Carotenóides: o que são, tipos, benefícios e como obter
Atualizado em 30 de Abril de 2025
Criado por Suelen Santos da Costa - Nutricionista
Carotenóides: o que são, tipos, benefícios e como obter
Os carotenoides são um grupo enorme de compostos bioativos, produzidos por plantas e alguns microrganismos. Eles são essenciais para a saúde dos seres humanos e animais. Se você já ouviu falar que comer cenoura faz bem para os olhos, isso se deve aos benefícios dos carotenoides presentes no vegetal. Além de serem essenciais para a saúde de uma maneira geral, os carotenoides apresentam funções únicas para a visão, pele e coração.
Aprenda tudo o que você precisa saber sobre os carotenoides e seus principais benefícios e descubra quais são os alimentos ricos nesse poderoso antioxidante.
O que são e para que servem os carotenoides?
Os carotenoides são uma classe de pigmentos naturais encontrados na natureza pelas cores vermelha, amarela e laranja. Vários animais, plantas, algas e fungos são coloridos devido à presença de carotenoides.
Esses pigmentos atuam na fotossíntese e são necessários no processo de fotoproteção, principalmente na proteção da clorofila. Os humanos e outros animais não conseguem formar os carotenoides. Logo, obter eles através da alimentação é a melhor maneira.
E para que servem os carotenoides nos animais e humanos? Eles exercem papel fundamental em diversos órgãos, como na proteção da pele, dos ouvidos e, principalmente, dos olhos. Os carotenoides são considerados como pró-vitamina A. Depois de serem absorvidos pelo nosso organismo, são convertidos em vitamina A. Você sabia que a deficiência da vitamina A é a principal causa evitável de cegueira infantil? Então continue aqui que vamos aprofundar o conteúdo sobre os carotenoides, para você entender tudo ele!
Spirulina, também chamada de poderosa alga-azul, é ideal para quem busca mais nutrição no dia a dia. Esse superalimento é 100% natural e já recebeu o título de ‘O Melhor Alimento para o Futuro’ pela Organização Mundial da Saúde devido sua riqueza nutricional extremamente abundante, que fornece uma grande diversidade de benefícios.
Tipos de carotenoides
Até o momento foram descritos mais de 750 carotenoides presentes na natureza. Contudo, na dieta humana apenas 40 podem estar presentes, embora o número que são absorvidos seja ainda menor.
Os carotenóides podem ser classificados em dois grupos, xentofilas e carotenos, de acordo com o tipo de solubilidade. O grupo das xentofilas é mais solúvel em água e o grupo de carotenos solúvel em gordura.
Confira os dois grupos de carotenoides:
Xentofilas
As xentofilas são mais encontradas nas vegetações terrestres, principalmente nas cores vermelha e amarela. A xentofila está mais envolvida na proteção da fotossíntese. A flor da calêndula é amarela, devido a presença do carotenoide luteína. Já a astaxantina é responsável pela cor rosada de peixes, como o salmão e camarão. Veja os carotenoides presentes nesse grupo:
luteína;
zeaxantina;
astaxantina;
criptoxantina;
capsantina;
cantaxantina;
sapotexantina.
Caroteno
Dos carotenos os mais estudados são o licopeno, presente no tomate, e o caroteno, presente na cenoura. Os carotenos são abundantes em frutas e vegetais. Por serem menos solúveis em água, os carotenos são melhores absorvidos em preparações que levam gorduras boas, como o azeite de oliva. Veja quais são exemplos de carotenóides desse grupo:
diatoxantina;
caroteno;
crocetina;
curcumina;
beta caroteno;
alfa caroteno;
licopeno
fitoeno;
fitoflueno.
Benefícios dos carotenoides
Estão cada vez mais evidentes os benefícios para a saúde humana relacionados aos carotenoides. Os estudos científicos alegam que esses pigmentos podem auxiliar na proteção de doenças associadas ao estresse oxidativo e inflamatório, incluindo a degeneração normal que acontece, conforme o corpo vai envelhecendo.
Confira o que as evidências falam sobre os benefícios dos carotenoides:
Carotenoides protegendo a visão
Os carotenoides para a visão, em especial a luteína, a zeaxantina e a astaxantina, são considerados potentes protetores e antioxidantes. Podendo filtrar a luz azul e ultravioleta (UV) são capazes de apoiar a prevenção de doenças oculares crônicas, como a degeneração macular relacionada à idade e a catarata. A saúde ocular está relacionada a esses 3 carotenóides porque a sua concentração na retina é até 500 vezes maior do que em outros tecidos do corpo humano.
Ação anti-inflamatória e antioxidante dos carotenoides
Os nutrientes antioxidantes são muito importantes para ajudar o corpo a manter seu equilíbrio, eliminando os radicais livres que circulam o organismo e possam causar algum dano. Os carotenoides são potentes antioxidantes que podem eliminar os radicais de várias maneiras, mas a principal é neutralizando eles. Um estudo relatou que os carotenóides podem até diminuir a inflamação associada à artrite reumatóide e à osteoartrite.
Carotenoides e a saúde da pele
Manter a pele saudável vai além da estética, ela é o maior órgão do corpo humano. Suas funções de proteção e regulação de temperação são essenciais para a saúde, logo, precisamos cuidar bem dela. Concorda? A pele está em constante regeneração e defesa contra raios solares UV que, além de causarem o envelhecimento precoce das células, também podem aumentar as rugas.
Os carotenoides são grandes aliados para a saúde da pele, em especial a astaxantina, capaz de eliminar os radicais livres e melhorar a proteção da pele contra os raios UV.
Os estudos observaram que a suplementação de carotenoides pode melhorar a umidade, elasticidade e resistência da pele, além de diminuir os aspectos das rugas.
Estudos epidemiológicos associam uma dieta rica em carotenoides com uma menor incidência de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, degeneração macular relacionada à idade, catarata e também ao falecimento causado por infecção em pessoas imunossuprimidas. Recentemente os estudos vêm alegando que os efeitos benéficos de vegetais e frutas ricos em carotenóides na redução do risco de certas doenças são atribuídos principalmente ao beta caroteno, licopeno, luteína, zeaxantina, crocina e curcumina.
Mas como podemos ter os benefícios dos carotenoides? Existem duas maneiras, através da alimentação ou da suplementação. Confira os alimentos ricos em carotenóides para incluir na sua alimentação
espinafre;
brócolis;
batata-doce;
pimentão vermelho;
mamão;
tangerina;
melancia;
tomate;
goiaba;
damasco;
cenoura;
leite;
ovos;
salmão;
truta;
camarão.
Os alimentos ricos em carotenoides podem sofrer muitas variações, tanto no teor quanto nos tipos de carotenoides presentes, já que eles são suscetíveis a vários fatores antes e depois da colheita. O tempo de amadurecimento, método de cultivo, condições climáticas e processamento do alimento podem impactar diretamente no tipo de carotenoide e suas concentrações. Por exemplo: a casca das frutas é geralmente mais rica em carotenoides em relação à polpa. Os alimentos orgânicos e cultivados sem agrotóxicos também contêm mais carotenoides e outros princípios ativos em relação aos cultivados com inseticidas.
A suplementação de carotenoides pode ser uma ferramenta eficiente para aumentar os antioxidantes circulantes na corrente sanguínea e como adjuvante no tratamento e prevenção de diversas doenças. Consumir carotenoides de algas é uma solução eficaz e segura, a Spirulina é fonte de carotenoides, além de ser rica em gorduras boas, vitaminas, lipídios e proteínas.
Mesmo que exista muitos alimentos ricos em carotenoides, é possível consumir esse potente antioxidante diariamente para poder cuidar da sua saúde e usufruir de seus benefícios.
Agora que você já sabe o que é carotenoide e seu potencial, precisa conhecer a Spirulina em Tablet e Cápsulas da Ocean Drop! A suplementação de Spirulina da Ocean Drop é produzida com extremo controle de qualidade e extração, concentrando o melhor dos oceanos para você.
Conteúdo criado por especialista:
Suelen Santos da Costa
Nutricionista
Este artigo foi escrito por Suelen Costa dos Santos, nutricionista (CRN 10 – 7816), formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional, com foco na promoção da saúde e na individualidade bioquímica.