Carregando...

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Você concorda que, depois da pandemia, a maioria das pessoas passou a cuidar mais da saúde para prevenir possíveis infecções virais e outras doenças? Devido a esse cenário, também surgiram muitos debates em torno de conceitos envolvidos nas condições de saúde, como gripes e resfriados: “Quais são os sintomas? É necessário tratamento? Devo me preocupar? Existe diferença entre gripe e resfriado?”.

Além das discussões para identificar o que determinados sintomas apontavam, muito se estudou sobre como reforçar a imunidade e tornar o organismo mais resistente. Vamos, então, entender um pouco mais sobre tudo isso e identificar se realmente existe diferença entre gripe e resfriado.

Existe diferença entre gripe e resfriado?

Apesar das semelhanças em questão de sintomatologia e tratamento, há diferença entre gripe e resfriado. Ambos possuem diferentes níveis de gravidade e são causados por diferentes vírus. Além disso, existe diferença entre os sintomas de gripe e resfriado.

O que é um resfriado?

Resfriados são doenças causadas por uma infecção viral e têm um padrão menos agressivo do que a gripe. Os sintomas costumam aparecer de forma gradual e duram em torno de 2 a 4 dias, desaparecendo, muitas vezes, sem necessidade de tratamento.

Trata-se de distúrbios respiratórios bastante comuns, que surgem em épocas de temperaturas baixas ou quando há oscilações bruscas de clima. Geralmente, os resfriados não trazem grandes transtornos ou maiores motivos de preocupação.

O que é uma gripe?

As gripes também são causadas por infecção viral, porém, uma das diferenças entre gripe e resfriado é que o vírus da gripe é diferente daqueles que causam o resfriado. O vírus que causa gripe é chamado de vírus da Influenza e costuma trazer sintomas mais agressivos

Outra diferença entre gripe e resfriado é que, enquanto resfriados são mais comuns e apresentam seus sintomas gradualmente, as gripes acontecem de forma menos frequente e seus sintomas tendem a surgir de forma abrupta e mais intensa.

Além dos sintomas do resfriado serem comuns aos da gripe, por se tratar de uma condição mais grave, a gripe também pode apresentar outros sintomas.

 

Diferença entre gripe e resfriado: Sintomas

Uma grande diferença entre gripe e resfriado está nos sintomas.

Os sintomas mais comuns no resfriado:

  • coriza;
  • espirros;
  • dores de garganta;
  • tosse seca ou com muco .

Além de também ter os mesmos sintomas do resfriado, a gripe ainda apresenta:

  • febre alta (em torno de 38 graus celsius);
  • dores no corpo;
  • sensação de cansaço e fraqueza;
  • episódios de vômito e diarréia.

Quando uma gripe ou um resfriado podem se tornar perigosos?

Geralmente, não há motivos para grandes preocupações quando se trata de resfriados, pois seus sintomas são leves e costumam cessar em poucos dias. Já no caso da gripe, há uma maior tendência de complicações mais graves, portanto, é necessário atenção.

Alguns sinais que podem ser motivo de maior precaução incluem: febre ininterrupta mesmo com uso de antitérmicos, dores no peito ou sensação de falta de ar, tonturas constantes ou quaisquer sintomas que persistam sem melhora aparente.

Caso se identifique com os sintomas acima, procure um profissional da saúde o mais rápido possível.

Aproveite e veja também

Como tratar uma gripe e um resfriado?

É fundamental procurar orientação médica para receber o diagnóstico e tratamento mais adequado. Entretanto, algumas ações podem ser de grande valia para auxiliar na recuperação. Dê uma olhada em o que é bom para gripe e resfriado:

  • ingestão hídrica adequada para evitar desidratação;
  • alimentação saudável, mesmo com a queda de apetite comumente atrelada aos sintomas virais, manter-se bem nutrido é essencial;
  • muito repouso, pois o organismo está colocando maior energia para combater o vírus;
  • manter as mãos sempre bem higienizadas e evitar levá-las à boca.

Maneiras de prevenir uma gripe ou resfriado

O cultivo de bons hábitos é a base para o bom funcionamento imunológico e a proteção do organismo contra a ação viral - quanto a isso, não há diferença entre gripe e resfriado. A prática regular de exercícios físicos, sono de boa qualidade e uma boa alimentação são essenciais para a manutenção da saúde e do sistema imune.

Incorporar gomas de vitamina C e Zinco, por exemplo, pode ser uma estratégia adicional para fortalecer a imunidade. Também vale mencionar as vantagens da vitamina para mulher em gomas, que combina diversos nutrientes importantes, adaptados especialmente para atender as necessidades específicas das mulheres.

Além disso, de ter uma boa base alimentar, medicamentos, vacinas e terapias complementares, como uso de suplemento para imunidade, também são amplamente difundidos e estudados para promover a melhora da resposta imune.

 

Evidências apontam que alguns nutrientes em especial promovem maior impacto na imunidade, são eles:

Vitamina C

A vitamina C é um potente antioxidante, auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres e no funcionamento geral do sistema imune.

Vitamina D

Essencial para uma variedade de funções do sistema imunológico e, de acordo com estudo, ajuda a mitigar os efeitos negativos da inflamação.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres e na modulação da resposta contra agentes inflamatórios, segundo um estudo.

Selênio

Auxilia em processos envolvidos na defesa antioxidante.

Zinco

Segundo um estudo, esse mineral promove a integridade da barreira imunológica e participa do funcionamento do sistema imune nos ataques de agentes externos, como vírus.

Prevenir nunca é demais quando se trata de cuidados com a saúde. Dito isso, a melhor forma de prevenir gripes e resfriados é procurar trazer para seu dia a dia hábitos de vida saudáveis e sustentáveis.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.