Carregando...

5 Benefícios do crossfit para saúde e bem-estar

Conhecido por incluir diversas modalidades de exercícios em um único esporte, o crossfit contempla desde exercícios de resistência e explosão, como levantamento de peso, até atividades cardiorrespiratórias, como a corrida. Além de ser um esporte dinâmico e que agrada diferentes gostos, um dos grandes benefícios do crossfit é a proporcionar um ambiente interativo e cooperativo entre seus participantes.

Os benefícios do crossfit são diversos e vão muito além da estética. Acompanhe abaixo um pouco mais sobre esse esporte que tem cada vez mais adeptos.

O que é crossfit?

O crossfit é um programa de treinamento criado nos anos 2000, cuja intenção era diversificar a maneira de praticar atividade física, trazendo diferentes componentes do levantamento de peso olímpico (LPO), do atletismo e da ginástica. 

Os treinos de crossfit costumam acontecer nos chamados “box”, tradução de caixa, visto que o espaço destinado à prática é similar a uma grande caixa. A estrutura costuma contar com aparelhos como pesos, anilhas, barras olímpicas, barras fixas, cordas suspensas e diversos outros equipamentos.

Toda essa estrutura é pensada para comportar os treinos de crossfit, que são feitos em grupos e com o auxílio de um ou mais instrutores, os quais iniciam o treinamento explicando como será a atividade do dia e, depois, ajudam na sua execução. 

Dessa forma, os benefícios do crossfit para a saúde física e mental, são sentidos em todas as etapas do treinamento - desde a interação social, a sensação de superação, o estímulo cognitivo, os treinos de alongamento, exercícios de força e cardiorespiratórios.

Exercícios comuns no crossfit

Um dos benefícios do crossfit é a gama variada de exercícios disponíveis, distribuídos em treinos dinâmicos e intensos. Diferente da musculação, onde a planilha de treinos é a mesma por 1 a 2 meses, os treinos de crossfit mudam todos os dias - trazendo um grande diferencial para quem procura algo estimulante.

Os treinos costumam durar 1 hora e são divididos em 3 etapas: 

  1. Aquecimento: parte inicial e de curta duração, cujo objetivo é preparar o corpo para a prática do dia;
  2. Técnica: é o período mais longo do treino, cada dia são escolhidas algumas técnicas de treinamento para que o atleta possa desenvolver suas habilidades - pode variar entre levantamento de peso, treino de força, técnicas de ginástica…
  3. WOD (workout of the day): parte final do treino, consiste em um pequeno circuito de exercícios que deve ser feito em um tempo pré-estabelecido, exigindo bastante atividade cardiorespiratória e intensidade nas atividades.  

5 Benefícios do crossfit para saúde

  1. melhora a composição corporal; 
  2. melhora o perfil lipídico e redução do risco cardiovascular; 
  3. promove o fortalecimento muscular;
  4. aprimora o desempenho cognitivo;
  5. melhora o humor.

O crossfit é um esporte que utiliza diversas modalidades já existentes e adapta exercícios do levantamento olímpico, como agachamentos, arremessos e desenvolvimentos, exercícios aeróbios como remo, corrida e bicicleta e movimentos ginásticos como paralelas, argolas e barras.

Assim como pontua o estudo de revisão realizado em 2023, o crossfit visa desenvolver ao máximo os seguintes aspectos: resistência cardiorrespiratória, força, vigor, potência, velocidade, coordenação, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e precisão.

Deste modo, com base na extensa revisão da literatura recente, o estudo afirma que o crossfit é capaz de melhorar as adaptações no sistema cardiovascular, neuromuscular e na composição corporal.

Outro estudo procurou comparar o processo de hipertrofia em praticantes de musculação e de crossfit. Apesar de não ter encontrado diferenças relevantes entre ambas as práticas, o estudo afirma que o crossfit, assim como a musculação, por possuir muitos exercícios de força, apresenta ótimos resultados na hipertrofia muscular.

Em 2020, uma pesquisa foi feita para avaliar de que maneira a prática de crossfit pode influenciar sobre o estado de humor de seus praticantes. Realizou-se um estudo onde 50% dos participantes eram sedentários e 50% praticantes de crossfit. 

O grupo sedentário apresentou mais sintomas de depressão, ansiedade, raiva e confusão mental, quando comparado ao grupo praticante de crossfit, mostrando que a prática tende a melhorar condições importantes de humor, evidenciando a forte ligação entre atividade física e saúde mental.

Aproveite e veja também

Crossfit ajuda a emagrecer?

Devido ao grande gasto calórico promovido pelo crossfit, essa é uma atividade muito recomendada para quem busca emagrecer. Porém, existem algumas ressalvas.

O crossfit, na mesma medida que aumenta o gasto energético, também tende a aumentar a fome. Portanto, é importante tomar cuidado para que o consumo calórico não compense ou ultrapasse o gasto. O crossfit emagrece contanto que seja acompanhado de uma dieta ajustada para tal objetivo.

Outro ponto importante: diferente da musculação, onde é possível focar em diferentes grupos musculares para estimular o ganho de massa magra e emagrecimento, no crossfit isso não é possível. Caso o objetivo seja perder apenas gorduras localizadas em regiões específicas, o crossfit não terá o mesmo desempenho.

Melhora da microbiota intestinal

Crossfit e suplementação

Existe um suplemento no mercado que tem ganho importante destaque no mundo do exercício físico, a creatina. Crossfit é um esporte que exige muito preparo físico para aguentar a intensidade e dinamismo dos seus treinos. Portanto, suplementos que auxiliam na força e resistência, tendem a trazer inúmeros benefícios ao crossfit.

Um estudo de revisão fez o levantamento bibliográfico sobre a eficácia da suplementação de creatina no ganho de força e hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força, como é o caso do crossfit.

Os pesquisadores concluíram que, quando bem administrada, a ingestão de creatina corrobora para o melhor desempenho físico, ganho de força e hipertrofia muscular, devido aumento nas reservas intramusculares de fosfocreatina e, consequentemente, elevação da síntese de energia muscular.

Dicas para iniciantes no crossfit

A orientação fundamental para aqueles que estão começando no crossfit é manter a paciência durante o processo e honrar os limites do corpo ao realizar os exercícios. 

Embora o ambiente do crossfit promova a superação dos limites e uma competição saudável, é crucial reconhecer a linha tênue entre alcançar o melhor desempenho e negligenciar os limites físicos, o que pode resultar em lesões graves. Portanto, é essencial aproveitar o ambiente estimulante e a prática intensa, porém escutando as necessidades do corpo acima de tudo.

E aí? Se animou praticar crossfit?

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.