Carregando...

Alimentos orgânicos e inorgânicos: conheça as principais diferenças

Para facilitar o seu entendimento entre alimentos orgânicos e inorgânicos, entenda o contexto da situação atual: o mundo tem necessidade de produzir sempre mais e, além disso, a gestão empresarial dos processos agrícolas levou à necessidade de rendimento cada vez maior.

Para isso, a adoção de tecnologias mais avançadas e adequadas para grandes produções tornou-se necessária. Do mesmo modo, a utilização de insumos agrícolas ficou mais intensa, principalmente quando falamos de defensivos e fertilizantes químicos sintéticos.

Assim, os agrotóxicos para controle de pragas e doenças são utilizados para proteger a lavoura, enquanto os fertilizantes garantem maior produtividade no campo. No entanto, produzir mais não significa garantir uma produção melhor. E, nesse sentido, surge a produção orgânica de alimentos.

Essa tem os olhos voltados para a qualidade do alimento produzido e para uma vida saudável. Acompanhe este conteúdo e conheça as principais diferenças entre alimentos orgânicos e inorgânicos, inclusive para microalgas! Boa leitura!

Alimentos orgânicos e inorgânicos

Recentes revisões em centenas de trabalhos científicos demonstraram que não há exatamente uma diferença na quantidade da maioria dos nutrientes entre alimentos orgânicos e inorgânicos. Como exceção há o fósforo, um mineral em que os alimentos orgânicos são mais ricos.

No entanto, não é apenas a quantidade de nutrientes que caracteriza a qualidade superior para o consumo humano. É preciso também considerar a segurança alimentar, isto é, a sua não contaminação com elementos químicos utilizados na agricultura convencional, e até mesmo microrganismos patogênicos.

Sistemas de produção diferentes

A agricultura orgânica não faz uso de defensivos químicos para proteger a lavoura das pragas e doenças que a possam atingir. Para a proteção de suas plantas cultivadas, a produção orgânica lança mão de técnicas, como, por exemplo:

  • rodízio de culturas: a cada colheita a espécie cultivada é trocada, evitando o plantio sucessivo de plantas da mesma família, uma vez que, via de regra, são suscetíveis às mesmas doenças;
  • plantas atrativas: cultivam-se nas proximidades da lavoura plantas que atraem as pragas, de modo a facilitar o controle;
  • inseticidas naturais: plantas, como o tabaco e flor de píretro, dentre muitas outras, são utilizadas para a produção de caldas inseticidas empregadas na lavoura orgânica. A produção agrícola orgânica não faz uso de fertilizantes químicos;
  • a correção dos solos do ponto de vista nutricional, físico e químico é realizado com produtos naturais, oriundos da moagem de rochas, principalmente. Utilização de compostos orgânicos é uma outra forma de atender às necessidades físico-químicas dos solos.

Além dos aspectos dos defensivos e fertilizantes químicos utilizados pela agricultura convencional, os alimentos orgânicos caracterizam-se ainda por não serem produzidos com o uso das chamadas sementes transgênicas, resultantes de manipulação genética.

7 benefícios do consumo de alimentos orgânicos

O consumo de alimentos orgânicos caracteriza um aspecto da alimentação mais natural e traz algumas vantagens para a saúde, sobretudo para as crianças. Por sua vez, o meio ambiente também é beneficiado com a prática orgânica. Veja abaixo as principais vantagens:

1. Isenção de agrotóxicos

A produção agrícola moderna, em especial para determinadas culturas mais sensíveis, faz uso intensivo de defensivos químicos. Assim, inseticidas, fungicidas, entre outros, acabam deixando resíduos nos vegetais.

Muitas vezes, mesmo com uma boa lavagem, os compostos não são eliminados, pois penetram nos tecidos da planta. Por isso, pode ser interessante incluir agentes detoxificantes em sua rotina, como um superalimento detox!

2. Sabor e aroma mais intensos

Na agricultura orgânica não há esforço químico por meio de fertilizantes para induzir o crescimento dos alimentos, pois o foco não é a aparência do produto.

Desse modo, os alimentos orgânicos são mais íntegros e equilibrados em sua constituição natural, resultando em maiores sabores, formatos e tamanhos comuns, além de aromas mais intensos.

3. Proteção das águas

Todo produto aplicado na lavoura, seja o adubo químico ou os diversos defensivos, com a vinda das chuvas, logo alcança os corpos d’água, ou seja, os riachos, córregos e lagos, e os contamina.

Por outro lado, as águas da chuva também infiltram-se, movimentam-se no interior do solo e alcançam os lençóis freáticos carregadas com altas quantidades desses produtos químicos.

A prática da agricultura orgânica evita a contaminação das águas, protegendo plantas, animais e pessoas do risco de um processo de intoxicação acumulativa.

4. Proteção dos solos

Outro grande ponto de atenção quando falamos de alimentos orgânicos e inorgânicos diz respeito ao solo. Solos cultivados pelo sistema convencional rapidamente perdem importantes características biológicas.

Dessa maneira, tornam-se meros substratos físicos e químicos em razão da exclusão da vida que neles naturalmente pulsa.

Da mesma forma que a agricultura orgânica protege as águas, a vitalidade dos solos também é protegida do efeito residual, resultante da utilização de adubos químicos, e principalmente, do uso de agrotóxicos.

5. Proteção da biodiversidade local

O conjunto de todos os seres que vivem em um local tende a desenvolver relações de equilíbrio entre si e com o meio ambiente em que estão inseridos.

Nesse contexto, a utilização de biocidas, ou seja, produtos para matar plantas invasoras, insetos e fungos, afeta drasticamente esse equilíbrio e elimina diversas formas de vida animal e vegetal.

A agricultura orgânica, ao contrário, estimula as relações e provoca um incremento na biodiversidade das regiões onde é implantada.

Desse modo, microrganismos, minhocas e insetos, assim como grandes animais que participam daquele equilíbrio, são profundamente beneficiados com a produção de alimentos orgânicos.

6. Sustentabilidade garantida

Se você é alguém que se preocupa com práticas e alimentação sustentável, não tem porque ter dúvidas sobre apostar em alimentos orgânicos ou inorgânicos.

A natureza da prática agrícola orgânica é totalmente sustentável, uma vez que o seu princípio é o fomento da reciclagem natural dos materiais orgânicos na propriedade.

Portanto, na produção do alimento orgânico, não há exaurimento do solo com o esgotamento da sua capacidade produtiva.

Dessa forma, o abastecimento de futuras gerações pode ser garantido, principalmente se cada vez mais consumidores utilizarem alimentos orgânicos.

7. Estímulo à produção orgânica

Quanto mais as pessoas fizerem o uso de alimentos orgânicos, maior será a demanda e, desse modo, a produção será estimulada.

Assim, mais produtores adeptos às práticas surgem e a diferença entre o consumo de alimentos orgânicos e inorgânicos é cada vez mais reduzida.

Com isso, reafirma-se a garantia oferecida pela sustentabilidade de abastecimento das futuras gerações de modo a não comprometer a disponibilidade de alimentos mais saudáveis.

Aproveite e veja também

Conceito orgânico para microalgas

Em relação a produção de microalgas, os principais pontos de atenção de um cultivo orgânico se mantém em:

  • não utilização de nutrientes inorgânicos e/ou sintéticos;
  • ausência de agrotóxicos pesticidas, herbicidas, inseticidas ou qualquer outra substância dessa natureza.

Assim como ocorre para os demais alimentos, o cultivo orgânico de microalgas não resulta em uma qualidade nutricional superior. O balanço nutricional das algas é quase que idêntico para ambas as técnicas de produção.

É preciso destacar ainda que, mesmo para o cultivo usual de microalgas, a utilização de agrotóxicos e substâncias dessa natureza não é necessária, visto que tratam-se de organismos microscópicos cultivados em ambientes isolados com condições controladas.

Os benefícios relacionados à proteção ambiental valem tanto para o cultivo usual quanto para o cultivo orgânico de microalgas, pois a não utilização de agrotóxicos e o isolamento não permitem que haja contaminação do alimento e do ambiente ao seu redor.

O principal pilar para um cultivo orgânico de microalgas, como a Spirulina e a Chlorella, torna-se, portanto, a utilização de nutrientes de fontes orgânicas, como rejeitos. Elas proporcionam um crescimento natural um pouco mais lento e esse é um dos motivos pelo qual produtos dessa categoria tornam-se mais caros.

Vale ressaltar ainda que, apesar de tornar o cultivo orgânico, a utilização de rejeitos como nutrientes para as microalgas aumenta significativamente o risco de contaminação por outros microrganismos, como bactérias, em alguns casos patogênicas, o que exige uma maior vigilância.

Você deve estar se perguntando: então não há benefícios no consumo de microalgas, como Spirulina e Chlorella orgânicas? Existem sim! O principal é a segurança alimentar, uma vez que todos os produtos com alegação orgânica são certificados por instituições e órgãos reguladores.

Existe uma fiscalização constante e mais exigente sobre todas as etapas da produção de microalgas, afirmando ainda mais a qualidade e a segurança desses produtos. As algas orgânicas têm ainda a garantia de que nenhum insumo inorgânico foi utilizado na produção, o que caracteriza um produto 100% natural.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.