Carregando...

Como deixar as unhas fortes e saudáveis em 5 passos

Aprender como ter unhas fortes e saudáveis é algo valioso para quem lida com o constante desafio de ter unhas frágeis. Unhas fortes e bem cuidadas são, antes de mais nada, unhas saudáveis. Portanto, é necessário identificar o que enfraquece a saúde das unhas além de como mantê-las fortes e bonitas. Manter as unhas em bom estado não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Aprenda como deixar a unha forte e saudável em 5 passos a seguir!

O que enfraquece as unhas?

São diversos os fatores que podem enfraquecer as unhas fortes, um dos principais itens é a má alimentação. Seja por falta de vitaminas e minerais, seja por falta de proteína necessária para o crescimento e fortalecimento das unhas, a má qualidade alimentar tem como primeiras consequências o enfraquecimento das unhas e cabelos.

Unhas fortes e saudáveis precisam de nutrientes para crescer, caso eles faltem, elas enfraquecem e quebram. O organismo trabalha da seguinte forma: se ele recebe nutrientes que suprem suas necessidades, terá energia para fazer todas as suas funções. Caso contrário, o organismo irá priorizar as funções vitais, como a função cardíaca e respiratória. As funções de menor significância para a sobrevivência, serão "deixadas de lado" - como utilizar nutrientes para manter as unhas fortes.

Além da má alimentação ser a causa do enfraquecimento de unhas fortes, outro fator de bastante relevância é a forma de cuidado. O hábito de roer unhas ou mantê-las na boca, expô-las a produtos nocivos ou fora do prazo de validade, também são prejudiciais para manter as unhas fortes.

Por fim, há condições de saúde que podem prejudicar a saúde das unhas, desde aquelas que a afetam diretamente, como micose e psoríase ungueal, até aquelas que afetam o organismo de forma geral, como disfunções hormonais ou Diabetes Mellitus.

5 dicas de como ter unhas fortes e saudáveis

Aprenda como deixar a unha forte e saudável:

1. Cuide da alimentação

A unha é composta por uma proteína chamada queratina, por isso o consumo de proteínas é crucial. Além do consumo energético proteico adequado, é necessário consumir vitaminas e minerais na medida certa, como vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B.

2. Tome entre 10 a 15 minutos de sol diariamente.

Outro componente importante na composição de unhas fortes é o cálcio, mas, para que ele possa ser bem aproveitado no organismo, é importante que, além do seu consumo via alimentação, existam bons níveis de vitamina D no corpo. Para garantir um aporte de vitamina D adequado, são necessários 10-15 minutos de sol por dia ou o consumo de suplementação conforme recomendação do médico ou nutricionista. Bons níveis de vitamina D e cálcio no organismo auxiliam na manutenção de unhas fortes.

3. Acabe com o hábito de roer unhas ou levá-las à boca.

O mau hábito de roer as unhas impede o crescimento e prejudica a cutícula, podendo causar lesões permanentes nas unhas. O contato com a saliva também é muito ruim para quem busca por dicas para unhas saudáveis e fortes, pois a saliva as enfraquece e as tornam mais quebradiças.

4. Hidrate as unhas.

A queratina, camada formadora e protetora das unhas, precisa estar bem hidratada para manter as unhas fortes e saudáveis. Um outro ponto importante é espaçar as esmaltações em pelo menos 2 dias para hidratar as unhas adequadamente. 

5. Atente-se à esterilização dos utensílios com os quais você faz as unhas.

Para entender como fortalecer as unhas, primeiro precisamos compreender que as unhas fortes vêm como consequência dos cuidados para mantê-las saudáveis. Priorize uma boa esterilização das ferramentas que você usa para higienizar as unhas, incluindo aquelas utilizadas pela manicure no salão de beleza.

Aproveite e veja também

Suplementação para fortalecer as unhas

Suplementação para unhas fortes geralmente combina aminoácidos essenciais com nutrientes importantes para crescimento das unhas, como o cálcio, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de compostos antioxidantes. Uma opção que tem se destacado no mercado são as gomas para cabelo, pele e unha, que integram ingredientes-chave para fortalecer e manter a saúde destas áreas.

Além disso, de acordo com estudos *, uma das suplementações que também apresenta esses componentes e vêm sendo utilizada para cuidados com as unhas fortes, é a Ora pro nóbis. Uma planta que vem chamando a atenção pelo seu alto teor proteico, combinado com propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, capaz de, segundo estudo, auxiliar no crescimento de unhas fortes.

Unhas fortes e bonitas são unhas saudáveis e bem cuidadas. Por isso cuide da sua alimentação e mantenha-se atento a quaisquer alterações de cor, formato e possíveis manchas de unha. Consulte um dermatologista nesses casos!

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.