Treino de resistência: o que é, como fazer e benefícios

O treino de resistência é uma estratégia que vai muito além da musculação, é fundamental para quem deseja ganhar força, aumentar a capacidade física e proteger o coração.
Se você quer entender melhor o que é o treino de resistência, como colocá-lo em prática e quais os benefícios, este artigo vai esclarecer suas dúvidas e mostrar como iniciar com segurança.
O que é treino de resistência?
O treino de resistência é um tipo de exercício físico focado na utilização de cargas para melhorar a força, a resistência muscular e a composição corporal. O treinamento de resistência pode ser dividido em: treino de resistência muscular e treino de resistência cardiovascular.
O treino de resistência muscular tem como objetivo o aumento da força e da massa muscular, assim como a melhora da composição corporal. Nele, os exercícios são feitos para que o músculo realize repetições de movimentos com cargas altas ou moderadas.
Para quem realiza esse tipo de treinamento e busca ganhar força e massa muscular, a suplementação de creatina pode ser uma grande aliada.
Esse suplemento ajuda na regeneração de energia durante os treinos, melhorando o desempenho e, juntamente com o treino de resistência, contribui para hipertrofia muscular *.
Por outro lado, a resistência cardiovascular contribui para a melhora da saúde do coração, da circulação sanguínea e dos pulmões. Assim, ambos os tipos de treino são essenciais e podem ser combinados para melhorar a saúde e o desempenho físico.
Benefícios
Os benefícios dos treinos de resistência vão muito além da estética. Conheça as principais vantagens dessa prática e porque ela deve fazer parte da sua rotina:
Melhora do desempenho físico
O treino de resistência muscular melhora força, potência e desempenho esportivo, permitindo mais energia e disposição para atividades do dia a dia e melhorando o rendimento esportivo *.
Melhora da saúde do coração
O treino de resistência cardiovascular é um verdadeiro aliado da saúde do coração e tem sido amplamente recomendado por especialistas para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares.
Estudos mostram que exercícios de resistência, quando praticado de forma regular e com acompanhamento adequado, ajudam no controle dos principais fatores de risco cardiovascular, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. *.
Controle da pressão arterial
O treino de força e resistência auxilia no controle da pressão arterial. Durante os exercícios, o corpo libera substâncias que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.
Com o tempo, isso contribui para a redução da pressão em repouso, principalmente em pessoas com pressão alta *.
Controle da glicemia (açúcar no sangue)
Um dos principais benefícios do treino de resistência é a melhora na sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar a glicose no sangue e contribui para a prevenção do diabetes tipo 2. *
Promoção do desenvolvimento ósseo
O treinamento de resistência pode aumentar a densidade mineral óssea, prevenindo osteoporose em adultos mais velhos. Evidências demonstram que o treino de resistência muscular produz tensão sobre os ossos, estimulando a formação óssea.
Pode reduzir dores musculares e articulares
O treinamento de resistência fortalece toda a musculatura do corpo, incluindo os músculos que estabilizam a coluna. Isso melhora a postura, reduz a sobrecarga nas articulações e alivia dores musculares.
Um estudo mostrou que pessoas mais velhas com dor lombar crônica tiveram melhora da força, da função física e redução significativa da dor na lombar após seguir um programa de treino de resistência.*.
Pode aliviar o desconforto associado à artrite e fibromialgia
Um estudo destacou que o treinamento de resistência é uma ferramenta segura e importante no tratamento não medicamentoso da fibromialgia, reduzindo a dor e melhorando a funcionalidade e a qualidade de vida desses pacientes *.
Diferença entre o treino de resistência e de força
O treinamento de resistência tem como principal objetivo melhorar a capacidade do corpo de suportar um esforço prolongado. Já no treino de força, o objetivo é aumentar a capacidade de produzir força contra uma determinada carga.
Uma forma simples de entender a diferença entre treino de força e resistência é observar os objetivos e o tipo de preparo físico de dois atletas: o ciclista - que realiza treino de resistência cardiovascular - e o levantador de peso - que pratica treino de resistência física.
O ciclista precisa sustentar longos períodos de atividade, exigindo resistência cardiorrespiratória. Já o levantador de peso trabalha com cargas extremamente altas, com o objetivo de desenvolver força máxima e explosão muscular, logo, seu treinamento é voltado para a produção de força intensa em curtos períodos de tempo.
Enquanto o ciclista precisa ser resistente à fadiga, o levantador de peso precisa ser potente e forte em movimentos rápidos. Essa diferença explica o objetivo de cada tipo de treino.
Principais exercícios de resistência
Existem diversos exercícios de resistência que podem ser adaptados para o nível de preparo físico de cada um. Confira quais são os principais:
- Corrida
- Ciclismo
- Natação
- Pular corda
- Caminhada
- Musculação
Nas atividades de longa duração, como na corrida ou ciclismo, cujo objetivo é melhorar o desempenho, a suplementação de palatinose pode ser uma excelente escolha.
A palatinose é carboidrato que fornece energia de forma lenta e gradual, ideal para treinos longos que exigem energia constante.
Como fazer treino de resistência?
Para elaborar um treino de resistência, é recomendado contar com a orientação de um educador físico, que irá garantir que o exercício seja eficiente, seguro e adequado ao objetivo.
Aliado a essas orientações, confira outras dicas práticas para começar fazer treinos de resistência da forma correta:
- Escolher exercícios compatíveis com o nível atual (iniciante, intermediário e avançado);
- Combinar exercícios musculares e cardiovasculares, por exemplo: musculação + corrida;
- Realizar de 2 a 4 sessões por semana, com duração de 30 a 60 minutos;
- Progredir aos poucos, aumentando tempo, repetição ou intensidade.
Antes de treinos mais intensos, o uso de suplemento de pré-treino pode contribuir para o aumento do foco, energia e disposição.
Com ingredientes como cafeína e beta-alanina, este suplemento fornece um “gás” para o treino, favorecendo o desempenho, reduzindo a fadiga e aumentando o rendimento.
Como treinar resistência em casa?
Não dá para ir à academia? Sem problemas! É possível treinar resistência em casa com exercícios simples e eficazes. Veja algumas opções para treinar resistência em casa:
- Caminhada ou corrida;
- Polichinelos, agachamentos e abdominais;
- Pular corda;
- Subir e descer escadas;
- Treinos com garrafas ou mochilas com peso.
É importante respeitar os limites do corpo e, em quaisquer sinais de esforço demasiado ou dor além do esperado, interromper a prática e buscar auxílio profissional.
Quem pode fazer treino de resistência?
Qualquer pessoa pode realizar treinos de resistência, desde que acompanhada por um profissional de educação física para poder adaptar o treinamento às necessidades individuais. O importante é começar aos poucos e respeitar seus limites.
Referências
- American College of Sports Medicine. American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc. 2009 Mar;41(3):687-708. doi: 10.1249/MSS.0b013e3181915670. PMID: 19204579.
- Westcott WL. Resistance training is medicine: effects of strength training on health. Curr Sports Med Rep. 2012 Jul-Aug;11(4):209-16. doi: 10.1249/JSR.0b013e31825dabb8. PMID: 22777332.
- El-Kotob R, Ponzano M, Chaput JP, Janssen I, Kho ME, Poitras VJ, Ross R, Ross-White A, Saunders TJ, Giangregorio LM. Resistance training and health in adults: an overview of systematic reviews. Appl Physiol Nutr Metab. 2020 Oct;45(10 (Suppl. 2)):S165-S179. doi: 10.1139/apnm-2020-0245. PMID: 33054335.
- Serafim TT, de Oliveira ES, Maffulli N, Migliorini F, Okubo R. Which resistance training is safest to practice? A systematic review. J Orthop Surg Res. 2023 Apr 12;18(1):296. doi: 10.1186/s13018-023-03781-x. PMID: 37046275; PMCID: PMC10099898.
- Lopez P, Radaelli R, Taaffe DR, Newton RU, Galvão DA, Trajano GS, Teodoro JL, Kraemer WJ, Häkkinen K, Pinto RS. Resistance Training Load Effects on Muscle Hypertrophy and Strength Gain: Systematic Review and Network Meta-analysis. Med Sci Sports Exerc. 2021