Carregando...

Descubra os principais benefícios do leite de coco

O leite de coco é extraído da polpa branca do coco maduro e apresenta consistência espessa e cremosa. Ele é rico em nutrientes essenciais e muito utilizado para fins medicinais, alimentícios e agroindustriais.

É considerado um bom substituto do leite de vaca por não conter lactose, sendo indicado para os alérgicos e intolerantes ao leite animal e também para os veganos.

Devido aos inúmeros benefícios do leite de coco, ele vem ganhando cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. Descubra a seguir o porquê!

O que é o leite de coco?

O leite de coco é retirado da polpa do coco maduro, e não deve ser confundido com a água de coco encontrada naturalmente em cocos verdes. Ele é rico em gordura boa, sendo grande parte ácido láurico, que é facilmente digerido pelo organismo e transformado em energia. Além disso, o leite de coco contém nutrientes importantes, como vitamina C, cálcio, magnésio, ferro, potássio, zinco e fósforo.

6 benefícios do leite de coco

O leite de coco é rico em antioxidantes, gorduras boas e minerais. Ele ajuda a promover diversos benefícios para a saúde no geral, como:

  • propriedades antimicrobianas e antifúngicas;
  • controle do colesterol;
  • promoção de energia;
  • prevenção de processos inflamatórios;
  • próprio para veganos, alérgicos e intolerantes a lactose;
  • auxílio no controle de peso.

Abaixo, você pode conferir mais detalhes sobre cada um desses benefícios!

1. Propriedades antimicrobianas e antifúngicas

Como visto, no leite de coco é encontrado grandes quantidades de ácido láurico – e esse é considerado o segredo por trás dos benefícios do coco. Quando esse ácido é digerido, forma-se um agente poderoso, capaz de contribuir no combate de vírus e infecções bacterianas, como mostrou um estudo.

2. Controle do colesterol

O ácido láurico também auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e no aumento das taxas de colesterol bom (HDL), o que ajuda a prevenir doenças cardíacas relacionadas a altos níveis de LDL.

Um estudo realizado em 2005 analisou os efeitos do leite de coco em 60 homens. Como resultado, observou-se que o leite de coco reduziu o colesterol LDL (ruim) e também aumentou o colesterol HDL (bom) em 18%.

3. Promoção de energia

O ácido láurico é considerado uma gordura boa, pois embora saturada, é um triglicerídeo de cadeia média (TCM). No corpo, é mais facilmente absorvido e transformado em energia, evitando o estoque.

4. Auxilia em processos inflamatórios

Por conter TCM, o leite de coco também pode atuar como anti-inflamatório, o que pode ajudar a reduzir condições associadas, como artrite e dores musculares. O mesmo efeito pode ser obtido através do consumo de ômega 3

Uma meta-análise revelou que a ingestão de ômega 3 pode estar ligada a níveis mais reduzidos de biomarcadores inflamatórios em pacientes com resistência à insulina e diabetes.

5. Próprio para veganos, alérgicos e intolerantes a lactose

Um dos grandes benefícios do leite de coco é que ele não contém lactose, o açúcar responsável por alergias e intolerâncias ao consumo do leite de vaca.

Ele é uma boa opção para as pessoas que não podem consumir essa substância e também por aqueles que são veganos.

6. Auxílio no controle do peso

O óleo de coco é um componente do leite de coco e, por isso, os seus benefícios se equivalem.

Mulheres com sobrepeso participaram de um estudo clínico no qual consumiram 25 ml ao dia de óleo de coco. Como resultado foi evidenciado uma redução do apetite e aumento da saciedade, o que contribui para o controle de peso.

Composição nutricional

Como visto, o leite de coco oferece diversos benefícios à saúde – e isso se dá em razão da sua incrível composição de nutrientes! Confira a tabela nutricional:

Aproveite e veja também

Modo de consumo

O leite de coco pode ser consumido puro ou em preparações, como café, bolos e vitaminas, podendo ser utilizado como substituto do leite de vaca em qualquer preparação.

Contraindicações

A menos que você apresente alergia ao coco em si, é improvável que o leite de coco tenha efeitos adversos. É importante lembrar que ele não substitui o leite materno, e pode não ser adequado para crianças. Consulte um profissional da saúde antes de oferece-lo aos pequenos.

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.