Proteína Vegana

O que é Proteína Vegana?
A proteína vegana é um tipo de proteína extraída de fontes como ervilha, arroz, grão-de-bico e outras leguminosas. Essa proteína sem origem animal é uma alternativa de alta qualidade para quem busca um estilo de vida mais saudável e consciente, oferecendo benefícios como melhor digestibilidade em comparação à proteína animal.
Embora a proteína animal seja popularmente associada a uma maior concentração de aminoácidos, as proteínas vegetais também fornecem todos os aminoácidos essenciais quando combinadas corretamente. Além dessas vantagens, a produção sustentável da proteína vegana consome menos recursos naturais, como água e terra, e gera menos impacto ambiental.
Proteínas veganas de qualidade devem sempre fornecer o certificado vegano, atestando que o produto não contém ingredientes de origem animal e não é testado em animais.
Fontes de Proteína Vegetal
Existem diversas fontes de proteína vegetal com diferentes perfis de aminoácidos. As principais são:
- Proteína de ervilha: é rica em gorduras boas e possui baixo teor de carboidratos, possui sabor suave sendo ótima para adicionar cremosidade aos shakes de proteína.
- Proteína de amêndoas: a glutamina vegana e os aminoácidos veganos são conhecidos como aliados da saúde intestinal e na resposta imunológica;
- Proteína de arroz: tem excelente concentração de aminoácidos como metionina, proporciona saciedade e é ideal para quem possui sensibilidade à soja, lactose ou ao glúten.
- Proteína de soja: possui alto valor biológico pois contém todos os aminoácidos essenciais e ainda é rica em isoflavonas, compostos com ação antioxidante.
Benefícios da proteína vegana
Contribui para manutenção da massa muscular
A proteína vegana pode fornecer os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para preservar a massa muscular. Quando bem planejada, a ingestão de proteína vegetal pode ser tão eficaz quanto a proteína animal segundo estudos. No entanto, para garantir a manutenção da massa muscular, é fundamental associar a alimentação com a prática regular de exercícios de resistência, como musculação.
Auxilia na hipertrofia
Um estudo mostrou que tomar 25 g de proteína de ervilha duas vezes ao dia, durante 12 semanas de treino, aumentou o tamanho do bíceps tanto quanto a mesma quantidade de proteína do soro do leite (whey protein). Uma proteína vegana de alta qualidade, bem formulada, pode sim contribuir para a hipertrofia muscular de forma tão eficiente quanto uma proteína de origem animal.
Ajuda no controle de peso e promove saciedade
A proteína é um macronutriente que promove a saciedade e com a proteína vegana não é diferente. Sendo assim, um dos benefícios da proteína vegana também é o no controle de peso, pois o seu consumo ajuda a evitar excessos alimentares ao longo do dia.
Conforme mostram estudos que avaliaram a qualidade da proteína vegana, as principais vantagens desse tipo de proteína, incluem:
- baixo nível de alergenicidade (alergias);
- boa digestibilidade;
- fácil absorção;
- alto valor nutricional;
- maior teor de fibras;
- sua produção é mais sustentável;
- menor teor de gorduras saturadas.
Diferenciais da proteína Ocean Drop
A proteína vegana da Ocean Drop combina proteína da ervilha e da farinha de amêndoas oferecendo uma opção de proteína pura com alto valor nutricional. Cada dose fornece 20g de proteína, que é a quantidade ideal de proteína por refeição para a maioria das pessoas. O suplemento de proteína vegana da Ocean Drop está disponível nos sabores baunilha, chocolate e frutas vermelhas, que foram cuidadosamente formulados para adicionar sabor e cremosidade na medida certa. Além disso, é sem glúten, sem lactose e possui o selo de vegano certificado, perfeita para quem busca alta qualidade nutricional, sabor e sustentabilidade em um só produto.
Como Escolher a Melhor Proteína Vegana?
Para escolher a melhor proteína vegana dê preferência a produtos que contenham 100% proteína vegana e que combinem pelo menos duas fontes diferentes de proteína vegetal, como ervilha e amêndoas ou ervilha e arroz, para oferecer uma composição de aminoácidos completa. Verifique também se cada dose entrega uma boa quantidade de proteína (a partir de 20g de proteína por dose) e se o produto é sem glúten, sem lactose e possui selo vegano certificado.
Outro ponto importante é sempre ler o rótulo para evitar aditivos como açúcares, corantes e adoçantes artificiais. E claro, além da qualidade nutricional, escolha uma proteína vegana com sabor atrativo e boa textura para garantir que o suplemento seja consumido com prazer no dia a dia.
Perguntas frequentes sobre proteína vegana
Diferença entre whey protein e proteína vegana?
A diferença principal é a origem da proteína. O whey é feito com a proteína do soro do leite (origem animal), enquanto a proteína vegana é feita a partir de fontes vegetais como ervilha, arroz, soja ou amêndoas. Ambos tipos de proteína ajudam na recuperação muscular, mas a proteína vegana é mais adequada para quem busca uma opção sem lactose, sem glúten e 100% vegetal.
Qual o melhor horário para consumir?
A suplementação natural é uma excelente opção para quem deseja complementar a alimentação e cuidar da saúde de forma mais consciente, sem recorrer a produtos com aditivos sintéticos. Entre os principais benefícios dos suplementos naturais, destacam-se:
O mais importante é adaptar o consumo conforme a sua rotina e objetivo. É possível consumir após o treino, pela manhã ao acordar, assim como consumir entre as refeições como uma opção de lanche.
Proteína vegana é adequado para hipertrofia?
Sim! A proteína vegana pode contribuir para a hipertrofia muscular, desde que forneça todos os aminoácidos essenciais e seja combinada com um bom treino de força (como a musculação) e alimentação equilibrada.
A Ocean Drop é uma marca 100% vegana e aqui você pode comprar seus suplementos de forma segura
Referências
Pea proteins oral supplementation promotes muscle thickness gains during resistance training: a double-blind, randomized, Placebo-controlled clinical trial vs. Whey protein
The effects of 8 weeks of whey or rice protein supplementation on body composition and exercise performance
No Difference Between the Effects of Supplementing With Soy Protein Versus Animal Protein on Gains in Muscle Mass and Strength in Response to Resistance Exercise
Plant Proteins: Assessing Their Nutritional Quality and Effects on Health and Physical Function