Como aliviar enxaqueca
Crises de enxaqueca podem atrapalhar muito o dia a dia de quem sofre com elas. Desde a produtividade no trabalho até o humor e a socialização podem ser comprometidos em meio a uma crise e levar à constante pergunta: como aliviar a enxaqueca?
Por ser multifatorial e, muitas vezes, difícil de tratar, a enxaqueca se torna um tormento para quem a tem. Se você sofre com isso e quer saber o que é bom para enxaqueca ou como aliviar enxaqueca e seus sintomas desagradáveis, continue lendo este artigo.
Principais sintomas e causas da enxaqueca
A enxaqueca é mais do que uma dor de cabeça pontual, é um quadro caracterizado por uma dor intensa e latejante na região da cabeça e face. A duração de uma crise de enxaqueca pode chegar até 72h! Geralmente a dor surge acompanhada por outros sintomas, como náusea, vômito, sensibilidade à luz e som, tontura e formigamento nas regiões de dor.
Mas como aliviar enxaqueca? Antes de entender quais ostratamentos para enxaqueca e como evitá-la, primeiro é importante compreender que o que causa enxaqueca é multifatorial e varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, algumas pessoas conseguem associar as crises de enxaqueca com períodos de muito estresse, outras com variações hormonais, como o caso de mulheres que sofrem de enxaqueca durante a tensão pré menstrual (TPM) e têm maior dificuldade em saber como aliviar a enxaqueca nesses períodos.
Ainda assim, existem fatores comuns que podem contribuir para a evolução de um quadro de enxaqueca crônica ou pontual. São eles:
- exposição ao sol ou a luzes artificiais (ex: tela do computador, celular);
- baixo consumo de água;
- mudanças climáticas;
- períodos de estresse e/ou ansiedade;
- forçar a vista por tempo prolongado (ex: lendo um livro, trabalhando);
- ficar longos períodos sem se alimentar;
- exposição a ruídos e sons altos;
- tabaco;
- consumo de álcool;
- alterações hormonais (ex: TPM, menstruação, gravidez);
- fatores genéticos.
Saiba mais sobre
MELATONINA
Apresentamos a Melatonina em gotas, um suplemento 100% vegetal. Sua absorção rápida e eficiente é facilitada pelo formato em gotas. O produto com garantia de qualidade e segurança. Consuma a noite minutos antes de deitar e desfrute dos benefícios desse produto. Se preciso consulte um profissional de saúde antes do uso.
Tratamentos medicamentosos para enxaqueca
Uma vez entendido quais as causas e sintomas da enxaqueca, é importante conhecer o que é bom para enxaqueca. O uso de remédio para enxaqueca e os tratamentos existentes de como aliviar enxaqueca, visam aliviar os sintomas e prevenir novas crises de enxaqueca.
Do ponto de vista medicamentoso, existem diversos medicamentos para enxaqueca disponíveis no mercado. A terapia medicamentosa apresenta diferentes funções e focos de atuação. Medicamentos de alívio imediato são recomendados assim que os primeiros sintomas aparecem, como os triptanos, analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais. Já os medicamentos preventivos são de uso contínuo, e têm como objetivo reduzir e evitar o aparecimento da enxaqueca - esses são, geralmente, recomendados para quem sofre de enxaqueca crônica.
Para saber qual o melhor recurso terapêutico e como aliviar a enxaqueca, é necessário buscar orientação de um médico especialista.
Enxaqueca e a má qualidade de sono
A má qualidade de sono merece um destaque entre as mais prováveis causas de uma crise de enxaqueca. As alterações fisiológicas, hormonais e bioquímicas que ocorrem no organismo pela falta de sono - especialmente do sono R.E.M (Rapid Eye Movement), popularmente conhecido como sono profundo ou reparador - estão relacionadas à enxaqueca e maior dificuldade em como aliviar a enxaqueca.
Um sono ruim possui diversas causas por trás, sendo que, dentre elas, existe uma praticamente impossível de ser evitada nos dias atuais: a exposição à luz artificial. A fisiologia do sono tem total relação com a exposição à variação da luz solar nos períodos diurno e noturno. O nome dado a esse estado cerebral complexo que induz ao sono e ao despertar, é ciclo sono-vigília, e tem como principal atuante a glândula pineal, localizada no Sistema Nervoso Central (SNC).
Essa glândula, por meio de uma cascata de reações hormonais, ao entrar em contato com a luz - solar ou artificial, promove o despertar. Já na ausência de luz, sua função é induzir ao sono, especialmente por meio de um hormônio conhecido como melatonina - que, naturalmente, deveria começar a ser produzido ao ponto que o sol se põe.
Porém, com o constante contato com a luz artificial, as alterações na produção da melatonina e na regulação do ciclo sono-vigília estão levando cada vez mais as pessoas à piora na qualidade do sono. Consequentemente há maior frequência de episódios de enxaqueca e maior dificuldade em saber como aliviar a enxaqueca em meio a esse cenário.
Aproveite e veja também
Autocuidados para enxaqueca: Dicas para reduzir e evitar as crises de enxaqueca além do uso de medicamento
Uma das formas naturais de reduzir os sintomas da enxaqueca ou evitar futuras crises, é por meio da regulação do sono. Para tal, algumas dicas de como aliviar a enxaqueca podem ser muito úteis, como:
- consumir alimentos leves até 2h antes de deitar;
- ter uma rotina noturna relaxante;
- se manter longe de telas ao menos 1h antes de dormir;
- ter horários definidos para deitar e levantar.
Além dessas dicas, o uso de chás que auxiliam em como aliviar a enxaqueca, como os calmantes: melissa, valeriana e camomila, e o uso de suplementos para o sono podem ser muito úteis. O uso do de melatonina como suplemento para enxaqueca, de acordo com estudos *, por atuar na regulação do ciclo sono-vigília, também vem se mostrando um eficaz suplemento no auxílio de como aliviar a enxaqueca.
Há outras formas de atuar na redução dos sintomas e na frequência dos episódios de crise enxaqueca. Como aliviar enxaqueca:
- evitar alimentos que pioram o quadro de enxaqueca, como: cafeína, alimentos açucarados, embutidos e energéticos;
- evitar consumo de álcool e tabaco;
- incluir exercícios na rotina;
- manter-se bem hidratado;
- não ficar longos períodos sem se alimentar;
- procure ter momentos de relaxamento a fim de reduzir a carga de estresse diária.
No mais, é importante ressaltar que a enxaqueca é uma condição multifatorial, portanto, aprenda a conhecer seus gatilhos e consulte um médico para entender as causas e tratamentos mais eficazes de como aliviar a enxaqueca.
Referências
- Lyon C, Langner S. PURLs: Consider melatonin for migraine prevention. J Fam Pract. 2017 May;66(5):320-322. PMID: 28459893; PMCID: PMC5432214.
- GONÇALVES, André Leite. Estudo duplo cego randomizado, controlado por placebo e amitriptilina para avaliar a eficácia da melatonina no tratamento preventivo da enxaqueca. 2013.
- Ferreira PG, Ricardi LHB, Costa Júnior ER da, Cesar AR de A. A importância da abordagem dos distúrbios do sono no tratamento da enxaqueca. Cefaleia Med [Internet]. 30 de setembro de 2022;13(3):192-200.
- SANTOS, Diana Maria Fernandes dos. A Qualidade do Sono enquanto fator de risco na etiologia da Enxaqueca. Tese de Doutorado. Mestrado Integrado de Medicina. 11-Jul-2022.
- RODRIGUES, Marcelo Masruha. O papel da melatonina na enxaqueca e comorbidades. 2007.
Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.