Quer um produto que vai te proporcionar uma experiência incrível de sabor e qualidade, além de ser uma excelente fonte de proteína vegana? Prepare-se para incluir na sua rotina a Proteína Vegetal! Nossa fórmula combina perfeitamente proteína de ervilha, farinha de amêndoas, além de vitaminas e aminoácidos essenciais.
Produto para 15 doses
PROTEÍNA VEGETAL
Produto para 15 doses
Modo de uso: Consumir 30g ao dia
Tabela Nutricional
As proteínas são macronutrientes essenciais e estão relacionadas a praticamente a todas as nossas funções fisiológicas.
O que é proteína vegetal?
Proteínas vegetais são as obtidas de fontes como legumes e grãos. Assim como as fontes animais, a proteína vegetal é composta pelos 9 aminoácidos essenciais: lisina, metionina, valina, triptofano, treonina, histidina, leucina, isoleucina e fenilalanina. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, não existe nada que não seja encontrado em abundância nos alimentos do reino vegetal. Portanto, são uma opção incrível e de alta qualidade para quem quer ter todos os benefícios que a proteína oferece.
Especificações do produto
Quantidade por embalagem
450 g
Modo básico de consumo
30 g ao dia
Ingredientes
Proteína de ervilha, farinha de amêndoa, bisglicinato de magnésio, bisglicinato de zinco, complexo B, stévia e aromas naturais
Quais os benefícios para a saúde em optar pelas proteínas vegetais?
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, as proteínas vegetais são menos alergênicas, de fácil digestão e possuem alto valor nutricional. Adotar uma dieta vegetariana pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 75% em comparação com dietas tradicionais. Para doenças cardiovasculares, a exclusão de carnes, ovos e laticínios pode diminuir os níveis de colesterol em 35%, um efeito comparável ao de medicamentos. Além disso, estudos indicam que esse tipo de dieta pode reduzir o risco de todos os tipos de câncer em aproximadamente 18%. Por fim, pessoas que seguem uma dieta vegetariana têm menor incidência de obesidade. Para complementar e deixar uma formulação completa, além da proteína vegetal, adicionamos algumas vitaminas e minerais como: Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12), Magnésio e Zinco.
ANTIOXIDANTE E ANTI-INFLAMATÓRIO
Segundo a revisão de Chaplin et al. (2018) vários estudos em humanos relataram que o resveratrol pode ter um efeito anti-inflamatório agudo em indivíduos saudáveis, sem nenhuma condição clínica. O estudo concluiu que a ingestão de resveratrol reduziu o estresse oxidativo tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com doenças metabólicas caracterizadas por alto grau de estresse oxidativo.
A proteína vegetal é uma proteína proveniente de fontes vegetais como leguminosas, grãos, sementes e vegetais. As alternativas vegetais são frequentemente procuradas por veganos e vegetarianos, bem como para pessoas que têm intolerância ao leite e outras restrições.
Além de atender às necessidades proteicas, as proteínas vegetais apresentam benefícios adicionais, como:
absorção mais rápida;
maior quantidade de fibras;
menos gordura saturada.
A inclusão de alimentos fonte de proteínas vegetais não apenas diversifica a ingestão nutricional, mas também traz uma abordagem saudável e equilibrada para o meio ambiente.
Importância da proteína na dieta
A proteína, composta por aminoácidos, desempenha funções essenciais no corpo humano, como:
construção e manutenção dos tecidos;
produção de enzimas, hormônios e anticorpos;
transporte de substâncias;
regulação de processos metabólicos;
fornecimento de energia.
Todas as proteínas são compostas por um conjunto de moléculas conhecidas como aminoácidos e, existem 20 aminoácidos na natureza:
9 aminoácidos essenciais (o corpo não consegue produzir);
11 aminoácidos não essenciais (o corpo consegue produzir a partir dos 9 aminoácidos essenciais).
As proteínas de origem vegetal geralmente oferecem uma quantidade limitada de pelo menos um aminoácido essencial. O feijão, por exemplo, possui todos os aminoácidos essenciais e é rico em lisina, no entanto ele não possui metionina e cisteína que são dois aminoácidos não essenciais. Mas felizmente o arroz é um cereal rico em metionina e cisteína, tornando a combinação arroz + feijão uma fonte de proteína completa.
Principais fontes de proteína vegetal
Lentilha
Feijões
Grão-de-bico
Ervilha
Edamame
Soja
Tofu (derivado da soja)
Tempeh (soja fermentada)
Amêndoas
Amendoim
Amaranto
Sementes de chia
Nozes
Castanhas
Quinoa
Centeio
Arroz
Spirulina
Ora-pro-nóbis (planta comestível)
Proteína vegetal em pó
Os suplementos alimentares são excelentes para preencher lacunas nutricionais. Se uma pessoa que segue uma alimentação vegana/vegetariana não consegue atingir as demandas proteicas por meio dos alimentos, os suplementos de proteína vegana podem ser grandes aliados.
Os produtos de proteínas vegetais geralmente fornecem de 10 a 20 gramas de proteína por porção e o conteúdo proteico pode ser proveniente de arroz, ervilha, soja ou sementes. A proteína vegetal da Ocean Drop, por exemplo, oferece 21g de proteína por dose e a proteína é proveniente da ervilha e da amêndoa.
Em comparação à eficiência dos suplementos de whey protein convencionais (proteína do soro do leite), não há diferenças. Um estudo que comparou os efeitos da suplementação de proteína vegetal com a suplementação de proteína do soro do leite, observou que ambas proporcionaram melhorias semelhantes na composição corporal e na força muscular.
Segundo pesquisas, o consumo de proteínas vegetais têm sido amplamente associados a benefícios em relação à saúde, à função física e à sustentabilidade. Sendo assim, mesmo que a maioria das pessoas não se torne vegana ou vegetariana, a tendência de consumo dessas fontes protéicas provavelmente aumentará à medida que as pessoas expandem seu conhecimento sobre os benefícios nutricionais das fontes de proteína vegetal e sustentabilidade.
Benefícios da proteína vegetal para saúde
*Este suplemento alimentar não é um medicamento e não deve ser utilizado como substituto para tratamentos médicos prescritos. Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.
De acordo com estudos que avaliaram a qualidade das proteínas vegetais, as principais vantagens desse tipo de proteína, incluem:
Baixo nível de alergenicidade (alergias);
Boa digestibilidade;
Alto valor nutricional;
Maior teor de fibras;
Menor teor de gorduras saturadas.
Como utilizar Proteínga vegetal na dieta?
Incorporar proteína vegetal de forma eficaz na dieta pode ir além dos alimentos. Aqui estão algumas dicas para otimizar o consumo de proteína vegetal e escolher o whey vegano ideal:
Verifique a fonte da proteína: as proteínas vegetais podem vir de várias fontes, como ervilha, arroz, soja, amêndoa, linhaça, etc. Cada tipo tem um perfil de aminoácidos diferente, então considere escolher um produto que combine múltiplas fontes para garantir uma gama completa de aminoácidos essenciais;
Confira os aditivos: leia atentamente os rótulos para verificar se contêm aditivos indesejáveis como açúcares adicionados, corantes, adoçantes artificiais, etc;
Integre a proteína em seus lanches: adicione o suplemento de proteína vegetal a smoothies, iogurtes ou misturas de panquecas para reforçar a ingestão diária de proteínas de maneira saborosa;
Planejamento pré e pós-treino: utilize suplementos antes ou após o exercício para apoiar a recuperação muscular e maximizar os benefícios do treino;
Faça combinações inteligentes: combine a proteína vegetal com outros alimentos fonte de carboidratos e gorduras boas para garantir uma ingestão completa de macronutrientes, como aveia, frutas, abacate, granolas sem açúcar;
Lembrando que a consulta a um profissional de saúde ou nutricionista é essencial para determinar a quantidade adequada de suplementos de proteína vegetal, garantindo uma dieta equilibrada e adaptada às necessidades individuais.
Este conteúdo foi desenvolvido e revisado de acordo com estudos científicos pela Consultora Científica Suelen Costa. Não utilize este material como substituto à consultas nutricionais e médicas.