Atualizado em 29 de Abril de 2025

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

Conheça 10 remédios naturais para prisão de ventre

Aliviar o desconforto causado pela constipação pode ser mais simples do que parece. Consumir remédios naturais para a prisão de ventre, como alimentos ricos em fibras, chás laxativos ou outras opções alimentares que favorecem o trato intestinal, é uma forma segura e eficaz! A seguir, veja o que é bom para intestino preso e como melhorar a saúde digestiva de maneira natural.

O que é prisão de ventre?

É considerada prisão de ventre a dificuldade frequente para evacuar ou a redução do número de evacuações para menos de três vezes por semana. O quadro, também conhecido como obstipação, constipação, intestino preso ou intestino preguiçoso, pode provocar fezes endurecidas, inchaço, desconforto abdominal e sensação de evacuação incompleta.

Esse desequilíbrio afeta o bem-estar e, até mesmo, a produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor que é produzido principalmente no intestino. Por isso, usar um remédio natural para a prisão de ventre pode contribuir não só para a evacuação, mas também para o equilíbrio do organismo como um todo.

Causas da constipação

Diversos fatores são capazes de contribuir para a prisão de ventre, incluindo:

  • alimentação com baixo teor de fibras;
  • ingestão insuficiente de líquidos, principalmente água;
  • sedentarismo;
  • uso prolongado de laxantes industrializados;
  • consumo de certos medicamentos;
  • estresse, ansiedade e outros fatores emocionais;
  • alterações hormonais;
  • mudanças de rotina ou viagens prolongadas;
  • retenção voluntária das fezes.

Existe um mito bastante comum sobre o intestino preguiçoso e o uso de creatina. Algumas pessoas acreditam que a creatina faz o os músculos reterem mais água, o que deixaria as fezes mais secas e e dificultaria a evacuação. Mas um estudo mostrou que, mesmo aumentando a água no corpo, a creatina não muda como os líquidos se distribuem. Ou seja, ela não afeta a água das fezes e não causa constipação.

10 tipos de remédio natural para prisão de ventr

A prisão de ventre sempre deve ser tratada e nunca ignorada. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor e o desconforto. No caso dos remédios naturais para constipação, eles atuam melhorando o trânsito intestinal e a consistência das fezes. Confira 5 exemplos a seguir:

1. Suco de mamão com laranja

Combinação rica em fibras e enzimas que ajudam na formação do bolo fecal. Um excelente remédio natural para a prisão de ventre, especialmente em jejum.

Preparar esse suco que serve como laxante natural é rápido, basta:

  1. espremer 2 laranjas e reservar;
  2. descascar o mamão tirando toda a casca e a semente e cortar em pedaços médios;
  3. colocar no liquidificador todos os ingredientes com água e bater até formar uma mistura homogênea.

2. Água com psyllium

Um estudo avaliou o uso do psyllium  (Plantago ovata) em pessoas com prisão de ventre crônica, com ou sem síndrome do intestino irritável (SII). Vinte pacientes participaram e foram divididos em dois grupos: metade tomou psyllium e a outra metade tomou um placebo (sem efeito real), durante um mês. *

Os resultados mostraram que o psyllium melhorou significativamente o funcionamento intestinal. Quem usou o psyllium passou de cerca de 2 para 8 evacuações por semana, além de apresentar fezes mais macias. Também foi observado que o trânsito intestinal ficou mais rápido, ou seja, o tempo que os alimentos levam para passar pelo intestino foi reduzido.

Já no grupo placebo, não houve mudanças relevantes. Além disso, os pacientes que tomaram psyllium não relataram efeitos colaterais, como gases, que são comuns com o uso de outras fibras, como o farelo de trigo.

Para usá-lo como remédio natural para a prisão de ventre, basta dissolver 5,8 g da fibra em um copo de água e tomar até três vezes por dia. Lembrando que, ao aumentar a ingestão de fibras, é essencial também beber mais água ao longo do dia.

3. Chá de ameixa seca

A ameixa seca é rica em fibras e, por isso, é capaz de auxiliar no funcionamento saudável do intestino. Entre os principais benefícios do consumo, destaca-se o combate à prisão de ventre.

A fruta contém sorbitol, um composto com leve efeito para soltar o intestino. Quando ingerida em forma de chá, torna-se um remédio natural para a prisão de ventre de ação suave e funcional.

4. Ágar ágar em cápsulas

Similar a uma gelatina, esse produto vegetal é usado principalmente por veganos e vegetarianos e é considerado uma fonte de fibras. Atua como remédio natural para o intestino ao aumentar o volume das fezes e facilitar o trânsito intestinal.

5. Vitamina de banana com aveia

A união desses ingredientes fornece fibras e energia. Funciona bem como um remédio natural para a prisão de ventre em qualquer refeição.

Essa vitamina pode ser feita com outras frutas e consumida em qualquer momento do dia. O preparo é simples:

  1. colocar 1 banana, 300 ml de leite desnatado e 2 colheres de aveia no liquidificador;
  2. bater até a mistura ficar bem lisa, sem pedaços;
  3. servir em um copo e beber em seguida.

Se você for vegano ou desejar experimentar algo diferente, pode substituir o leite desnatado por alguma bebida vegetal, como a de castanha, amêndoa ou, até mesmo, aveia.

6. Magnésio quelato

O magnésio quelato é frequentemente considerado um remédio natural eficaz para a prisão de ventre, conforme relatos cientíticos. O mineral relaxa a musculatura intestinal e atrai água para o cólon.

7. Linhaça hidratada

Fonte de fibras e gorduras boas, a linhaça forma um gel que facilita a evacuação. Um clássico remédio natural para a prisão de ventre, especialmente se consumida com água.

8. Suco de tamarindo

Conhecido por seu efeito laxativo leve, o tamarindo pode ser considerado um remédio natural para a prisão de ventre, principalmente na forma de suco, mas também como suplemento.

Para fazer o suco, é preciso:

  1. bater a polpa com água e um pouco de limão;
  2. adoçar levemente com mel ou outro adoçante natural (se necessário).

9. Alimentos probióticos naturais

Kefir e kombucha ajudam a equilibrar a flora intestinal. São indicados como remédio natural para a prisão de ventre recorrente.

10. Óleo de rícino

Conhecido por seu efeito laxante natural, o óleo de rícino estimula os músculos do intestino e favorece a eliminação das fezes. Pode ser utilizado em casos pontuais de prisão de ventre, mas seu uso deve ser moderado e orientado, já que o efeito é forte e pode causar cólicas em algumas pessoas.

Qual alimento solta o intestino na hora?

Alguns alimentos atuam de forma rápida no alívio da prisão de ventre. Entre os principais, destacam-se:

  • mamão;
  • ameixa seca;
  • suco de laranja;
  • café (em algumas pessoas);
  • psyllium;
  • aveia;
  • tamarindo;
  • linhaça hidratada;
  • água morna em jejum;
  • iogurte com probióticos.

Conheça agora a linha de suplementos veganos da Ocean Drop! 

Foto de Joana Mazzochi Aguiar

Conteúdo criado por especialista:

Joana Mazzochi Aguiar

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Joana Mazzochi Aguiar, nutricionista (CRN 10 – 10934), formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É especialista em Atendimento Nutricional para Cirurgia Bariátrica e atualmente cursa pós-graduação em Saúde da Mulher e Estética pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional e do cuidado integral à saúde feminina.

Saiba mais sobre Joana Mazzochi Aguiar