Saiba mais sobre
GUMMY CABELO, PELE e UNHA
Que mulher não deseja ter uma aparência radiante com cabelos fortes, pele macia e unhas saudáveis, não é mesmo? Com o nosso Gummy Cabelo, Pele e Unha, você vai aproveitar uma combinação perfeita de vitaminas essenciais para realçar sua beleza diariamente. 100% Vegano
5 Melhores vitaminas para queda de cabelo feminino
Qual mulher já não sofreu com queda de cabelo ao menos uma vez na vida? Perder os fios de forma expressiva é mais comum do que se imagina e existem diversas causas para isso. Entre os recursos disponíveis hoje, as vitaminas para queda de cabelo feminino estão entre os mais recomendados e buscados pelas mulheres, sendo que algumas podem até mesmo oferecer vários benefícios como tipos de vitaminas como as gomas para cabelo, pele e unha. Muito bom, hem?
No entanto, se você está se perguntando: quais são os nutrientes essenciais para o cabelo? Qual a melhor vitamina para tratar a queda de cabelo feminina? Basta você continuar lendo o conteúdo a seguir para tirar todas as suas dúvidas!
Principais causas da queda de cabelo nas mulheres
Há muitas causas possíveis para a queda de cabelo feminina. De acordo com algumas pesquisas, a mais comum é a alopécia androgenética, que é causada por fatores genéticos e hormonais. Por ser de ordem hereditária, esse tipo de queda geralmente surge em mulheres que possuem outros familiares com essa condição.
A queda de cabelo também pode ser originada por condições autoimunes, como é o caso da alopecia areata. Esse tipo de queda se dá quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares. O desencadeamento desse ataque pode ter diversas origens – até mesmo o estresse pode motivar isso.
Uma outra causa bem comum para queda de cabelo feminino é a queda por tração. A perda dos fios por tração se dá devido ao uso frequente de penteados muito apertados, como tranças e rabos de cavalo.
A perda dos fios também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos. Poucas pessoas sabem disso, mas há uma grande lista de medicações que podem causar a queda de cabelo feminino. É essencial estar ciente dos efeitos adversos possíveis das medicações prescritas pelo médico para que a perda dos fios não seja uma surpresa.
As carências nutricionais também estão na lista de causas mais comuns para a queda de cabelo feminino. Isso não surpreende, visto que o padrão alimentar ocidental é muito pobre em nutrientes. O cabelo, assim como qualquer outra parte do corpo, precisa de vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e carboidratos para crescer e se manter saudável. Se o organismo não recebe os nutrientes necessários na quantidade adequada para isso, o cabelo pode ficar frágil e cair.
Resumindo as possíveis causas:
- Fatores genéticos e hormonais;
- condições autoimunes;
- tração;
- uso de medicamentos;
- carências nutricionais.
LEIA TAMBÉM: TIPOS DE QUEDA DE CABELO
5 vitaminas e nutrientes essenciais para queda de cabelo feminino
Em relação a nutrientes, a verdade é que o cabelo precisa de um pouco de tudo para se manter saudável. Uma das maneiras de fornecer esses nutrientes essenciais é através de gomas para cabelo, pele e unha, que muitas vezes são formuladas para conter uma combinação ideal de vitaminas e minerais. No entanto, existem 5 nutrientes que merecem destaque quando falamos da saúde dos fios. Saiba mais abaixo:
1. Biotina
O uso da biotina para revigorar a saúde dos fios já foi amplamente relatado em estudos. Apesar de rara, a carência de biotina pode causar diversos problemas de saúde, incluindo a queda de cabelo. Portanto, a biotina é considerada uma vitamina essencial para a manutenção e integridade dos fios.
Onde encontrar?
- carnes (especialmente o fígado de boi cozido);
- peixes (salmão e atum);
- ovos inteiros e cozidos;
- sementes de girassol;
- batata doce cozida;
- amêndoas, nozes e amendoim;
- espinafre cozido;
- brócolis fresco.
2. Vitamina C
De acordo com estudos, os radicais livres podem dificultar o crescimento dos fios e a vitamina C atua como um poderoso antioxidante evitando que isso aconteça. Ademais, o corpo necessita dessa vitamina para sintetizar colágeno, que é uma parte importante da estrutura do cabelo.
Onde encontrar?
- Laranja;
- kiwi;
- goiaba;
- caju;
- abacaxi;
- morango;
- mamão.
3. Vitamina D
Estudos mostram que níveis mais baixos de vitamina D estão frequentemente associados à queda de cabelo, especialmente porque essa vitamina atua como um pró-hormônio e sua atividade hormonal está intimamente ligada ao crescimento capilar. O fato é que atualmente a deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo mundo. É estimado que 1 bilhão de pessoas tenham deficiência dessa vitamina.
Onde encontrar?
- carnes;
- peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos;
- ovo;
- leites e queijos;
- fígado;
- cogumelos
4. Zinco
O zinco é um dos minerais amplamente demandados pelos fios! Esse nutriente ajuda a manter as glândulas sebáceas dos folículos funcionando corretamente e dezenas de enzimas necessitam da sua presença. Segundo estudos, a deficiência de zinco pode resultar em extensas alterações capilares, incluindo eflúvio telógeno e indução de cabelos finos e quebradiços.
Onde encontrar?
- Chocolate amargo;
- ostras;
- camarão;
- gema de ovo;
- leite integral;
- amendoim;
- castanha de caju.
5. Metilsulfonilmetano (MSM)
O metilsulfonilmetano (MSM) é uma forma orgânica de enxofre que está recebendo cada vez mais popularidade como um suplemento nutricional para sustentação do cabelo, pele e unhas. Estudos mostram que o MSM pode doar enxofre à queratina, o que pode ajudar a fortalecer as ligações entre as moléculas de queratina no cabelo e nas unhas. Segundo um experimento científico, a suplementação de MSM forneceu melhorias estatisticamente significativas na condição do cabelo e unhas em apenas 4 meses.
Onde encontrar?
- Lentilha;
- feijão;
- nozes.
Afinal, qual a melhor vitamina para queda de cabelo feminina?
A melhor vitamina será aquela que possui uma combinação de todas as vitaminas e minerais mais demandadas pelo cabelo. Portanto, possivelmente a que melhor vai funcionar é aquela que associa todas elas.
Foi por essa lógica que a Ocean Drop criou o E aí, Beleza?, uma vitamina para pele, cabelo e unha. Ao analisar o que a ciência já descobriu sobre os nutrientes necessários para manter a saúde dos fios, a Ocean Drop combinou aqueles com maior potencial.
Enxofre orgânico (MSM), ácido hialurônico, vitamina C, zinco, vitamina E, vitamina B5, selênio, vitamina B1, vitamina A, picolinato de cromo, biotina e vitamina D com alta biodisponibilidade. Todos esses nutrientes foram combinados no E aí, Beleza? para ajudar a melhorar a saúde dos fios de dentro para fora.
Aproveite e veja também
Qual a melhor forma para tratar queda de cabelo?
Para descobrir a melhor forma de tratar a queda de cabelo, o primeiro passo deve ser descobrir o que está causando isso. Por esse motivo, é essencial contar com um bom médico dermatologista.
- Se a causa da queda estiver associada a carência de nutrientes, a forma mais acertada de tratá-la será repondo as vitaminas e minerais que estão em falta.
- Se a queda estiver sendo causada por tração, o melhor tratamento será a suspensão do uso de penteados muito apertados.
- Se a queda for devido ao uso de certos medicamentos, a suspensão do uso irá resolver a queda. No entanto, somente o médico poderá orientar a retirada da medicação que está causando esse efeito adverso. Jamais o paciente deve fazer isso por conta própria.
- Se a perda de cabelo for causada por estresse que desencadeia uma resposta auto imune (alopecia areata), um acompanhamento psicológico pode ser recomendado.
E como prevenir?
A prevenção da queda de cabelo está nos hábitos do dia a dia e, por isso, há algumas atitudes simples que podem ajudar a tornar os fios mais fortes e menos propensos a cair. Isso inclui:
- evitar penteados muito apertados;
- não lavar o cabelo com água muito quente;
- manter uma alimentação saudável;
- usar shampoos e outros cosméticos adequados para o seu tipo de fio;
- não fumar;
- evitar processos químicos agressivos como descoloração;
- massagear o couro cabeludo ao menos uma vez ao dia para estimular a circulação sanguínea na região;
- hidratar os fios periodicamente;
- hidratação;
- monitorar carências nutricionais para repor os nutrientes quando necessário.
A queda de cabelo é algo que pode acontecer com qualquer pessoa pelos mais diversos motivos. Estar com o corpo bem nutrido é uma das formas de se preparar caso isso aconteça e até mesmo de se prevenir. Poder contar com as vitaminas e minerais mais adequados para isso é fundamental!
VOCÊ PODE CONFERIR NOSSOS NUTRICOSMÉTICOS!
Referências
- Female Pattern Hair Loss: a clinical and pathophysiological review*
- Hair Loss: Common Causes and Treatment
- Biotin and biotinidase deficiency
- Oxidative Stress in Aging of Hair
- The role of micronutrients in alopecia areata: A Review
- Beneficial Effects of a Sulfur-Containing Supplement on Hair and Nail Condition
- Hair Cosmetics: An Overview
- The Changing Landscape of Alopecia Areata: An Introduction
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.