Suplemento Palatinose: para que serve?
O uso de carboidratos como fonte de energia para realizar atividades físicas, é uma estratégia bastante utilizada pelos nutricionistas quando o assunto é performance e desempenho desportivo. Esse macronutriente pode ser utilizado entre 1 hora e meia até 30 minutos antes do treino, colaborando para o aumento da energia no sangue e nas reservas intramusculares, favorecendo a qualidade do treinamento.
Existem diversos suplementos de carboidrato que auxiliam a atingir as necessidades energéticas do corpo, além de garantirem o aporte ideal deste nutriente antes e durante o treino. A palatinose é um desses suplementos!
A palatinose tem ainda um diferencial importante que faz dela uma ótima aliada em treinamentos longos, como corrida ou ciclismo. A seguir, entenda o que é palatinose, benefícios e como tomar.
O que é palatinose e para que serve?
Existem diversos tipos de suplementos de carboidrato, como a maltodextrina, a ribose e a dextrose, bastante presentes nos compostos de pré treino e nos géis de carboidrato. Esses suplementos apresentam rápida digestão e absorção, os tornando excelentes suplementos alimentares para quem busca energia rápida.
Porém, nem todo o contexto se beneficia com o uso de carboidratos de rápida absorção. Esses suplementos, devido sua rápida entrada na corrente sanguínea, têm a capacidade de aumentar rapidamente a secreção de hormônio da insulina, além de provocarem uma queda na glicemia igualmente rápida.
Devido a esse cenário, foi desenvolvido um suplemento de carboidrato chamado palatinose. Um carboidrato de baixo índice glicêmico, capaz de ser lentamente absorvido e liberado na corrente sanguínea. A palatinose não provoca pico insulínico no sangue, tornando seu efeito de fornecimento energético mais duradouro.
Portanto, ao contrário dos demais, a palatinose (também conhecida como dissacarídeo isomaltulose) é um carboidrato de digestão lenta, utilizado na suplementação de alimentos e bebidas de baixo índice glicêmico.
Benefícios da palatinose
A palatinose é uma substância bastante utilizada como suplemento alimentar, mas que também pode ser encontrada em frutas e raízes, principalmente na beterraba.
Confira abaixo os benefícios de incluir palatinose no seu dia a dia:
- não provoca pico de glicemia;
- é liberada lentamente na corrente sanguínea;
- garante energia por mais tempo, ideal para treinos longos;
- melhora foco e disposição;
- maior oxidação de gordura;
- auxilia na performance esportiva.
O principal benefício da escolha da palatinose como um suplemento de carboidrato, é sua característica de ser lentamente absorvido e liberado no sangue. Essa propriedade de baixo índice glicêmico da palatinose, garante que ela não eleve os níveis de insulina rapidamente e que a energia se mantenha por mais tempo.
Entre os seus benefícios está o baixo índice glicêmico, garantindo energia por mais tempo e de forma gradual; além de aumentar a utilização de gordura como fonte de energia, conforme apontam os estudos *.
Um ensaio clínico randomizado e controlado, analisou o desempenho de atletas de ciclismo após a ingestão de palatinose. Aqueles que fizeram uso do suplemento mantiveram o perfil de glicemia mais estável e maior oxidação de gordura durante o exercício, o que resultou em melhor desempenho no ciclismo em comparação aos que não fizeram uso da palatinose.
Segundo um estudo, estes resultados podem ser explicados pela disponibilidade mais lenta e pelas propriedades de baixo índice glicémico da palatinose, permitindo uma maior dependência da oxidação da gordura e mais energia durante o exercício de resistência.
Portanto, atletas e praticantes de atividade física de longa duração, como corrida e ciclismo, podem se beneficiar do uso da palatinose.
Saiba mais sobre
Creatina: Compre 2, leve 3
A creatina é um suplemento amplamente estudado nos dias de hoje, e é importante destacar que seus benefícios não ficam apenas na prática esportiva, mas também apresentam potencial para melhorar a saúde de forma geral. Essa molécula é naturalmente produzida pelo corpo humano a partir de três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Aproximadamente 95% da creatina presente no organismo está localizada nos músculos esqueléticos, enquanto o restante pode ser encontrado no cérebro, rins e fígado. A creatina Ocean Drop atende aos critérios mais rigorosos de pureza, se igualando às melhores creatinas monohidratadas do mundo.
Como usar palatinose?
A palatinose geralmente é consumida como pré-treino, cerca de 30 minutos antes do seu início. Porém, em casos de treinos muito longos, com mais de uma hora de duração, e de muito desgaste físico, também poderá ser utilizada como intra treino, para repor as necessidades energéticas.
Geralmente comercializada em pó, a palatinose pode ser misturada em um copo de água ou na bebida de sua preferência. De forma geral, a recomendação para praticantes de atividade física fica em torno de 15 gramas por dia, ou conforme recomendação do seu nutricionista.
Efeitos colaterais
O uso da palatinose dificilmente apresenta efeitos colaterais. No início da suplementação, pode haver desconfortos gastrointestinais, como gases e fezes amolecidas, mas esse quadro tende a se regularizar com o tempo.
Caso os desconfortos persistam, ou você tenha outro efeito colateral associado, suspenda o uso procure seu médico ou nutricionista.
A palatinose é um excelente suplemento para quem precisa de uma dose de energia extra durante os treinos ou até mesmo no dia a dia corrido.
Você já conhecia esse suplemento?
Como potencializar os efeitos da creatina?
Para maximizar os efeitos positivos da creatina, é importante adotar algumas práticas adicionais. Além de seguir as dicas mencionadas anteriormente, considere também a suplementação com outras substâncias que possam potencializar os efeitos da creatina, como a beta-alanina e a L-carnitina. No entanto, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer nova suplementação.
Referências
- MAGALHÃES, Marcus André Alves Tavares et al. Uso de suplementos alimentares: em diferentes fases da preparação. 2019.
- HOLUB, I. et al. Novel findings on the metabolic effects of the low glycaemic carbohydrate isomaltulose (Palatinose). British Journal of Nutrition, p.1-8, 2010.
- König D, Zdzieblik D, Holz A, Theis S, Gollhofer A. Substrate Utilization and Cycling Performance Following Palatinose™ Ingestion: A Randomized, Double-Blind, Controlled Trial. Nutrients. 2016 Jun 23;8(7):390. doi: 10.3390/nu8070390. PMID: 27347996; PMCID: PMC4963866.
- ARTIOLI, Guilherme G.; INFORMA, Blog Ciência. Carboidratos de baixo índice glicêmico (waxy-maize e isomaltulose) são superiores aos carboidratos convencionais?.
- ALMEIDA, Lyara Rios; CAMPBELL, Giovanni Rocha; DE AMORIM CRUZ, Michele Ferro. Estratégias e recomendações nutricionais de carboidratos para performance esportiva. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, p. e21012642253-e21012642253, 2023.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.