Palatinose: o que é, para que serve e como tomar
Provavelmente você já deve ter ouvido falar na palatinose como suplemento alimentar, mas na verdade ela nada mais é do que um tipo de carboidrato proveniente da beterraba. Trata-se de um carboidrato de liberação lenta e de baixo índice glicêmico, que se destaca como uma alternativa interessante a outros açúcares, como a glicose e a frutose.
Sua estrutura química permite que seja digerida de forma mais gradual, proporcionando uma liberação contínua de energia, o que evita picos rápidos de glicose no sangue. Esse perfil de carboidrato é ideal para atletas e pessoas que buscam uma fonte de energia estável e prolongada, além de um maior controle glicêmico.
Saiba aqui o que é palatinose, para que serve e quais são os seus principais benefícios.
O que é Palatinose?
A palatinose é um carboidrato de liberação lenta, que possui índice glicêmico baixo e absorção lenta no organismo. Isso significa que ao ser consumida, causa um aumento mais lento e gradual nos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Ao contrário de outros tipos de açúcares, como a glicose e a frutose, a palatinose é metabolizada de forma gradual, proporcionando uma fonte de energia constante e evitando picos abruptos de glicose no sangue.
É justamente essa absorção lenta que permite que os níveis de energia sejam mantidos por mais tempo, sem provocar um pico insulínico no corpo. Isso faz da palatinose uma excelente opção para pessoas que precisam de um controle glicêmico mais rigoroso e para atletas que buscam desempenho prolongado.
Para que serve Palatinose
A palatinose serve como suplemento alimentar para atletas, especialmente aqueles atletas de endurance. Esse tipo de atleta realiza esforços contínuos e prolongados, muitas vezes por várias horas, em modalidades como corrida de longa distância (maratonas e ultramaratonas), ciclismo, triatlo, natação em águas abertas e outros esportes de longa duração. Para essas modalidades, a capacidade de manter um nível de energia estável e evitar a fadiga é fundamental.
Dito isso, os principais benefícios da suplementação de palatinose incluem:
Energia de liberação lenta
A liberação lenta de energia é um dos principais benefícios da palatinose. Isso significa que, ao contrário dos carboidratos de absorção rápida, a palatinose é um carboidrato que oferece uma liberação gradual de glicose no organismo.
Essa característica permite a manutenção de uma oferta de energia contínua e prolongada, evitando picos e quedas bruscas nos níveis de glicose. Isso é particularmente vantajoso para pessoas que buscam estabilidade energética, como atletas de endurance e, pode ser benéfico para pessoas com diabetes, segundo estudos.
Redução da fadiga
O suplemento palatinose pode ajudar a reduzir a fadiga por ser um carboidrato que fornece energia gradual para o corpo. Em função da sua absorção lenta e liberação constante de glicose, ela mantém uma fonte estável de energia ao longo do dia ou durante exercícios prolongados.
Isso evita os picos e quedas bruscas que levam ao cansaço precoce, permitindo que o corpo tenha uma oferta contínua de combustível. Estudos demonstram que esse efeito de energia prolongada não é somente em relação a energia física, mas também na sensação de energia mental.
A principal fonte de energia para o cérebro é a glicose, e um suprimento contínuo é necessário para que o cérebro funcione por mais tempo. Nesse contexto, os resultados de um estudo sugerem que 10 g de palatinose têm efeitos favoráveis na atenção e no fluxo sanguíneo cerebral.
Controle da glicemia
A palatinose é uma boa opção de carboidrato para auxiliar no controle glicêmico, devido ao seu índice glicêmico baixo e absorção lenta. Diferente de outros tipos de carboidratos que causam elevações rápidas nos níveis de glicose, a palatinose oferece uma liberação gradual, evitando picos de glicose no sangue.
Conforme mostram estudos, esse efeito é particularmente benéfico para pessoas que precisam manter a glicemia estável, como indivíduos com resistência à insulina ou diabetes. Comparada com a sacarose, a palatinose parece ter um efeito mais favorável no metabolismo da glicose e na proteção de aglomerados de células do pâncreas.
Sensação de saciedade
A palatinose também pode contribuir para a sensação de saciedade e controle do apetite devido à sua digestão lenta. No entanto, esse efeito é mais observado em carboidratos ricos em fibras, como por exemplo o Psyllium.
As fibras do psyllium causaram redução na fome e no desejo de comer, além de aumentar a sensação de saciedade, conforme demonstrado em um estudo.
Saiba mais sobre
PRÉ TREINO
Já foi o tempo em que pré-treino era um suplemento exclusivo para atletas de alto desempenho. O nosso é perfeito para todos, incluindo você! Formulado sem altas doses de estimulantes, ele oferece a energia certa para o dia a dia. Dê um "up" nos seus exercícios com a confiança de um produto de qualidade e com o melhor custo-benefício!
Como tomar
O consumo de palatinose é baseado no objetivo de cada pessoa. Para quem busca controle glicêmico, uma dose diária de 5 a 10 gramas, incluída na dieta e distribuída ao longo das refeições, pode ajudar a manter níveis estáveis de glicose. Já para manutenção de energia em treinos de resistência, a dose recomendada é de 15 a 20 gramas, consumida como suplemento Pré-treino.
Para tomar, a palatinose pode ser facilmente diluída em água ou em outras bebidas. No entanto, como as necessidades individuais podem variar, é sempre importante buscar orientação profissional para ajustar a dosagem conforme os objetivos pessoais e condições de saúde.
Contraindicação
Embora seja uma opção saudável para a maioria das pessoas, a palatinose deve ser consumida com moderação por quem tem condições específicas de saúde, como problemas digestivos, distúrbios no metabolismo de carboidratos, problemas metabólicos ou diabetes.
Para quem tem diabetes, a dosagem e o modo de consumo podem variar conforme o controle glicêmico necessário. Por isso, para essas pessoas as orientações médicas sobre o consumo são cruciais.
Independente do caso, para garantir segurança e eficácia, é sempre recomendado obter orientação profissional individualizada antes de iniciar o consumo regular de palatinose.
Referências
- Low Glycemic Index Prototype Isomaltulose—Update of Clinical Trials
- The effects of palatinose on attention and cerebral blood flow in healthy adults: A randomized double-blind placebo-controlled crossover study
- Effects of the naturally‐occurring disaccharides, palatinose and sucrose, on incretin secretion in healthy non‐obese subjects
- Correlation between echographic gastric emptying and appetite: influence of psyllium.
Texto produzido por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.