Benefícios
GLUTAMINA
Orienta-se que gestantes ou mamães que amamentam procurem o acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.
Edição limitada! Exclusividade Ocean Drop! Produzido com fibra de bambu, o Copo Térmico-Eco é o seu aliado do dia a dia para se livrar dos descartáveis! Um design clean e assinado, o Copo Térmico-Eco integra a Missão Oceano e retira 25g de resíduos do litoral para cada unidade adquirida!
Porção de de 5,0 g (1 colher de chá) | |
Quantidade por porção | % VD |
Valor energético | 20kcal = 84kJ | 1% |
Glutamina | 0,5 g | ** |
SOU PRÁTICO
Consuma 5g (1 colher de chá) em aproximadamente 200ml (1 copo) de água ou da bebida de sua preferência ou de acordo com a prescrição de um profissional habilitado.
Orienta-se que gestantes ou mamães queamamentam procurem o acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.
Orienta-se que gestantes ou mamães que amamentam procurem o acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.
A L-Glutamina, contribui na construção de proteínas e realiza diversas funções no organismo.
Atua na recuperação muscular, fortalecimento do sistema imunológico e saúde do intestino.
Entenda porque buscamos o melhor pata criar nosos suplementos
A glutamina é considerada o aminoácido mais abundante do corpo humano. Especificamente, ela é classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos.
Em pó, a glutamina é a forma suplementar do aminoácido.
Essencial para o funcionamento adequado das células do sistema imunológico, como linfócitos e macrófagos, a glutamina é amplamente utilizada na nutrição devido ao seu papel imunomodulador. Além disso, ela atua na proliferação celular, produção de energia e síntese de proteínas no corpo. A glutamina também desempenha diversas outras funções biológicas, como glicogênese, tamponamento de amônia e manutenção do equilíbrio ácido-base. Diante disso, estudos científicos já encontraram evidências de que ela serve para auxiliar na redução da fadiga, diminuição de lesões no esporte, saúde intestinal e melhora dos sintomas da síndrome do intestino irritável.
1. Segundo estudo, a glutamina é utilizada em altas taxas pelas células do sistema imune. Além disso, é necessária para suportar a produção de linfócitos e citocinas, também relacionadas à defesa imunológica.
2. Estudos mostram que a administração oral de L-glutamina pode atenuar a lesão e a inflamação induzidas por exercícios aeróbicos intensos e exaustivos.
3. Em um estudo, adultos com sobrepeso e obesidade consumiram 30 g de glutamina por 14 dias. A conclusão dos autores foi de que a suplementação oral do suplemento, mesmo que por um curto período, alterou a composição da microbiota intestinal dos participantes.
Em geral, é recomendado consumir 5 g de glutamina ao dia, referente a cerca de 1 colher de chá. Em casos específicos, como atletas, esse valor pode mudar. Por isso, ressaltamos a importância de consultar com um profissional de saúde especializado para obter orientações individualizadas.
É possível diluir a glutamina em 100 ml de água. Além disso, bebidas, como suco de uva integral e de outras frutas são ótimas opções. Quanto ao horário, é indicado ingerir entre as refeições, 30 minutos antes do treino ou conforme a recomendação do médico ou nutricionista.
Segundo uma publicação científica, os efeitos adversos mais comuns do consumo de glutamina já observados em ensaios clínicos foram:
Como mencionado, já foram encontrados estudos evidenciando os efeitos benéficos da glutamina para o intestino, principalmente para pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável e para a saúde da microbiota intestinal.
Não foram encontrados resultados relacionando o consumo de glutamina com o emagrecimento em artigos científicos.
Embora na literatura científica, a glutamina e a creatina tenham alguns benefícios em comum, na prática, são usadas para funções diferentes. Enquanto a creatina é consumida com a finalidade de ajudar na hipertrofia, a glutamina é usada, principalmente, para auxiliar no fortalecimento da imunidade.
A glutamina não deve ser consumida por gestantes. Além disso, há contraindicações de consumo para lactantes e crianças.
Glutamine and the immune system.
Role of glutamine, as free or dipeptide form, on muscle recovery from resistance training: a review study.
The Influence of Oral L-Glutamine Supplementation on Muscle Strength Recovery and Soreness Following Unilateral Knee Extension Eccentric Exercise.
Oral supplementation with L-glutamine alters gut microbiota of obese and overweight adults: A pilot study.
Randomised placebo-controlled trial of dietary glutamine supplements for postinfectious irritable bowel syndrome.
The Roles of Glutamine in the Intestine and Its Implication in Intestinal Diseases .