Carregando...

O que é FPS do protetor solar e como escolher o ideal

A maioria das pessoas sabe que é necessário usar protetor solar todos os dias, mas poucos sabem sobre a parte mais importante disso: o fator de proteção solar. Afinal, o que é o FPS do protetor solar? 

O FPS é a medida que indica o grau de proteção solar que o produto oferece. O fato é que a necessidade de proteção pode variar muito dependendo da situação. Em outras palavras, um FPS adequado para ir à praia é diferente do FPS para um dia dentro do escritório. 

Compreender o que é FPS protetor solar é essencial, especialmente em um país tropical como o Brasil. Veja a seguir o que é FPS e como escolher o fator de proteção ideal.

O que significa o FPS do protetor solar?

A sigla FPS significa “fator de proteção solar”, e está presente em praticamente todo produto que oferece fotoproteção. O FPS é representado por um número que é geralmente múltiplo de 5 ou 10. Os FPS mais comuns são:

  • FPS 15;
  • FPS 20;
  • FPS 30;
  • FPS 40;
  • FPS 50;
  • FPS 60;
  • 70.

O fotoprotetor tópico, por exemplo, proporciona uma barreira química e física na pele, aumentando a sua resistência contra os raios ultravioleta.

Qual a necessidade de utilizar protetor solar?

Muitas pessoas relacionam a proteção solar apenas à defesa contra as queimaduras e danos superficiais. No entanto, a importância do protetor solar vai além disso. 

Embora o sol seja um elemento essencial para a vida humana, sua luz, e sobretudo sua radiação, podem causar efeitos negativos às células do corpo. A radiação solar danifica o DNA das células, causando oxidação e produção de radicais livres. 

Os danos causados pelos radicais livres podem escalar ainda mais, podendo gerar morte celular, mutagênese e carcinogênese. Em outras palavras, pode estimular o câncer de pele.

Sendo assim, não é à toa que algumas entidades, como secretarias da saúde e outros órgãos, propagam que é necessário utilizar o protetor solar mesmo em dias nublados.  Inclusive, o uso é recomendado até mesmo em ambientes fechados, longe da luz solar direta. 

Além dos protetores solares tópicos, é possível também reforçar a proteção através de suplementos como o Sun Care. O Sun Care possui nutrientes que podem ajudar a pele a se proteger e se recuperar dos danos causados pelos raios ultravioleta.

Qual o fator de FPS ideal para o meu tipo de pele?

Toda pele precisa utilizar o protetor solar, isso é fato. Mas há algumas diferenças em relação a cada tipo de pele e cuidados de proteção. Por exemplo, peles mais claras são bem mais suscetíveis a queimaduras solares. As peles negras, por outro lado, estão mais suscetíveis a manchas (hiperpigmentação).  

Então qual o FPS ideal para cada pele? Para peles negras ou claras, é necessário se atentar ao fator PPD, que protege contra os raios UVB. Portanto, é recomendado que o PPD seja pelo menos um terço do FPS. Por exemplo, se o FPS é 60, o PPD deve ser 20 no mínimo. 

Ambas as medidas são importantes, mas, especialmente para as peles negras, o PPD é um índice que merece maior atenção na hora de adquirir um protetor solar.

Quanto tempo dura cada FPS?

Cada pele reage aos efeitos dos raios solares em um tempo diferente. Sendo assim, o que é FPS protetor solar? É a quantidade de vezes que esse tempo pode ser multiplicado. Em um FPS 30, por exemplo, a pele tem 30 vezes mais defesa e mais duração. 

Portanto, para entender quanto tempo dura cada FPS, é necessário entender como cada pele responde à exposição UV. Ao saber quanto tempo a pele suporta a exposição antes de começar a “queimar”, é possível ter uma ideia de qual fator de proteção é mais adequado.

Aproveite e veja também

Qual FPS devo usar?

O FPS mais adequado para o dia a dia depende do quanto a pessoa se expõe ao sol, e o quanto está disposta a reaplicar o produto. Embora existam protetores solares com FPS abaixo de 30, especialistas recomendam que o protetor solar diário deve ter fator de proteção de pelo menos 30, mas, de preferência, acima disso. 

Além disso, para complementar e reforçar a proteção, uma alimentação saudável é essencial! Nesse contexto, consumir nutrientes com potencial antioxidante é importante para ajudar no reparo dos danos causados pelos radicais livres. Estudos revelam que a astaxantina, betacaroteno, licopeno e extrato de casca de pinho são alguns exemplos de nutrientes com excelente capacidade antioxidante. Todos eles estão presentes na composição do Sun Care!

Tem diferença entre FPS 30 e 50?

A grande diferença entre o FPS 30 ou 50, está no tempo em que o produto oferece proteção à pele, especialmente para pessoas que se expõem diretamente ao sol. Logo, a diferença entre o FPS de 30 e 50 é justamente a duração do produto na pele e o tempo necessário para reaplicação. O FPS 50 protege a pele por mais tempo do que o FPS 30. 

Quanto maior o FPS maior a proteção?

Não, pois o FPS diz respeito à durabilidade da proteção e não à "força" e eficiência da proteção.

Como usar o protetor solar?

É recomendado usar a quantidade equivalente a uma colher de chá para cada uma das partes do corpo:

  • rosto e pescoço;
  • tronco;
  • braços;
  • pernas.

Mesmo em dias nublados, o protetor solar tópico é necessário. Proteger a pele deve ser um hábito diário, assim como escovar os dentes. 

Já protegeu a sua pele hoje?

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.