmente de alta intensidade e curta duração, melhorando a performance e a força. Além disso, ela ajuda a promover o desenvolvimento muscular, contribuindo para a hipertrofia muscular, definição e capacidade de recuperação.

Entender como a creatina age no corpo é fundamental para reconhecer seus benefícios, limitações e a maneira correta de consumi-la. Vale destacar que é possível tomar creatina sem malhar, mas seu impacto no crescimento muscular é exclusivo quando combinada com exercícios regulares. No entanto, seus efeitos não se limitam apenas a isso, abrangendo também funções cognitivas.

O que acontece se tomar creatina e não malhar?

A suplementação de creatina é benéfica para o ganho de massa magra apenas quando combinada com exercícios, principalmente de fortalecimento muscular. O uso isolado de creatina, sem atividades físicas, não resultará nesse efeito.

Então, o que acontece se tomar creatina e não malhar? Não há malefícios conhecidos, mas há potenciais benefícios para o cérebro.

Existem muitas evidências sugerindo que a suplementação de creatina, além de ser benéfica para os músculos, pode também ser boa para o cérebro. Estudos indicam que a creatina pode melhorar o pensamento, a função cerebral e a recuperação de lesões cerebrais, mesmo na ausência de treinamento, mas em situações em que há falta de creatina no cérebro.

Os estudos nessa área consideram a falta de creatina no cérebro causada por estresses repentinos, como falta de sono, ou por condições crônicas de saúde, como deficiências na produção de creatina, lesões cerebrais leves, envelhecimento, Alzheimer ou depressão.

É importante ressaltar que os estudos sobre os benefícios da creatina para os músculos são realizados exclusivamente em conjunto com treinamento físico. Há também outros potenciais benefícios da creatina para quem não malha, siga lendo para descobrir.

Posso tomar creatina mesmo sem treinar?

Para todo profissional que prescreve creatina, sempre surge a seguinte dúvida do paciente: “devo tomar creatina nos dias que não treino?” A resposta é sim! Quem toma creatina junto com a prática de exercícios precisa consumir mesmo em dias de descanso, já que o seu efeito é crônico e não agudo. Assim, a substância é armazenada nos músculos para ser usada quando necessária.

A suplementação consistente de creatina garante que os músculos tenham acesso constante à substância, otimizando os resultados desejados. E não faz mal tomar creatina todos os dias, no entanto, é crucial não exceder a quantidade diária sugerida pelo profissional de saúde ou rótulo do fabricante.

Além disso, é importante abordar também a questão de tomar creatina sem malhar regularmente. Nesse caso, é válido mencionar que a suplementação de creatina, por si só, pode não resultar em ganho significativo de massa magra, uma vez que seu efeito é potencializado quando combinado com exercícios, principalmente de fortalecimento muscular.

Não há malefícios conhecidos em tomar creatina sem malhar e há potenciais outros benefícios.

Outros benefícios da creatina para quem não treina

A creatina é um suplemento amplamente estudado e reconhecido por seus diversos benefícios para a saúde. Saiba mais:

1. Densidade óssea

Estudos indicam que a creatina pode ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, particularmente em mulheres na pós-menopausa. Em conjunto com a prática regular de treinamento de força, os resultados costumam ser ainda melhores. Isso é especialmente relevante já que na menopausa as mulheres costumam perder tecido ósseo com facilidade. 

2. Melhora do humor

A creatina também demonstra ser eficiente na melhora do humor em mulheres no climatério. Conforme os resultados de um estudo, o humor também é um aspecto comumente afetado na menopausa e que pode ser amenizado com a suplementação de creatina.  

3. Cognição

Conforme estudos, existe um potencial para a suplementação de creatina melhorar o processamento cognitivo. Isso é particularmente relevante em situações onde há uma redução de creatina no cérebro, seja por fatores agudos, como exercícios intensos ou falta de sono, ou por condições crônicas, como problemas enzimáticos, envelhecimento, doença de Alzheimer ou depressão.

4. Memória

O cérebro também possui certa quantidade de creatina e, a suplementação faz aumentar o conteúdo de creatina no cérebro e a proporção de fosfocreatina para ATP. Nesse contexto, um estudo observou que a suplementação de creatina melhorou as medidas de desempenho da memória em indivíduos saudáveis, especialmente em adultos com idades entre 66 e 76 anos.

Em resumo, o que acontece se tomar creatina sem malhar é que o corpo apenas irá excretar a substância pela urina ou utilizar para suprir déficits de creatina em outros órgãos como no cérebro por exemplo. Faz sentido então avaliar os benefícios da creatina para quem não treina junto com um profissional de saúde. 

Texto escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.