16 Alimentos que aumentam a saciedade e controlam a fome
Existem alimentos que aumentam a saciedade por apresentarem uma composição rica em fibras, proteínas e/ou certos tipos de gorduras. Você sabia disso?! Portanto, caso você tenha o desejo de comer menos, é recomendado inserir nas refeições opções que se enquadrem nesses grupos!
Muitas pessoas se queixam pelo fato de estarem comendo demais ou de forma desnecessária e, além de colocarem em prática a primeira dica, podem começar a ter cuidado com outros hábitos relacionados à alimentação. Ficou curioso e quer saber quais são? Então antes de continuar a leitura sobre os alimentos que dão saciedade assista o vídeo onde a nutricionista Camile Zanchett fala mais sobre os alimentos que aumentam a saciedade e que vão te ajudar a controlar o peso!
Saiba mais sobre
SPIRULINA
Spirulina, também chamada de poderosa alga-azul, é ideal para quem busca mais nutrição no dia a dia. Esse superalimento é 100% natural e já recebeu o título de ‘O Melhor Alimento para o Futuro’ pela Organização Mundial da Saúde devido sua riqueza nutricional extremamente abundante, que fornece uma grande diversidade de benefícios.
3 Dicas para aumentar a saciedade
A fim de aumentar a saciedade após uma refeição e manter a fome longe por mais tempo, existem algumas estratégias que podem ser aderidas. Veja a seguir 3 dicas para comer bem e obter maior saciedade:
1. Comer com calma e atenção plena
O movimento de Mindful Eating nada mais é do que o ato de comer com calma e atenção plena, ou seja, prestando atenção no sabor da comida, no cheiro, na textura e até no barulho que ela faz.
Dessa forma, é possível desacelerar e sair do modo automático. Ainda por cima, a informação de que você está comendo consegue chegar até o seu cérebro para, então, o organismo avisar que está satisfeito.
2. Evitar o consumo de carboidratos simples
Refeições baseadas principalmente em carboidratos simples, incluindo pão francês, massas brancas e tapioca, por exemplo, são rapidamente digeridas e, por isso, a fome tende a voltar rapidamente. Além disso, alimentos muito doces, como bolos, tortas e brigadeiros devem ser evitados porque, na maioria das vezes, são difíceis de parar de comer e também são digeridos com maior facilidade.
3. Incluir fibras, gorduras e proteínas nas refeições
Como visto, alimentos que aumentam a saciedade são os ricos em fibras, gorduras e proteínas. As fibras solúveis absorvem água e têm o tamanho expandido no estômago, o que oferece sensação de plenitude.
Por outro lado, a digestão das gorduras e das proteínas é mais demorada, diferentemente dos carboidratos simples, como foi apresentado anteriormente. Para facilitar o ente
- lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
- lipólise: quebra da gordura;
- β-oxidação lipídica: queima de gordura.
Aproveite e veja também
16 Alimentos que aumentam a saciedade
1. Abacate
Possui bom teor de gorduras de boa qualidade, especialmente as monoinsaturadas. A gordura faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento e, portanto, o abacate é uma ótima opção para ajudar na saciedade.
2. Pipoca
As fibras da pipoca prolongam a sensação de saciedade. Além disso, estudos relacionam o aumento do tamanho do milho com a plenitude estomacal. Interessante, não é mesmo?!
3. Leite e queijos
Estudos mostram que o consumo de leites e derivados, como os queijos, podem deixar saciado por mais tempo. Isso porque são fontes de gordura e não ocasionam picos de açúcar no sangue.
4. Iogurte natural
Assim como os leites e queijos, os iogurtes também ajudam a estimular a saciedade. Ainda, podem possuir bactérias do bem na composição, que atuam como probióticos e ajudam na saúde intestinal.
5. Aveia
Um alimento versátil e com alto teor de fibras solúveis. Esses elementos tem a capacidade de aumentar de tamanho no estômago, proporcionando sensação de plenitude e saciedade por mais tempo.
6. Psyllium
O psyllium é uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel no estômago, aumentando até 20 vezes de tamanho. Dessa forma, maior espaço no estômago é ocupado, proporcionando saciedade.
7. Chia
Essa semente, nativa da região do México e Guatemala, vem sendo incorporada à dieta dos brasileiros. Ela entra em nossa lista também por ser uma ótima opção cheia de fibras e gorduras boas.
8. Lentilha
Excelente leguminosa rica em fibras e proteínas, a lentilha é ideal para incluir no cardápio, especialmente no dia a dia de pessoas que não consomem carnes.
10. Oleaginosas
Cheias de gorduras boas e outros nutrientes, as castanhas e nozes, por exemplo, são ótimas opções de oleaginosas para incluir no dia a dia. Além de tudo, são práticas e muito gostosas.
11. Coco
A polpa do coco possui alto teor de fibras e gorduras boas. Como visto, essas duas substâncias são capazes de aumentar a saciedade por si só. Agora imagine juntas em um único alimento? É o que acontece no coco!
12. Spirulina
Além de fibras, a spirulina, que já foi considerada “O Melhor Alimento para o Futuro” pela OMS, possui alto teor de proteínas que retardam a digestão, fazendo também com que haja menos fome.
13. Carnes
Ótimas fontes de proteínas, nas carnes também são encontradas boas quantidades de gordura. Assim como o coco, reúnem toda a composição favorável para aumentar a saciedade. Nesse grupo entram as carnes vermelhas e brancas.
14. Folhas
Alface, rúcula, agrião, couve e acelga, por exemplo, oferecem volume à refeição com poucas calorias e alto teor de fibras. Portanto, salada de folhas é uma ótima opção para comer como entrada.
15. Cereais integrais
Possuem alto teor de nutrientes e fibras e, por isso, proporcionam saciedade por mais tempo. Mas fique atento: quando for escolher um alimento, veja se o primeiro ingrediente da lista é a farinha integral.
16. Ovos
Também entram na lista, pois esses alimentos contêm uma composição que ajuda a deixar digestão mais lenta, fazendo com que se tenha menos fome por mais tempo.
Referências
- Satiety effects of psyllium in healthy volunteers;
- Effects of agar and pectin on gastric emptying and post‐prandial glycaemic profiles in healthy human volunteers;
- Spirulina platensis effectively ameliorates anthropometric measurements and obesity-related metabolic disorders in obese or overweight healthy individuals: A randomized controlled trial;
- Effects of agar (kanten) diet on obese patients with impaired glucose tolerance and type 2 diabetes