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Vitamina para evitar câimbras: o que você precisa saber

Cãibras são contrações dolorosas dos músculos que podem afetar qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas pernas e pés. Embora elas possam ser desagradáveis e incômodas, muitas vezes não são sérias e desaparecem rapidamente. No entanto, algumas pessoas sofrem com câimbras frequentes, o que pode afetar a qualidade de vida. 

Alguns estudos sugerem que a deficiência de vitaminas e minerais, como magnésio, potássio e sódio, podem estar associados à ocorrência de cãibras. Neste artigo, vamos explorar o papel dos nutrientes na prevenção de cãibras e como escolher um suplemento adequado.

Qual vitamina tomar para evitar cãibras?

As cãibras podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo desidratação, fadiga muscular e deficiência de nutrientes, como magnésio, potássio e sódio. Abaixo estão alguns minerais que podem ajudar a prevenir as cãibras:

Potássio

Trata-se de um agente regulador da proporção de fluidos no corpo que ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de sódio e magnésio, também importantes para prevenir câimbras. Os alimentos ricos em potássio são: bananas, melões, abacates, nozes, sementes, feijão, verduras, peixes e carnes.

Sódio

Consumir sódio de forma moderada, não só auxilia na manutenção desse mineral no sangue, como evita a perda excessiva de fluidos e eletrólitos que podem levar a cãibras. Alimentos ricos em sódio incluem sal de cozinha, carnes processadas, molhos, alimentos enlatados, picles e outros alimentos salgados. No entanto, o excesso de sódio pode levar à hipertensão e outras complicações de saúde. Portanto, é importante procurar orientação médica ou nutricional antes de aumentar o consumo de sódio.

Magnésio

Esse mineral atua na contração e relaxamento muscular, por isso a deficiência de magnésio pode levar a espasmos musculares e câimbras. Alimentos ricos em magnésio incluem espinafre, nozes, sementes, grãos integrais, frutas secas, abacates e bananas. Em casos de deficiência de magnésio, suplementos podem ser recomendados pelo médico ou nutricionista.

Um estudo de revisão verificou sobre o uso de magnésio em concentrações elevadas na diálise para tratar a frequência de câimbras em pacientes com doença renal crônica. A pesquisa constatou que o aumento da concentração do mineral pode ser eficaz na redução da frequência de câimbras em pacientes com doença renal crônica.

Outra pesquisa clínica avaliou a eficácia do monohidrato de magnésio em pacientes com câimbras noturnas. O estudo comparou o efeito do magnésio com o placebo. A pesquisa observou que o uso do monohidrato de magnésio foi mais eficaz na redução da incidência de câimbras noturnas do que o placebo.

Descubra também os benefícios da creatina para os músculos e como consumir corretamente.

Qual o melhor magnésio para a câimbra?

Existem vários tipos de magnésio que podem ser úteis no tratamento de câimbras, incluindo magnésio citrato, dimagnésio malato., bisglicinato de magnésio e óxido de magnésio. A melhor forma de magnésio para câimbras pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas necessidades específicas e outros fatores, como a absorção do nutriente pelo corpo. O suplemento de magnésio dimalato da Ocean Drop conta 3 tipos diferentes de magnésio: óxido de magnésio, bisglicinato de magnésio e o dimagnésio malato. São 3 diferentes formas de magnésio que atendem às mais variadas necessidades de saúde.

Ademais, é sempre muito importante consultar um médico ou nutricionista antes de tomar suplementos de magnésio para tratar cãibras ou outros problemas de saúde.

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