Atualizado em 14 de Maio de 2025

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

Como tomar psyllium? Antes ou depois das refeições?

como tomar psyllium

O psyllium é uma fibra natural, predominantemente solúvel que, ao chegar no intestino, forma um gel viscoso em contato com a mucosa gástrica, lentificando digestão e a absorção de nutrientes, como os carboidratos. Além disso, ele pode contribuir para a saciedade e controle glicêmico, conforme citam estudos>.

Para usufruir desses e outros benefícios, saiba a melhor forma de consumo do psyllium: antes ou depois das refeições, assim como dosagem e outras recomendações.

O que é o Psyllium e por que ele faz diferença na alimentação?

O psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca das sementes de Plantago ovata, utilizada há séculos na medicina tradicional chinesa.

Seu consumo está associado a inúmeros benefícios para a saúde, como melhora da saúde intestinal e combate à constipação, controle glicêmico, melhora do colesterol e da saúde cardiovascular. *

Além disso, o psyllium desperta interesse na indústria alimentícia, pois pode substituir aditivos artificiais e melhorar o valor nutricional dos alimentos, como produtos de panificação, onde ele atua como substituto do glúten.

Acompanhe um pouco mais sobre os benefícios do psyllium para a saúde:

1. Psyllium para constipação e saúde intestinal

O consumo regular de psyllium é excelente para regular o funcionamento intestinal e melhorar quadros de constipação. Por ser uma fibra solúvel, assim que consumido, ele forma um gel viscoso em contato com a mucosa gástrica, facilitando a passagem das fezes pelo intestino. Para que o uso do psyllium para intestino funcione, é necessário associar seu consumo a uma boa hidratação.

O uso do psyllium também costuma ser seguro para pessoas com Síndrome do Intestino Irritável e até alivia sintomas como prisão de ventre, enquanto fibras insolúveis (como frutas com casca e cereais integrais), podem exacerbar os sintomas de inchaço, distensão e flatulência.

2. Psyllium para saúde cardiovascular e controle do colesterol

De acordo com estudo, o psyllium é uma das fibras mais eficazes para a saúde cardiovascular, sendo amplamente utilizado na melhora dos níveis de colesterol.

Ele atua reduzindo a absorção de gorduras no intestino, ajudando no controle do colesterol ruim (LDL) e na manutenção do colesterol bom (HDL). Para potencializar seus efeitos, é importante incluí-lo na dieta de forma consistente.

3. Psyllium para controle glicêmico

Por ser rico em fibra solúvel, o psyllium desacelera a absorção de carboidratos e tem se demonstrado uma ferramenta eficaz na redução da glicemia após a refeição, na melhoria da sensibilidade à insulina e com efeitos sobre os marcadores de HbA1c (hemoglobina glicada) - que mensura a média de 3 meses da glicemia. Todos esses dados revelam os benefícios do psyllium no controle da glicemia.

Psyllium antes ou depois das refeições: qual a diferença?

Afinal, qual o melhor horário para consumir psyllium? O uso do psyllium é indicado antes ou durante a refeição, para que ele possa atuar tanto na saúde intestinal, quanto no controle glicêmico e do colesterol. É possível consumi-lo diluído em água antes da refeição ou misturado com a comida.

Como consumir Psyllium corretamente?

O psyllium fará efeito desde que consumido diariamente, portanto, é necessário saber como adaptá-lo na rotina. Seu gosto pode ser um pouco diferente no início, mas é fácil de adaptar o paladar e até mascará-lo em algumas receitas.

Confira algumas dicas práticas de como incorporar o psyllium corretamente no dia a dia:

Quantidade ideal e frequência de consumo

A quantidade diária ideal de psyllium é 10 gramas ao dia, equivalente a 1 colher de sopa rasa. Doses muito altas podem causar desconforto gastrointestinal, como gases e diarreia, não é recomendado ultrapassar.

Por outro lado, consumir em quantidades menores ou de forma irregular pode comprometer seus benefícios.

Misturar com água ou alimentos? O que funciona melhor?

Não existe uma regra fixa para consumir psyllium, o ideal é escolher a forma que melhor se adapta. Algumas pessoas preferem diluir em água ou suco, outras costumam colocar por cima da comida. Algumas opções incluem:

  • polvilhar sobre as frutas, como mamão ou até mesmo em uma salada de frutas, podendo combinar um mix com outras fibras, como aveia e linhaça, excelente para o funcionamento intestinal;
  • misturar na comida, como no arroz com feijão ou em molhos, para quem procura suavizar o sabor, sem deixar de usufruir dos benefícios relacionados à melhora do controle glicêmico e do colesterol;
  • adicionar em vitaminas e iogurtes no lanche da tarde;
  • colocar na massa de panquecas e bolos;
  • diluir em sucos para disfarçar o sabor, uma boa opção para aqueles que preferem tomar.

O importante é consumir de forma regular para aproveitar seus benefícios!

Referências

Foto de Joana Mazzochi Aguiar

Conteúdo criado por especialista:

Joana Mazzochi Aguiar

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Joana Mazzochi Aguiar, nutricionista (CRN 10 – 10934), formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É especialista em Atendimento Nutricional para Cirurgia Bariátrica e atualmente cursa pós-graduação em Saúde da Mulher e Estética pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional e do cuidado integral à saúde feminina.

Saiba mais sobre Joana Mazzochi Aguiar