Atualizado em 13 de Maio de 2025

Criado por Lorena Ribeiro - Nutricionista

Carregando...

Palatinose ou creatina: veja as diferenças e benefícios

diferenças entre palatinose e creatina

Quando o assunto é melhorar o desempenho físico durante o exercício, dois suplementos chamam atenção: creatina ou palatinose, qual o melhor?

Embora ambos contribuam para melhorar a performance nos treinos, cada um atua de maneira diferente: enquanto a creatina potencializa a energia nos músculos, a palatinose fornece energia de forma gradual na corrente sanguínea.

A seguir você vai entender a diferença de palatinose e creatina, quando e como usar e qual a melhor escolha entre os dois suplementos.

Diferenças entre palatinose e creatina

A creatina é um composto proteico produzido naturalmente pelo corpo, a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, principalmente nos rins e no fígado. Pode ser encontrada em alimentos como as carnes e frutos do mar, e ainda pode ser utilizada como suplemento.

A suplementação aumenta as concentrações de creatina nos músculos, ajudando a fornecer energia rápida, por isso, é interessante ser utilizada em exercícios de alta intensidade e curta duração. Estudos mostram que a suplementação de creatina contribui para:

  • Melhorar o desempenho em treinos de musculação, permitindo fazer mais repetições;
  • Aumentar a energia em treinos intensos e rápidos;
  • Aumentar a resistência ao cansaço durante treinos pesados;
  • Melhorar a recuperação muscular pós exercício.

Já a palatinose (também conhecida como isomaltulose) é um tipo de carboidrato formado por glicose e frutose, que é digerido lentamente, resultando em um baixo índice glicêmico. Isso significa que a glicose é liberada no sangue de forma mais lenta e constante.

A ingestão desse tipo de carboidrato antes e/ou durante exercícios prolongados em indivíduos treinados fornece:

  • Liberação gradual de glicose no sangue;
  • Menor pico de insulina;
  • Mais energia durante exercícios prolongados;
  • Maior utilização de gorduras como fonte de energia.

Quando e como usar cada suplemento

A suplementação de creatina ajuda a aumentar os estoques de fosfocreatina dentro dos músculos, que tem um papel muito importante na recuperação rápida de ATP, que é a principal fonte de energia do corpo durante atividades de alta intensidade e curta duração.

A creatina não funciona no momento em que é utilizada, o efeito dela é crônico, isso quer dizer que deve ser utilizado todos os dias para trazer benefícios. Recomendações de uso:

  • A creatina deve ser utilizada todos os dias , incluindo os dias sem treino.
  • O horário de ingestão pode variar, não há uma regra, o importante é usar de forma contínua.
  • É interessante consumi-la após as refeições que contenham carboidratos ou proteínas, devido a liberação de insulina, que ajudar na retenção muscular de creatina;
  • Dose recomendada: 3-5 g por dia;
  • Pode ser diluída com água, suco, ou outra bebida.

A palatinose, por sua vez, fornece energia de forma gradual sendo ideal para exercícios de longa duração.

Recomendações de uso:

  • Ingerir de 30 a 60 minutos antes do treino;
  • Dose recomendada: 10 a 15 gramas ao dia é a dose padrão recomendada;
  • Assim como a creatina, pode ser diluída em qualquer bebida para o consumo.

Palatinose ou creatina: qual é a melhor escolha?

A escolha entre palatinose ou creatina depende do tipo de treino e do objetivo de cada pessoa, já que cada suplemento tem sua função.

A creatina é indicada para indivíduos que buscam aumentar a energia, força e melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade e curta duração como sprints (que são corridas bem rápidas), e levantamentos de pesos (musculação) com altas cargas.

De outro modo, a palatinose é indicada como pré-treino para exercícios de longa duração como corrida longas, ciclismo,natação e triathlon, por exemplo.

Palatinose e creatina podem ser usados juntos?

Pode tomar palatinose com creatina, já que os dois suplementos têm a capacidade de atuar de forma complementar. A palatinose é ideal para fornecer energia sustentada em atividades longas, enquanto a creatina é indicada para força e explosão em exercícios de curta duração.

Portanto, os benefícios da creatina com palatinose envolvem usufruir da energia intramuscular, ofertada pela creatina, assim como da energia gradual que é disponibilizada na corrente sanguínea ao consumir a palatinose.

A escolha entre palatinose ou creatina vai depender das necessidades individuais de cada praticante, assim como optar pelo uso concomitante de ambos os suplementos. Para garantir uma suplementação segura e eficaz, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista.

Referências

Artigo escrito por Lorena Ribeiro, nutricionista formada pela UFOB  (CRN-5/23762/P) e pós graduanda em Nutrição estética,esportiva e saúde da mulher pela UNIGUAÇU. Atua com atendimentos voltados à nutrição clínica e desempenho esportivo.