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ÔMEGA 3 DHA

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O ômega-3 da Ocean Drop é vegetal, extraído de microalgas e amplamente reconhecido pela sua pureza nutricional. Diferentemente do que muitos pensam, os peixes se tornam fontes de ômega-3 apenas por consumirem essas microalgas na cadeia alimentar. O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é um tipo essencial de ômega-3 que nosso organismo não produz, tornando-se necessário adquiri-lo por meio da alimentação ou suplementação. Esse ácido graxo vital concentra-se especialmente nos olhos e tecidos cerebrais. A Ocean Drop produz o ômega-3 de algas DHA de forma sustentável, livre de contaminantes, utilizando um avançado processo biotecnológico. Assim, além de ser 100% vegetal, o ômega-3 proveniente das algas é uma alternativa saudável e amiga do meio ambiente.

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Uma opção saudável

O ômega 3 é uma gordura benéfica conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e conforme já evidenciaram diversos estudos. Você pode comprar ômega-3 confiável aqui em nosso site!

Tabela Nutricional

% VD
Valor energético 0 Kcal
Lipídeos Totais 1 g -
Gordura saturada 0,4 g -
Gordura monoinsaturada 0,2 g -
Ácido docosahexaenóico (DHA) 460 mg -

Para que serve o ômega 3?

O ômega 3 tem funções cruciais no corpo humano, atuando como um componente fundamental das membranas celulares que afeta a atividade das células cerebrais, cardíacas e outras. Esses ácidos graxos são essenciais para a saúde porque o organismo não é capaz de produzi-los, tornando indispensável consumir através de alimentos ou suplementos.

Muito mais do que ajudar a suprir as necessidades nutricionais do corpo, estudos científicos têm fornecido evidências robustas sobre os inúmeros benefícios do ômega-3 para a saúde, incluindo benefícios anti-inflamatórios, saúde cardiovascular, melhoria cognitiva e até redução da depressão, como mostra um estudo de meta análise publicado na revista Translational psychiatry.

O que é ômega 3?
Benefícios do ômega 3

Benefícios do ômega 3

Encontrados em estudos

A lista de benefícios do ômega 3 para a saúde é extensa e estudos têm encontrado cada vez mais evidências sobre a influência da suplementação de ômega 3 na saúde do coração, redução da inflamação, função cognitiva, saúde dos olhos, saúde da pele, funcionamento cerebral, etc. Acompanhe abaixo os principais benefícios do ômega 3 encontrados em estudos científicos:

Relacionados à saúde cardiovascular

O ômega-3 pode contribuir para a saúde cardiovascular conforme um estudo publicado na European Review for Medical and Pharmacological Sciences. As evidências mostram que esse nutriente ajuda a diminuir o risco de morte por problemas cardíacos. Além disso, estudos revelam que o ômega 3 é útil também para a redução dos triglicerídeos e regulação da pressão arterial, sendo um eficiente suplemento em condições como hiperlipidemia e pressão alta.

Relacionados à diminuição da formação de coágulos

Uma das propriedades mais notáveis do ômega 3 é a capacidade de ajudar na manutenção da fluidez do sangue e isso pode contribuir para a redução do risco de infartos e derrames segundo um estudo publicado na revista científica Open Heart. Isso acontece também porque o ômega ajuda a reduzir a formação de coágulos sanguíneos, o que impede que os vasos sanguíneos sejam obstruídos.

Relacionados à inflamação

O ômega 3 pode influenciar a inflamação através de vários mecanismos. Estudos em humanos sugerem efeitos de redução da inflamação nas articulações em casos de artrite reumatoide. Uma meta-análise publicada na revista Nature revelou que a ingestão de ômega 3 pode estar ligada a níveis mais reduzidos de biomarcadores inflamatórios em pacientes com resistência à insulina e diabetes.

Relacionados ao controle do colesterol

O ômega 3 é amplamente reconhecido por sua influência no balanceamento dos níveis de colesterol. Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, indicou fortes evidências de que o consumo de ômega 3 ajuda a baixar o colesterol no sangue, contribuindo para a redução do risco de morte por doenças do coração.

Proteção de doenças cardiovasculares
Benefícios para o cérebro

Relacionados à saúde do cérebro

O DHA é o ácido graxo estrutural mais predominante no sistema nervoso central, enquanto o EPA compreende menos de 1% do total de ácidos cerebrais. Por esse motivo o DHA é o tipo de ômega 3 que está associado à saúde cerebral. Uma revisão sistemática demonstrou diversos benefícios do consumo de ômega 3 DHA relacionados ao cérebro, incluindo suporte à função cognitiva, melhoria da memória e mais saúde cerebral a longo prazo.

Relacionados à depressão

Uma meta-análise observou que o ômega 3 pode auxiliar na redução de sintomas depressivos, como na melhoria do humor, por exemplo. Outro estudo descobriu que ingerir suplemento de ômega-3 junto com o remédio antidepressivo ajuda a melhorar os sintomas de depressão mais do que usar o remédio isoladamente. Portanto, a inclusão de fontes de ômega 3 na dieta pode ser importante para pessoas com transtorno depressivo.

Relacionados à prevenção de Alzheimer

O ômega 3 tem se mostrado eficiente na redução do risco de Alzheimer e na proteção contra o declínio cognitivo, especialmente quando usados nos estágios iniciais da doença. Um estudo recente publicado na Revista Brasileira de Neurologia revelou que a suplementação com ômega 3 traz benefícios significativos para pessoas com maior probabilidade de desenvolver Alzheimer ou que estão nos estágios iniciais.

Relacionados ao emagrecimento

Alguns nutrientes específicos podem ser um auxílio na perda de peso e o ômega 3 é um deles! Um estudo espanhol publicado em 2022, verificou que o consumo de suplemento de ômega 3 ajudou a diminuir a gordura abdominal de forma mais expressiva em pessoas com sobrepeso ou obesas que estavam em dieta para emagrecer.

Relacionados à doenças autoimunes

Há evidências de que o consumo de ômega 3 pode oferecer certos benefícios para condições autoimunes. Um estudo sobre Dieta e Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que é uma doença autoimune, descobriu que a suplementação de ômega pode ajudar a melhorar diversos fatores da doença, como diminuição de inflamações, redução de estresse oxidativo e melhora nos níveis de gordura no sangue e na função dos vasos sanguíneos.

Relacionados à pele

Tomar ômega 3 pode proporcionar uma melhoria da saúde da pele de diversas maneiras. O estudo Omega 3 Fatty Acid and Skin Diseases relata que o consumo desse ácido graxo pode ajudar na redução de inflamações cutâneas, em função das propriedades anti inflamatórias, e também na hidratação da pele.

Quem pode consumir ômega 3
Gestação e lactantes

Relacionados ao consumo de ômega 3 e sono

O consumo de ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a promover uma melhoria da qualidade do sono de acordo com os resultados de um estudo publicado na revista Nutrients. O estudo revelou que adultos saudáveis que normalmente não comem peixes tiveram uma melhora significativa na qualidade do sono e uma redução no tempo para adormecer ao tomar suplementos de ômega 3 DHA.

Relacionados ao consumo de ômega 3 na gravidez

Diversos estudos confirmam que o consumo de ômega 3 DHA durante a gestação traz múltiplos benefícios tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. O estudo Omega-3 Fatty Acids and Pregnancy, relata que esse nutriente tem grande importância para o desenvolvimento fetal, pois está diretamente envolvido no suporte ao desenvolvimento cerebral do bebê e o subsequente neurodesenvolvimento da criança. Ademais, a privação de ômega 3 durante a gravidez foi associada a escores de desenvolvimento e comportamento prejudicados.

Fontes de ômega 3

Existem 3 tipos de ácidos graxos ômega 3: o ácido alfa-linolênico (ALA); o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Eles são encontrados tanto em fontes de origem animal (marinha) quanto em fontes vegetais.

Peixes gordurosos como o salmão, cavala e sardinha, são ricos em EPA e DHA. O DHA também pode ser encontrado em microalgas, que são uma fonte marinha vegetal desse ácido graxo. As outras fontes vegetais de ômega 3, como nozes, sementes de chia, sementes de cânhamo (hemp seeds) e sementes de linhaça, fornecem principalmente o ácido alfa-linolênico (ALA).

Todas a seguir são fontes naturais de ômega 3:

  • peixes gordurosos (salmão, cavala, sardinha);
  • algas;
  • linhaça;
  • chia;
  • nozes;
  • semente de cânhamo;
  • óleo de canola.
Principais fontes do ômega 3
Como tomar ômega 3

Como tomar o ômega 3 da Ocean Drop

A ingestão de ômega 3 é mais eficaz quando tomada juntamente as principais refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, devido à sua melhor absorção na presença de gorduras. Portanto, escolha uma refeição com maior teor lipídico para tomar o suplemento.

Quanto à frequência de uso, é possível consumir diariamente, mas isso pode variar conforme estratégias nutricionais, sendo aconselhável buscar orientação de um médico ou nutricionista para determinar o período adequado de consumo.

A dose diária recomendada de ômega-3 pode variar dependendo das necessidades individuais, da idade e do tipo de suplemento utilizado. É fundamental seguir as instruções de uso fornecidas pelo fabricante ou as recomendações do profissional de saúde. No caso específico do ômega 3 vegano (DHA) de microalgas da Ocean Drop, a recomendação é o consumo de 2 cápsulas ao dia.

Alguns nutrientes podem interferir na absorção do ômega 3. Por exemplo, altas doses de vitamina E podem reduzir a oxidação do ômega 3, melhorando sua absorção. Por outro lado, o consumo excessivo de gorduras saturadas e trans pode prejudicar a absorção do ômega 3. É importante buscar um equilíbrio na alimentação e evitar o consumo excessivo de gorduras não saudáveis

Dosagem de ômega-3 por dia
Efeitos adversos e contraindicações

Contraindicações

Há algumas considerações para pessoas com condições específicas, como por exemplo, pessoas alérgicas a frutos do mar. Essas devem evitar fontes de ômega 3 de origem marinha, inclusive de algas. Nesse caso, a melhor alternativa é consumir sementes e leguminosas que tenham o nutriente ou suplementos desse tipo.

Em relação a interações medicamentosas, até então não há nenhuma relatada ou documentada. Para pessoas com problemas de coagulação, o ômega 3 também não deve ser administrado, visto que o ácido graxo pode ajudar a tornar o sangue mais fluido e causar hemorragias.

O consumo também deve ser evitado por pessoas com próteses cardíacas. Quanto às gestantes, é importante que consumam as doses indicadas conforme as recomendações médicas.

Onde comprar?

Você pode adquirir seu ômega-3 na própria loja on-line da Ocean Drop. Fomos pioneiros em lançar o Ômega 3 em cápsulas (DHA), 100% vegetal, extraído de microalgas e importado dos EUA. Nossa suplementação contém 200 mg de DHA em cada cápsula. Você pode conferir todas as análises de contaminantes, realizadas por laboratórios certificados, em nossa plataforma de qualidade. O preço do Ômega 3 sai por menos de R$ 2,65 ao dia e você pode comprar aqui em nosso site.

Comprar ômega 3

Perguntas frequentes sobre o Ômega-3

Ômega-3 melhora a qualidade do sono?

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É aconselhado tomar ômega-3 antes de dormir?

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Ômega-3 pode ser benéfico para quem tem TDAH?

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Qual a relação entre o ômega-3 e a musculação?

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Ômega-3 engorda?

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Qual ômega-3 é mais indicado para gestantes?

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Crianças podem consumir ômega-3?

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Ômega 3 faz mal para o fígado?

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Quem tem colesterol alto pode tomar ômega 3?

seta

Quem tem gastrite pode tomar ômega 3?

seta

Referências

Omega-3 fatty acids and cardiovascular disease A.P. Jain, K.K. Aggarwal, P.-Y. Zhan
Role of prescription omega-3 fatty acids in the treatment of hypertriglyceridemia
Essential fatty acids, DHA and human brain
Effects of Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids on Brain Functions: A Systematic Review
New perspectives on randomized controlled trials with omega-3 fatty acid supplements and cognition: a scoping review.
The Effect of Omega-3 Fatty Acids on Rheumatoid Arthritis. Mediterranean journal of rheumatology
Omega-3 Fatty Acids Effects on Inflammatory Biomarkers and Lipid Profiles among Diabetic and Cardiovascular Disease Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis
Effect of omega-3 polyunsaturated fatty acids supplementation for patients with osteoarthritis: a meta-analysis
Omega-3 polyunsaturated fatty acids and human health outcomes. Biofactors. 2009
Efficacy of omega-3 PUFAs in depression: A meta-analysis. Translational psychiatry
Importance of maintaining a low omega-6/omega-3 ratio for reducing platelet aggregation, coagulation and thrombosis. Open heart
Dietary and Circulating Long-Chain Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Mortality Risk After Myocardial Infarction: A Long-Term Follow-Up of the Alpha Omega Cohort. Journal of the American Heart Association
Omega-3 Fatty Acids Supplementation in the Treatment of Depression: An Observational Study
Omega-3 fatty acids EPA and DHA: health benefits throughout life. Advances in nutrition
Efeitos do ômega 3 na prevenção e tratamento da doença de Alzheimer
The effect of omega-3 fatty acid supplementation on weight loss and cognitive function in overweight or obese individuals on weight-loss diet. Nutr Hosp. 2022
Diet and Systemic Lupus Erythematosus (SLE): From Supplementation to Intervention
Omega 3 Fatty Acid and Skin Diseases
Differential Effects of DHA- and EPA-Rich Oils on Sleep in Healthy Young Adults: A Randomized Controlled Trial
Omega-3 Fatty acids and pregnancy. Reviews in obstetrics & gynecology

Este conteúdo foi desenvolvido e revisado de acordo com estudos científicos pela . Não utilize este material como substituto à consultas nutricionais e médicas.
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