Palatinose ou creatina: veja as diferenças e benefícios

Quando o assunto é melhorar o desempenho físico durante o exercício, dois suplementos chamam atenção: creatina ou palatinose, qual o melhor?
Embora ambos contribuam para melhorar a performance nos treinos, cada um atua de maneira diferente: enquanto a creatina potencializa a energia nos músculos, a palatinose fornece energia de forma gradual na corrente sanguínea.
A seguir você vai entender a diferença de palatinose e creatina, quando e como usar e qual a melhor escolha entre os dois suplementos.
Diferenças entre palatinose e creatina
A creatina é um composto proteico produzido naturalmente pelo corpo, a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, principalmente nos rins e no fígado. Pode ser encontrada em alimentos como as carnes e frutos do mar, e ainda pode ser utilizada como suplemento.
A suplementação aumenta as concentrações de creatina nos músculos, ajudando a fornecer energia rápida, por isso, é interessante ser utilizada em exercícios de alta intensidade e curta duração. Estudos mostram que a suplementação de creatina contribui para:
- Melhorar o desempenho em treinos de musculação, permitindo fazer mais repetições;
- Aumentar a energia em treinos intensos e rápidos;
- Aumentar a resistência ao cansaço durante treinos pesados;
- Melhorar a recuperação muscular pós exercício.
Já a palatinose (também conhecida como isomaltulose) é um tipo de carboidrato formado por glicose e frutose, que é digerido lentamente, resultando em um baixo índice glicêmico. Isso significa que a glicose é liberada no sangue de forma mais lenta e constante.
A ingestão desse tipo de carboidrato antes e/ou durante exercícios prolongados em indivíduos treinados fornece:
- Liberação gradual de glicose no sangue;
- Menor pico de insulina;
- Mais energia durante exercícios prolongados;
- Maior utilização de gorduras como fonte de energia.
Quando e como usar cada suplemento
A suplementação de creatina ajuda a aumentar os estoques de fosfocreatina dentro dos músculos, que tem um papel muito importante na recuperação rápida de ATP, que é a principal fonte de energia do corpo durante atividades de alta intensidade e curta duração.
A creatina não funciona no momento em que é utilizada, o efeito dela é crônico, isso quer dizer que deve ser utilizado todos os dias para trazer benefícios. Recomendações de uso:
- A creatina deve ser utilizada todos os dias , incluindo os dias sem treino.
- O horário de ingestão pode variar, não há uma regra, o importante é usar de forma contínua.
- É interessante consumi-la após as refeições que contenham carboidratos ou proteínas, devido a liberação de insulina, que ajudar na retenção muscular de creatina;
- Dose recomendada: 3-5 g por dia;
- Pode ser diluída com água, suco, ou outra bebida.
A palatinose, por sua vez, fornece energia de forma gradual sendo ideal para exercícios de longa duração.
Recomendações de uso:
- Ingerir de 30 a 60 minutos antes do treino;
- Dose recomendada: 10 a 15 gramas ao dia é a dose padrão recomendada;
- Assim como a creatina, pode ser diluída em qualquer bebida para o consumo.
Palatinose ou creatina: qual é a melhor escolha?
A escolha entre palatinose ou creatina depende do tipo de treino e do objetivo de cada pessoa, já que cada suplemento tem sua função.
A creatina é indicada para indivíduos que buscam aumentar a energia, força e melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade e curta duração como sprints (que são corridas bem rápidas), e levantamentos de pesos (musculação) com altas cargas.
De outro modo, a palatinose é indicada como pré-treino para exercícios de longa duração como corrida longas, ciclismo,natação e triathlon, por exemplo.
Palatinose e creatina podem ser usados juntos?
Pode tomar palatinose com creatina, já que os dois suplementos têm a capacidade de atuar de forma complementar. A palatinose é ideal para fornecer energia sustentada em atividades longas, enquanto a creatina é indicada para força e explosão em exercícios de curta duração.
Portanto, os benefícios da creatina com palatinose envolvem usufruir da energia intramuscular, ofertada pela creatina, assim como da energia gradual que é disponibilizada na corrente sanguínea ao consumir a palatinose.
A escolha entre palatinose ou creatina vai depender das necessidades individuais de cada praticante, assim como optar pelo uso concomitante de ambos os suplementos. Para garantir uma suplementação segura e eficaz, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista.
Referências
- Kreider RB, Kalman DS, Antonio J, Ziegenfuss TN, Wildman R, Collins R, Candow DG, Kleiner SM, Almada AL, Lopez HL. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr. 2017.
- Onuma N, Shindo D, Matsuo E, Sakazaki M, Nagai Y, Yamanaka K. Pre-exercise isomaltulose intake affects carbohydrate oxidation reduction during endurance exercise and maximal power output in the subsequent Wingate test. BMC Sports Sci Med Rehabil. 2023.
- Notbohm HL, Feuerbacher JF, Papendorf F, Friese N, Jacobs MW, Predel HG, Zacher J, Bloch W, Schumann M. Metabolic, hormonal and performance effects of isomaltulose ingestion before prolonged aerobic exercise: a double-blind, randomised, cross-over trial. J Int Soc Sports Nutr. 2021
- Cooper R, Naclerio F, Allgrove J, Jimenez A. Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 2012
- Kreider RB, Kalman DS, Antonio J, Ziegenfuss TN, Wildman R, Collins R, Candow DG, Kleiner SM, Almada AL, Lopez HL. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr. 2017
- Oosthuyse T, Carstens M, Millen AM. Ingesting Isomaltulose Versus Fructose-Maltodextrin During Prolonged Moderate-Heavy Exercise Increases Fat Oxidation but Impairs Gastrointestinal Comfort and Cycling Performance. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2015