Atualizado em 08 de Maio de 2025

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

Tudo que você precisa saber sobre beta alanina

Suplemento de beta alanina
Imagem ilustrativa de beta alanina

Se você pratica exercícios físicos, provavelmente já deve ter visto algum suplemento com beta alanina. A beta alanina é um aminoácido sintetizado em pequenas quantidades pelo próprio organismo, mas também podemos obtê-la por meio da alimentação ou pela suplementação. Embora não seja um suplemento tão conhecido como o whey protein ou a creatina, a beta alanina tem ganhado destaque no mundo do fitness devido às suas notáveis vantagens em relação a diminuição da fadiga muscular durante o exercício.

Neste texto, você vai saber o que é a beta alanina, como ela funciona no organismo e como seu uso pode influenciar o desempenho esportivo.

Beta alanina: para que serve

O uso da beta alanina está associado ao aumento da carnosina intramuscular. A carnosina é uma molécula composta por dois aminoácidos (menor parte de uma proteína) chamados histidina e a própria beta alanina.

A função da carnosina na atividade física, é neutralizar a acidez provocada no interior dos músculos, capaz de causar dor e cansaço durante a atividade física. Dessa forma, a beta alanina serve para melhorar a performance durante o exercício físico ao retardar a fadiga muscular, conforme estudos apontam.

Benefícios da beta alanina

Estas são as 4 principais promessas do uso da beta alanina:

  • retardar a fadiga muscular;
  • melhorar o desempenho durante a prática desportiva;
  • auxiliar na recuperação muscular após a atividade física;
  • promover melhora na performance de exercícios de alta intensidade.

O papel da beta alanina é aumentar os níveis de carnosina, responsável por reduzir a acidose intramuscular, uma das principais causas da fadiga em exercícios de alta intensidade.

O termo “fadiga muscular” é usado para demonstrar a incapacidade do músculo em manter a performance no exercício físico a uma dada intensidade, resultando em redução da força, potência e desempenho.

Segundo um estudo de revisão realizado em 2020, o uso da beta alanina elevou os níveis de carnosina muscular, reduzindo a fadiga e, consequentemente, melhorando a performance do atleta em exercícios de alta intensidade.

Outro artigo revisou diversos estudos realizados com praticantes de diferentes esportes, como ciclismo, futebol e esqui, e constatou que a beta alanina, precursora da carnosina, funciona como um tampão, regulando o pH intramuscular e evitando a acidose. Dessa forma, o estudo concluiu que a suplementação da beta alanina mostrou melhora no desempenho esportivo dos atletas estudados.

Mais um artigo revisou 51 estudos feitos em humanos e observou que os resultados apontam uma melhora de performance significativa, especialmente em atletas amadores, pela inclusão da beta alanina na rotina. De acordo com o estudo, os benefícios da beta alanina acontecem, principalmente, em atividades de alta intensidade e de curta duração (60 – 240 segundos).

Apesar de melhorar a performance no esporte, não há evidências científicas de que a beta alanina emagrece ou promove alteração de peso.

Como tomar beta alanina?

Conforme a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, o uso do suplemento de beta alanina deve ser diário, pois seu efeito é crônico. Quatro semanas de suplementação com beta alanina aumenta significativamente as concentrações de carnosina muscular, agindo assim como um tampão de pH intracelular.

O consumo do suplemento pode ser em torno de 30 minutos antes do exercício físico, como um pré-treino. A dose pode variar entre 3,2 a 6,4 gramas por dia ou 64 mg por kg por dia. Outro ponto importante sobre a dose é distribuí-la em doses de 500 a 800 mg ao longo do dia, para evitar o efeito colateral de parestesia (formigamento).

A beta alanina é um suplemento geralmente em forma de pó, que pode ser misturado em água ou em qualquer outra bebida de sua preferência.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais conhecido da beta alanina é chamado parestesia, que é o formigamento associado à coceira, principalmente nas pernas e braços.

É um sintoma comum do uso de beta alanina, especialmente se for utilizada uma dose única no dia. Porém, esse efeito colateral não traz demais prejuízos e tende a passar após os primeiros 20 minutos de consumo.

Por fim, a beta alanina é um suplemento que pode ajudar a melhorar o desempenho atlético e os resultados estéticos do treinamento físico. Ela oferece benefícios como mais resistência muscular e menos fadiga durante o exercício. No entanto, é importante consultar um profissional de saúde antes de começar a usá-la. Se você incorporar o suplemento de beta alanina corretamente em sua rotina, poderá aproveitar ao máximo seus benefícios para o físico e saúde em geral.

Referências

  • MALFATTI, Germano. Eficácia da suplementação de beta alanina no exercício físico. 2022.
  • NEVES, Solange Pavão. Uso da Beta-Alanina na Prática Desportiva: uma revisão da evidência. 2020.
  • FERREIRA, Carolina Caberlim et al. Atualidades sobre a suplementação nutricional com beta-alanina no esporte. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 51, p. 271-278, 2015.
  • CARVALHO, Alexandre Baeta Neves Ramos de. Efeitos da suplementação de beta alanina associada a atividade física.
  • BARBOSA FILHO, JULIANO VIDAL; FELIX, Tania Cristina Ferreira. EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE BETA ALANINA EM ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE. Multidebates, v. 6, n. 3, p. 35-46, 2022.
  • International society of sports nutrition position stand: Beta-Alanine. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 12, 30. https://doi.org/10.1186/s12970-015-0090-y
Foto de Joana Mazzochi Aguiar

Conteúdo criado por especialista:

Joana Mazzochi Aguiar

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Joana Mazzochi Aguiar, nutricionista (CRN 10 – 10934), formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É especialista em Atendimento Nutricional para Cirurgia Bariátrica e atualmente cursa pós-graduação em Saúde da Mulher e Estética pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional e do cuidado integral à saúde feminina.

Saiba mais sobre Joana Mazzochi Aguiar

Aproveite e veja também