Carregando...

Unhas fracas e quebradiças? Entenda as causas e o que fazer

Você já parou para pensar que as suas unhas podem revelar muito sobre a sua saúde? Mas, unhas quebradiças, unhas fracas e/ou unhas descamando, o que pode ser? Assim como a pele e o cabelo, as unhas também podem perder a umidade e sofrer com a carência de vitaminas e minerais. Portanto, o estado das suas unhas pode dizer muito sobre o seu estado de saúde atual. Continue lendo este artigo para descobrir qual pode ser a causa das suas unhas frágeis e quebradiças!

O que caracteriza unhas fracas e quebradiças?

Unhas frágeis são caracterizadas pela descamação, pela falta de elasticidade e pelo ressecamento. As principais apresentações clínicas de unhas quebradiças são:

  • onicosquizia (descamação da lâmina da unha);
  • onicorrexe (estriação longitudinal);
  • granulação superficial de queratina;
  • unhas desgastadas.

Esses diferentes sinais de unhas frágeis podem estar isolados ou combinados no mesmo paciente. Embora as unhas fracas e quebradiças não sejam dolorosas, há grande impacto na autoestima e nos aspectos funcionais que podem provocar prejuízos na realização de atividades diárias.

Unhas fracas - o que pode ser?

Unhas frágeis podem ser resultado de diversos problemas de saúde, como:

1. Anemia

Por vezes, a deficiência de ferro pode causar anemia. A anemia é uma condição em que o corpo não produz hemoglobina suficiente, proteína responsável por transportar oxigênio dos pulmões para o resto do corpo, inclusive para as unhas. Muito embora a fadiga seja um dos principais sintomas de anenima, ela também pode se manifestar por meio de unhas quebradiças. 

2. Distúrbios da tireoide

Distúrbios tireoideanos causam uma produção excessiva ou escassa de hormônios e, quando isso acontece, há prejuízo na absorção de minerais. Estudos mostram que alterações nas unhas, como fragilidade e maciez, estão presentes em cerca de 5% dos casos de hipertireoidismo. No hipotireoidismo, as unhas são afetadas em 90% dos casos, ficando finas, quebradiças e com crescimento lento.

3. Má circulação (síndrome de raynoud)

National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases expõe que a Síndrome de Raynaud é um distúrbio que causa problemas de circulação nas extremidades. Essa pouca circulação de sangue nas extremidades, por óbvio, afeta a saúde das unhas.  Quando as artérias das mãos e pés se estreitam, essas extremidades podem ficar dormentes ou frias e os nutrientes também não chegam às unhas de maneira suficiente.

4. Pouca umidade

Pouca umidade significa pouca água, portanto, quando uma pessoa esta com desidratação, as suas unhas podem ficar duras e quebradiças. Trabalhar em atividades que exigem molhar e secar as unhas, como lavar louça, pode remover a umidade natural das unhas. Pessoas também são mais propensas a ter unhas ressecadas em regiões mais quentes e secas ou durante os meses de inverno.

5. Muita umidade

As unhas também podem ficar quebradiças quando há umidade em excesso. O uso exagerado de hidratante nas mãos pode causar isso, por exemplo. O calor e a umidade presente em certas regiões do país também propiciam umidade excessiva nas unhas que podem torná-las quebradiças.

6. Envelhecimento

Sim, a idade pode afetar a integridade das unhas. Isso porque, elas naturalmente diminuem em espessura ao longo do tempo, o que pode fazer com que quebrem mais facilmente. Pesquisas mostram que unhas fracas e quebradiças são algo que afeta até 20% da população, especialmente mulheres com mais de 50 anos de idade.

7. Doenças infecciosas

Até mesmo certas doenças infecciosas podem causar a fragilização das unhas como sintoma. Estudos mostram que a sífilis e a tuberculose pulmonar podem causar alterações inespecíficas nas unhas, como afinamento, fissuras e fragilidade geral.

8. Traumas repetitivos

Há estudos demonstrando que os traumas contribuem significativamente para o dano nas unhas e alterações da superfície ungueal. Quebrar as unhas com facilidade pode ser em decorrência de micro traumas mecânicos relacionados às atividades profissionais de empregadas domésticas, sapateiros, ferreiros e carpinteiros, por exemplo. A exposição ocupacional a solventes e soluções químicas, que ocorre em diversas profissões, também podem contribuir para isso. 

9. Falta de vitaminas e minerais

Estudos sugerem que a ingestão correta de vitaminas e minerais é essencial para o crescimento e função normal das unhas. Portanto, a deficiência de certas vitaminas e minerais, incluindo ferro, zinco e selênio, pode causar unhas fracas e quebradiças. Nesse contexto, gomas para cabelo, pele e unha têm ganhado popularidade, uma vez que oferecem uma combinação balanceada de nutrientes voltados para a saúde desses tecidos.

Diversas pesquisas mostram que os micronutrientes mais relevantes para a saúde das unhas incluem: vitaminas do complexo B (riboflavina, niacina, piridoxina, biotina e vitamina B12); vitamina C; vitaminas lipossolúveis (A, E e K); minerais (zinco, ferro, cobre e selênio); ácidos graxos essenciais.

10. Pouca ingestão de proteínas

Comer pouca proteína pode ser ruim até mesmo para a saúde das unhas. Estudos  mostram que a desnutrição energético-protéica é o distúrbio de deficiência nutricional mais frequente entre os seres humanos de todas as idades e culturas. As unhas são compostas em grande parte por queratina, que é uma proteína. Sendo assim, ingerir a quantidade adequada de proteínas é vital para manter a produção de queratina em dia e manter as unhas fortes. Por outro lado, a baixa ingestão de proteínas pode causar unhas mais fracas.

Aproveite e veja também

Unha fraca é falta de qual vitamina e mineral?

Há uma porção de vitaminas e minerais que mantém a saúde das unhas em dia. Uma unha fraca pode ser resultado da falta de:

Vitamina c

A falta de vitamina C pode causar unhas fracas pelo fato de que ela é fundamental para a produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que dá forma, força e integridade a muitos tecidos, incluindo as unhas e os cabelos. Estudos mostram que uma deficiência de vitamina C pode resultar em unhas quebradiças, bem como crescimento lento das unhas.

Zinco

As unhas são formadas por um tipo de célula que cresce e se divide rapidamente. Em função dessa produção rápida, elas necessitam de um fornecimento constante de zinco. Por isso, de acordo com estudos, a ingestão inadequada de zinco pode contribuir para a degeneração das unhas, causando, principalmente, o aparecimento de manchas brancas.

Ferro

Sem a presença de ferro suficiente, o oxigênio não consegue ser transportado adequadamente para as células – e isso inclui as células das unhas. Segundo estudos, como o oxigênio é necessário para unhas saudáveis, uma deficiência de ferro ou anemia pode levar à fragilização das unhas.

Vitaminas do complexo B

A carência de vitaminas do complexo B pode causar diversos problemas de saúde. Há estudos mostrando que a vitamina B12, por exemplo,  desempenha um papel importante na absorção de ferro, bem como na produção de glóbulos vermelhos. Tanto o ferro quanto a vitamina B12 são necessários para manter as unhas fortes e saudáveis. A falta de vitamina B12 pode resultar em unhas onduladas de coloração preto-azulados.

Leia também: biotina para unhas.

Como hidratar e fortalecer as unhas?

Alguns estudos relatam que a suplementação oral com vitaminas (especialmente biotina), oligoelementos e aminoácidos pode ser muito útil para melhorar a fragilidade das unhas.

A biotina (vitamina B7) é uma vitamina hidrossolúvel que está presente em certos alimentos e suplementos, mas que também é sintetizada por algumas bactérias do intestino.  Essa vitamina merece destaque quando se fala em fortalecimento das unhas porque participa da biossíntese da queratina e do cimento intercelular que mantém os queratinócitos unidos. A melhora dessa estrutura fornece maior resistência da unha à tensões e agressões.

Vários estudos demonstraram uma melhora da firmeza das unhas de pacientes que receberam suplementação de biotina. Um estudo realizado na Suíça, por exemplo, observou um aumento de 25% na espessura da placa ungueal em pacientes com unhas quebradiças que receberam suplementação de vitamina B7.

A combinação de aminoácidos com certas vitaminas e minerais específicos também já mostraram melhorar para a saúde das unhas. Em um estudo randomizado, uma formulação contendo aminoácidos ( l -cistina, l -arginina, ácido glutâmico), vitaminas (C, E, B6 e biotina) e minerais (zinco, ferro e cobre) se mostrou eficaz no fortalecimento e alisamento das unhas, após 3 meses de tratamento.

Há certas medidas preventivas que também pode ajudar a manter a saúde das unhas, como:

  • usar luvas durante a execução de tarefas que envolvem o contato das unhas com produtos de limpeza ou produtos químicos;
  • evitar a aplicação regular de esmalte sem dar um intervalo para as unhas “respirarem” por alguns dias;
  • evitar o uso frequente de unhas de fibra;
  • evitar a manipulação excessiva da unha, como roer ou lixar em excesso.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.