Carregando...

Dor nas articulações dos pés: causas e tratamento

Sentir dor na articulação do pé é um problema comum para muitas pessoas. As articulações, por si só, são regiões muito sensíveis, principalmente por serem locais onde há um encontro de ossos, cartilagens e músculos, além de outras estruturas como os nervos. A função das articulações é criar um vínculo entre essas partes para possibilitar o movimento.

Porém, tanta responsabilidade traz para a articulação inúmeros problemas relacionados a sua função. Assim, a articulação é comumente alvo de desgastes, processos inflamatórios, lesões, entre outros aspectos.

Tudo isso fica ainda mais preocupante ao longo do envelhecimento. E, quando se trata dos pés, áreas onde há imensa pressão, o foco de dor é bem incômodo. Conhecer o que causa dor nas articulações dos pés e quais seriam as razões por trás disso, é necessário. Descubra isso a seguir!

Principais causas de dores nas articulações dos pés

Há muitas causas relacionadas à dor na articulação dos pés. Algumas são causadas por inflamações e doenças articulares crônicas, enquanto outras podem ser causadas por traumas físicos, movimentos repetidos e até hábitos alimentares. As causas mais relacionadas às dores nas articulações são:

Artrite

A artrite é uma enfermidade caracterizada pela inflamação da membrana sinovial. A articulação é um local do corpo humano que se caracteriza pela reunião de um ou mais ossos com cartilagens, que permite o movimento.

Para garantir a conexão e a fluidez de movimento, a estrutura formada pela articulação é bastante complexa. Essa complexidade é formada não só por esses ossos, naturalmente, mas por outros elementos como a membrana sinovial. Essa membrana é responsável por revestir alguns componentes da articulação e para diminuir o impacto causado pelos movimentos.

Quando essa membrana está inflamada, é comum sentir dor nas articulações. E caso a inflamação não seja tratada, essa enfermidade pode lesionar ainda mais o pé e suas articulações, criando deformidades irrecuperáveis. Os principais sintomas da artrite são:

  • dores nas articulações dos pés;
  • rigidez nas articulações, especialmente pela manhã;
  • dores nas articulações dos dedos dos pés.

Por se tratar de uma enfermidade categorizada em vários subtipos, procurar o médico especialista é mais do que necessário. Os tipos de artrite são:

  • artrite reumatóide: o tipo mais comum de inflamação nas articulações;
  • artrite reativa: pode atingir até mesmo o tornozelo, causando bastante inchaço no pé;
  • artrite psoriásica: acompanha os episódios de psoríase, que é uma conhecida doença autoimune de pele.

Artrose

Artrose, osteoartrite ou até mesmo osteoartrose se trata de uma condição degenerativa. Essa enfermidade se dá pelo desgaste da cartilagem que está presente nas articulações. Conforme a idade avança, a artrose vai ficando mais forte e causando mais dor. Os seus sintomas são:

  • dores nas articulações do pé;
  • desenvolvimento de joanete;
  • rigidez do dedão do pé.

Fenômeno de Raynaud

Alguns problemas relacionados à circulação podem causar dor na articulação do pé. Isso ocorre porque uma enfermidade, conhecida como fenômeno de Raynaud, afeta especialmente extremidades do corpo como pés e mãos.

Ao expor essas partes do corpo ao frio, muitas pessoas têm seus pés afetados com a condição. A recomendação para quem sofre desta condição é proteger seus pés do frio, com o uso de meias, evitar andar descalço e evitar a exposição ao frio.

Dicas e tratamentos para dores nas articulações dos pés

Para cada problema específico no pé há algum tipo de tratamento. Por isso, é necessário sempre procurar um médico para diagnóstico e indicação do recurso terapêutico mais adequado.

No caso da artrite e da artrose, geralmente o tratamento inclui a fisioterapia associada ao uso de fármacos que servem para aliviar a dor na articulação do pé. Os principais medicamentos utilizados são:

  • corticóides;
  • medicamentos que combatem a inflamação;
  • uso de analgésicos para diminuir a dor.

Caso haja dores momentâneas muito fortes, existem compressas que ajudam a aliviar temporariamente a dor. O uso de analgésicos — com prescrição médica — também são eficientes formas de aliviar a dor na articulação do pé.

Outra alternativa para quem deseja prevenir problemas articulares ou complementar o tratamento, é o uso de suplementos como o ArtiMax. Ao contrário dos fármacos que atuam no alívio dos sintomas, o ArtiMax foi formulado para reforçar a saúde das articulações e dos tecidos conectivos do corpo humano. O suplemento contém os seguintes nutrientes:

  • magnésio;
  • manganês;
  • astaxantina;
  • ácido hialurônico;
  • vitamina D3;
  • vitamina K2;
  • vitamina C;
  • metilsulfonilmetano;
  • curcuminoides;
  • extrato de cúrcuma.

Devido aos seus ingredientes, estudos mostram que o ArtiMax pode auxiliar no tratamento de artrite, artrose e outras doenças que causam dor nas articulações do pé e de outras partes do corpo. A cúrcuma, por exemplo, se mostrou tão eficaz quanto o paracetamol no tratamento da artrose, além de apresentar menos reações adversas, como revela um estudo conduzido por Shubha Singha.

Por se tratar de um alimento bastante natural, uma raiz encontrada praticamente em qualquer lugar do mundo, a cúrcuma oferece um tratamento com uma prescrição ampla - uma vez que reduz a produção de agentes inflamatórios e reduz a morte celular programada nos fibroblastos.

Além disso, uma ampla revisão da literatura reforça que a cúrcuma demonstra ser um grande fisioterapêutico para combater a inflamação da artrite, que causa dor na articulação do pé. Outras substâncias presentes no suplemento ArtiMax também são responsáveis por combater o processo inflamatório dessas enfermidades.

A Astaxantina, outro composto presente no suplemento, atua como um potente agente contra o processo inflamatório presente na artrite e na artrose - de acordo com estudos. Por fim, o ácido hialurônico é uma substância que também ajuda a reduzir as dores nas articulações, ajudando a lubrificar o tecido articular.

Aproveite e veja também

Quando procurar ajuda médica e qual especialista consultar

Dor é um sinal do organismo de que há algo de errado. A dor nas articulações dos pés, após corrida ou em qualquer situação do cotidiano, já é um sinal de alerta. Portanto, quando qualquer dor surgir, é necessário procurar ajuda médica.

As especialidades médicas para esse tipo de problema são o ortopedista ou o reumatologista. O ortopedista se encarrega de correções mecânicas e o reumatologista atua no tratamento das doenças autoimunes como artrite reumatóide, síndrome de Renaud, entre outras.

Como saber se o nervo do pé está inflamado?

É normal que a planta do pé comece a doer depois de ficar muito tempo em pé ou caminhar muito. Geralmente essa dor na articulação passa rápido, mas se persistir, pode ser sinal de um nervo inflamado.

No caso da persistência da dor, é necessário procurar um médico especialista para ter o diagnóstico. Assim sendo, um dos sinais de que o nervo do pé está inflamado é a continuidade da dor mesmo após um tempo longo de repouso.

Como é a dor do reumatismo no pé?

A dor do reumatismo é bastante caracterizada pela dificuldade de locomoção. Quem sofre de reumatismo tem uma grande dificuldade para realizar movimentos, alongar e esticar os dedos sem sentir dor nas articulações.

Para pessoas que sentem essas dores constantes é necessário procurar um especialista. Seja como for, sentir dor na articulação é muito desconfortável, e toda ajuda é bem-vinda para manter a saúde das articulações.

Mesmo que pareça algo que inicialmente pode ser ignorado, as dores nas articulações do pé devem ser cuidadas com agilidade e seriedade para não evoluírem para quadros ainda mais severos.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.